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Leia um trecho da obra de BRANDÃO citado por SIMÕES: O fato mítico é o modelo exemplar de todas as atividades humanas significativas. Alimentar-se ou se casar, trabalhar ou se distrair, pensar ou praticar um esporte; quanto melhor essas atividades reproduzirem o mito, mais próximas estarão da perfeição (BRANDÃO, apud, SIMÕES, 1998, p. 43).
Segundo o trecho acima é incorreto afirmar:
A expressão modelo exemplar revela o mito como trazendo verdades profundas sobre a natureza humana e o seu modo de viver;
As atividades relacionadas à alimentação, casamento, trabalho, distração, pensar e esporte citadas no texto são traduzidas pela linguagem do mito em uma tentativa de explicar a origem das mesmas, verdade que fica explícita na frase quanto melhor essas atividades reproduzirem o mito;
Somente o mito traduz o viver humano de forma simbólica dentro de todas as suas complexidades, tanto de ações simples do cotidiano como nas que representam ritos de passagem social;
A palavra perfeição admiti o mito como um fator de identidade cultural dentro dos grupos humanos.
Uma das dificuldades na prática do Ensino Religioso é de que forma abordar o tema religioso. Considere o que SIMÕES afirma sobre o assunto no trecho abaixo: [...] é que, só quando admitimos que Deus é o Sagrado ontológico, e que as coisas são sagradas em sua relação com Deus, podemos evitar a ambiguidade de um discurso sobre o Sagrado, Aqui, vemos como, em assunto religioso, todo discurso soa falso quando, por um falso escrúpulo metodológico, omitimos ou ignoramos o problema nuclear, a existência de Deus. (SIMÕES. 1998, p. 39).
Conforme o trecho de SIMÕES é correto afirmar:
O discurso sobre o sagrado aborda duas vertentes que são a existência e a não existência de Deus. O autor considera as duas como necessárias para um diálogo justo dentro da metodologia do Ensino Religioso;
O autor está errado na sua forma de observar o discurso sobre o sagrado, pois a finalidade do Ensino Religioso é levar o aluno a formar opiniões e considerá-las dentro de pontos de vista embasados na tolerância religiosa;
A intenção do autor é abordar Deus como foco do discurso religioso admitindo sua existência considerandoo como o sagrado bem como as coisas que se relacionam a Ele;
O autor traz a discussão as considerações sobre a abordagem à existência de Deus dentro do Ensino Religioso, fato este que tem sido uma das grandes dificuldades na elaboração de parâmetros de ensino em sala de aula.
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