Questões de Sociologia da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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Ao término do governo Lula, pode-se constatar que algumas mudanças foram realizadas, se comparado com governos anteriores, no que diz respeito ao conjunto de programas e projetos para a educação brasileira. Entre os programas, projetos e ações do Ministério da Educação no governo Lula, destaca-se

  • A.

    a expansão da oferta de vagas na educação superior, através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) que prevê a universalização de concessão de bolsas de estudos aos alunos do Ensino Médio.

  • B.

    o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que propõe a oferta de cursos de formação inicial de jovens e adultos vinculados ao aumento da escolaridade.

  • C.

    a valorização profissional e a formação do professor contemplado pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI), porém sem a concessão de bolsas de estudos para alunos que atuam na educação.

  • D.

    a expansão das vagas na educação profissional através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) viabilizada pelo Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

No Brasil, não é recente a adoção de ações afirmativas, ou seja, a adoção de um conjunto de políticas públicas destinadas a proteger grupos sociais ou minorias que, no passado, tenham sido discriminados. Essas ações têm como desafio superar os obstáculos que impedem o acesso aos estudos, ao trabalho e aos direitos sociais e humanos de determinados grupos. Nessa perspectiva, as políticas de ações afirmativas no Brasil relativas à educação são

I a garantia a grupos responsáveis pelas diversas manifestações culturais do país do acesso, da criação, da difusão e da promoção através do Programa Identidade e Diversidade Cultural Brasileira (Brasil Plural);

II a concessão de bolsas de estudos em universidades privadas através do Programa Universidade para Todos (PROUNI);

III o Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, previstas na Reforma da Educação Superior e adotadas em algumas instituições públicas federais de educação superior;

IV a concessão de bolsas de estudos em universidades privadas aos descendentes indígenas através do Programa de Apoio a Educação Indígena.

Em relação às informações anteriores, estão corretos os itens

  • A.

    III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

Sobre a relação indivíduo e sociedade definida pelos autores clássicos da Sociologia, é correto afirmar que

  • A.

    Karl Marx afirma que existem condicionamentos estruturais que levam o indivíduo, os grupos e as classes para determinados caminhos, sendo impossível a reação e transformação de tais condicionamentos.

  • B.

    Émile Durkheim afirma que a sociedade nem sempre prevalece sobre o indivíduo. As leis e regras dependem dele e dão sentido de integração entre os membros da sociedade.

  • C.

    Max Weber tem como preocupação central compreender o indivíduo e suas ações. A sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas. Trata-se do conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente.

  • D.

    Weber concorda com Durkheim quando afirma que as normas, os costumes e as regras sociais não são algo externo ao indivíduo, mas estão internalizados e, com base no que traz dentro de si, ele escolhe condutas e comportamentos, dependendo das situações que se lhe apresentam.

Sobre o uso da Internet, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) e as falsas com (F) .

( ) No início da década de 1990, muitos especialistas das indústrias de computação e da tecnologia admitiam que o futuro apontava para um sistema global de computadores interligados denominado Internet.

( ) Durante vários anos, a Internet permaneceu confinada às universidades. Esse quadro só fora alterado com a difusão dos computadores pessoais domésticos.

( ) O ciberespaço é o espaço de interação formado pela rede global de computadores que compõem a internet.

( ) Pesquisas revelam que a estrutura da vida social não é abalada pelo o uso da Internet. Aspectos como o contato humano, os relacionamentos pessoais e as formas tradicionais de entretenimento, como teatro e livros, em nada sofrem com o uso da rede mundial.

Em relação à análise feita anteriormente, a sequência correta é

  • A.

    V, V, V, F.

  • B.

    F, V, F, V.

  • C.

    V, V, F, F.

  • D.

    F, V, V, F.

Leia a charge a seguir.

 

A análise da charge nos remete ao fenômeno da insegurança no emprego, que, nas últimas décadas, tornou-se um tópico de discussão essencial dentro da Sociologia do Trabalho. Sobre os efeitos nocivos da insegurança no emprego, é correto afirmar que

  • A.

    produz sensação de apreensão quanto à continuidade futura de um cargo e/ou de um papel dentro do ambiente de trabalho.

  • B.

    o maior aumento da insegurança no trabalho ocorreu, em meados dos anos de 1990, entre os trabalhadores que exercem atividades manuais.

  • C.

    trata-se de um fenômeno recente causado por profundas alterações no contexto do mercado de trabalho.

  • D.

    os estudos apontam que a insegurança no emprego é restrita ao ambiente de trabalho, não afetando a saúde e a vida pessoal dos empregados.

De acordo com Ulrich Beck (1992), as mudanças nos modelos de emprego, o declínio da influência da tradição e do costume sobre a autoidentidade, o desgaste dos paradigmas familiares tradicionais e a democratização dos relacionamentos são características da

  • A.

    discriminação social.

  • B.

    reestruturação global.

  • C.

    sociedade de risco.

  • D.

    diáspora global.

Sobre qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho, assinale as afirmativas com (V) para as verdadeiras e com (F) para falsas.

( ) Na competição intensificada, os segmentos profissionais mais preparados, intelectual e pessoalmente, são mais capazes de sair ganhando financeiramente ou em outros aspectos da vida.

( ) A proficiência específica é significativamente mais importante que as disposições e virtudes. Não basta conhecimento, mas interesse, motivação e criatividade.

( ) Exige-se flexibilidade para enfrentar o emprego, o desemprego e o autoemprego, além do conhecimento e uso das tecnologia mais modernas.

( ) Não se trata apenas de qualificar para o trabalho em si, mas para a vida na qual também se insere o trabalho. O profissional deve estar preparado para fazer face às inúmeras consequências na vida social e pessoal.

Em relação às afirmativas anteriores, a sequência correta é

  • A.

    V, F, V, F.

  • B.

    V, F, V, V.

  • C.

    F, V, F, V.

  • D.

    V, V, F, V.

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