Questões de Terapia Ocupacional

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Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A RBC considera a deficiência um problema individual.

  • B.

    A RBC é centralizada em torno do médico e dos profissionais especializados.

  • C.

    Na RBC, as tecnologias assistivas podem ser executadas por leigos, criadas com material acessível, de confecção rústica ou caseira.

  • D.

    A RBC tem como objetivo principal restabelecer o desempenho funcional (locomoção, funções respiratórias, excreção entre outras).

  • E.

    A tecnologia assistiva, na RBC, é tomada somente como mecanismo privilegiado para a equiparação de oportunidades.

Após sofrer acidente automobilístico que lhe ocasionou um traumatismo cranioencefálico, um homem de 57 anos de idade é encaminhado para o terapeuta ocupacional com queixa de perda da memória, que lhe está limitando o desempenho ocupacional. Depois de uma avaliação detalhada, o profissional observa que esse comprometimento está mais presente na memória prospectiva; portanto, esse paciente vai ter dificuldade em

  • A.

    dizer o dia da semana.

  • B.

    dirigir automóvel.

  • C.

    reconhecer uma fruta de que gosta.

  • D.

    lembrar-se de uma consulta futura.

  • E.

    acompanhar um programa de TV.

Durante a avaliação de um paciente, o terapeuta ocupacional optou por usar como instrumento de teste o monofilamento de semmes-weisten. Esse instrumento é indicado para avaliar a função

  • A.

    da sensibilidade.

  • B.

    auditiva.

  • C.

    gustativa.

  • D.

    motora.

  • E.

    visual.

Considere um homem de 44 anos de idade, destro, com perda de força muscular sem etiologia definida, que apresente movimentação completa de flexão de ombro somente quando eliminada a gravidade. De acordo com a escala de Highet, o grau de força muscular desse paciente é

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

A bateria psicomotora (BPM) é destinada ao estudo do perfil psicomotor da criança. Entre os itens a serem observados na BPM, estão

  • A.

    o esquema corporal, a lateralidade e a acuidade visual.

  • B.

    o esquema corporal, a linguagem e a coordenação visiomotora.

  • C.

    a linguagem, a orientação temporal e a sensibilidade tátil.

  • D.

    a orientação espacial, a orientação temporal e a acuidade visual.

  • E.

    o esquema corporal, a lateralidade e a orientação temporal.

A função executiva é uma função cognitiva superior que permite a enunciação de objetivos, a criação de planos e a organização das respostas diante de situações inusitadas. As lesões relacionadas ao comprometimento das funções executivas são frequentes em

  • A.

    lobo frontal.

  • B.

    lobo parietal.

  • C.

    lobo temporal.

  • D.

    lobo occipital.

  • E.

    tronco cerebral.

As pessoas que sofreram acidente vascular encefálico podem apresentar a prosopagnosia, que é identificada como uma

  • A.

    dificuldade de planejar e executar ato motor novo ou séries de ações motoras.

  • B.

    dificuldade de reconhecer objetos com o tato.

  • C.

    dificuldade de identificar números, letras ou sinais desenhados sobre a pele.

  • D.

    incapacidade de reconhecer faces familiares.

  • E.

    ausência do reconhecimento do hemicorpo paralisado.

Manoel, 59 anos de idade, carpinteiro, praticante de caminhada no parque de sua cidade, há cinco anos tentava aposentar-se quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) no lado não dominante. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Na reabilitação desse paciente, utiliza(m)-se o(s) método(s)

  • A.

    Bobath, exclusivamente.

  • B.

    Bobath, Piaget e Kabat.

  • C.

    Piaget e Kabat.

  • D.

    Rood, Brunnstrom e Bobath.

  • E.

    Integração Sensorial, Piaget e MIF.

Atualmente, tem crescido o número de crianças encaminhadas para a terapia ocupacional com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e que, de acordo com o DSM-IV, está dentro da classificação 315.4. Além da incapacidade da criança de desempenhar as atividades básicas de vida diária, que outros sinais frequentemente são observados?

  • A.

    Autoestima diminuída, dificuldades no uso coordenado dos dois lados do corpo e desinteresse por atividades que exigem resposta física.

  • B.

    Dificuldades em escrever, atraso na fala e estereotipias.

  • C.

    Dificuldade para aprender tarefas novas, hemiparesias e atraso na fala.

  • D.

    Hemiparesias, autoestima diminuída e desinteresse por atividades que exigem respostas físicas.

  • E.

    Dificuldades em escrever, atraso no desenvolvimento e estereotipias.

As crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) também podem apresentar disfunções de integração sensorial, e acredita-se que os problemas de discriminação estejam intimamente relacionados aos sinais clínicos dessa patologia. Os problemas de discriminação são

  • A.

    hiper-reação a estímulos, dispraxia e controle postural.

  • B.

    dispraxia, deficit postural e deficit de integração bilateral.

  • C.

    falhas no registro sensorial, tendência para a procura de estímulos e hiper-reação a estímulos.

  • D.

    dispraxia, controle postural e defensividade sensorial.

  • E.

    defensividade sensorial, falhas no registro sensorial e deficit de integração bilateral.

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