Questões de Terapia Ocupacional

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

São exemplos de preensões que utilizam o polegar, EXCETO.

  • A.

    Palmar,

  • B.

    Em leque,

  • C.

    Em chave,

  • D.

    Trípode.

  • E.

    Interdigital

Um terapeuta ocupacional do Município de Presidente Dutra, que atua junto à pessoa com deficiência em serviços de especialidades de nível secundário ou terciário deve desenvolver as seguintes ações:

  • A.

    Avaliação e acompanhamento do uso de próteses.

  • B.

    Orientações para mobilidade ao deficiente visual e estimulação da fala para distúrbios de comunicação.

  • C.

    Detecção dos fatores de risco e atendimento de intercorrências.

  • D.

    Acompanhamento do uso de próteses e órteses e desenvolvimento de atividades de pesquisa.

  • E.

    Desenvolvimento de atividade de pesquisa e orientação de mobilidade.

Sobre os conceitos de Atividade, Ocupação e Trabalho, termos constantemente utilizados na prática e teoria da Terapia Ocupacional, analise as proposições e assinale verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) Atividades são ações humanas direcionadas a um objetivo;

( ) Ocupação se restringe às atividades de alimentação, higiene, vestuário e locomoção;

( ) Trabalho inclui atividades remuneradas com envolvimento empregatício;

( ) A ocupação contribui para a saúde e bem-estar, pois estrutura a vida cotidiana. Possui significado e valor pessoal para cada ser humano.

  • A.

    V, F, V, V;

  • B.

    F, F, V, V;

  • C.

    V, F, V, F;

  • D.

    F, F, F, V;

  • E.

    F, V, V, V.

São objetivos gerais da terapia ocupacional na abordagem sociocultural.

  • A.

    Criar e fazer avaliação de atividades físicas, podendo prestar atendimento individual ou em grupo.

  • B.

    Avaliar as funções de docência, pesquisa, consultoria e supervisão.

  • C.

    Atuar utilizando como recurso terapêutico o movimento, a percepção, a aprendizagem, a afetividade, e a cultura.

  • D.

    Elaborar planos de reabilitação e adaptação social, buscando desenvolver no paciente autoconfiança e orientando-o quanto a seus direitos de cidadão.

  • E.

    Trabalhar em lugares como creches e presídios.

Sobre o Modelo do Processo de Terapia Ocupacional Humanista, analise as proposições abaixo:

I - A principal característica do trabalho, nesse modelo, é a existência de padrões preestabelecidos para o seu desenvolvimento.

II - O cliente determina os caminhos a percorrer para retomar uma vida saudável e o estado de saúde.

III - Deve seguir as consagradas divisões do processo de Terapia Ocupacional em encaminhamento, entrevista inicial, avaliação, elaboração de programa detratamento e intervenção.

IV- Centra-se na aplicação de provas e testes.

Marque a alternativa CORRETA

  • A.

    Apenas a proposição II está correta.

  • B.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a proposição IV está correta.

  • E.

    Apenas as proposições II e IV estão corretas.

Sobre os Serviços Residenciais Terapêuticos, analise as proposições abaixo e julgue se verdadeiras ou falsas.

( ) Destinam-se a pessoas com transtorno mental severo que não apresentem deficiência física ou intelectual.

( ) Nesses serviços, os profissionais devem buscar a ampliação da inserção social e a construção da autonomia dos sujeitos em atividades da vida cotidiana

( ) Destinam-se a egressos de internações psiquiátricas de longa permanência que não possuam suporte social e laços familiares.

( ) Devem estar inseridos, preferencialmente, em espaços protegidos e contar com equipe de enfermagem em tempo integral.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA

  • A.

    V, V, V, F

  • B.

    F, V, V, V

  • C.

    F, V, V, F

  • D.

    V, F, F, F

  • E.

    V, F, V, F

É utilizado (a) como uma escala de sete níveis representativos de independência e dependência, mensura a severidade de incapacidade e os resultados da medicina de reabilitação em pacientes adultos e idosos.

  • A.

    Medida canadense de desempenho ocupacional.

  • B.

    Medida de independência funcional.

  • C.

    SF-36

  • D.

    Inventário para avaliação do lazer do adulto.

  • E.

    Questionário ocupacional.

Na programação terapêutica de paciente hemiplégico portador de “síndrome ombro-mão” em estágio inicial, o terapeuta ocupacional deve:

  • A.

    Favorecer o movimento de pinça, utilizando da cinesioterapia ativa usando jogos de encaixe.

  • B.

    Utilizar cinesioterapia ativa com resistência para favorecer o recrutamento motor.

  • C.

    Usar recursos de resistência elástica para o fortalecimento da fibra motora.

  • D.

    Usar de cinesioterapia ativa, porém, sem resistência.

  • E.

    Usar de cinesioterapia passiva, mobilizando as articulações do punho e dos dedos e orientar quanto aos cuidados na realização dos exercícios autoassistidos de MMSS.

Sobre os eixos das atividades produzidas em grupos, analise as proposições abaixo.

I - Recreativo (atividades dirigidas de lazer), tratamento (atividades terapêuticas) e ocupação livre (ocupoterapia).

II - Individual (produção individual), grupal (produção grupal) e social (produção com a comunidade).

III - Ambulatorial (produção protegida), social (associação entre tratamento e cotidiano) e histórico (ligação entre as produções e evolução do sujeito).

IV - Vertical (associação entre atividades individuais), horizontal (associação entre atividades em uma sessão) e histórico (ligação de várias sessões de um mesmo grupo).

Marque a alternativa CORRETA

  • A.

    Apenas a proposição I está correta.

  • B.

    Apenas a proposição III está correta.

  • C.

    Apenas a proposição IV está correta.

  • D.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas as proposições III e IV estão corretas.

Em relação à posição da mão das crianças com paralisia cerebral, que característica marcante e típica é observada

  • A.

    mão em garra.

  • B.

    torção dos dedos da mão.

  • C.

    extensão dos dedos da mão.

  • D.

    polegar incluso sob os outros dedos fletidos.

  • E.

    extensão do polegar com flexão dos demais dedos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...