Questões de Terapia Ocupacional

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Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.

Os testes Monofilamentos de Semmes-Weinstein e Discriminador de 2 pontos podem ser utilizados para avaliação de sensibilidade de indivíduos com queimaduras, artrite, hanseníase, lesão medular e fraturas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.

Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.

André Lapierre, Vitor da Fonseca e Jean Lê Bouch são grandes estudiosos da abordagem psicomotora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.

A revisão das avaliações realizadas pelos demais profissionais da equipe de tratamento e conversas informais com pacientes e familiares são insuficientes para auxiliar o processo de avaliação do contexto pessoal, social e cultural do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.

Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.

A reeducação psicomotora está restrita à faixa etária de 0 a 12 anos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.

A medida de independência funcional (MIF), o questionário de avaliação em saúde e a LOTCA são instrumentos utilizados exclusivamente para avaliação de comprometimento motor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.

Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.

O modo de Carlos utilizar o lápis, sempre colocando força demais e rasgando a folha de papel, deve remeter o terapeuta à observação e avaliação do tônus muscular de Carlos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos de avaliação empregados na prática da terapia ocupacional, julgue os itens a seguir.

A escolha de instrumentos de avaliação deve levar em consideração alguns critérios, entre os quais encontram-se perfil da clientela, objetivos da intervenção e modelos de assistência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.

Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.

Nomear partes do corpo em si e no outro, jogar pega-varetas e compor sua árvore genealógica são exemplos de atividades que podem estimular, respectivamente, a lateralidade, a coordenação motora fina e a organização espacial de Carlos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.

A coesão, o aprendizado interpessoal e a instilação da esperança podem ser considerados fatores terapêuticos em abordagens individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.

Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.

No caso de Carlos, a educação psicomotora deve ser orientada e desenvolvida por um terapeuta ocupacional em um ambiente clínico apropriado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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