Questões de Terapia Ocupacional

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Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O terapeuta ocupacional tem como alvo final a promoção do desenvolvimento infantil dentro do sistema educacional, seja pela atuação direta com a criança, seja por meio de capacitação dos educadores.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A brincadeira pode ser utilizada pelo terapeuta ocupacional para avaliar o desenvolvimento cognitivo e físico, a comunicação, as habilidades sociais, a habilidade de resolução de problemas, a criatividade e a flexibilidade.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O cerne da teoria de Piaget está na díade mãe-bebê. Não é possível haver um bebê sem que haja os cuidados maternos, em razão da “dependência absoluta”, marca dos primeiros meses de vida do bebê para com a mãe.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A Functional Independence Measure é uma bateria de testes elaborada para avaliar as capacidades cognitivas básicas de crianças e de adolescentes.

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


A criação dos CAPSi e o direcionamento intersetorial constituem ações-chave para alavancar a montagem da rede pública ampliada de atenção em saúde mental da criança e do adolescente no País.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O brincar facilita o acesso à atividade simbólica e à elaboração psíquica de vivências do cotidiano infantil.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


O brincar com o outro ressalta a importância das brincadeiras para a promoção da inclusão e transformação sociais, assim como para a convivência intercultural, inclusive em pátios escolares.

Uma criança de 7 anos de idade, com diagnóstico transtorno de deficit de atenção e hiperatividade compareceu com o pai no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), próximo à respectiva residência. O genitor relata que a criança apresenta comportamento agressivo e agitação psicomotora, além da dificuldade de lidar com a rotina. Faz uso de risperidona com canabidiol. 

Considerando o caso exemplificativo e com base na atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.


Crianças apresentam comportamento na escola, por exemplo, com o fim de vivenciar aquilo que os respectivos lares não puderam oferecer: a possibilidade de uma expressão afetiva mais espontânea e o estabelecimento de limites.

Durante o processo de envelhecimento podem ocorrer perdas relacionadas a fatores biológicos, doenças e causas externas ambientais. Entre as perdas apresentadas pelo idoso está a instabilidade postural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas. É correto afirmar que

    A) a queda pode ser definida como eventos intencionais que resultam na mudança de posição inesperada do indivíduo para um nível inferior à posição inicial, com incapacidade de correção em tempo hábil.

    B) a queda não representa risco para a capacidade funcional do idoso e o terapeuta ocupacional atua garantindo que não haja alterações no cotidiano, preservando a independência para realizar Atividades da Vida Diária (AVD) e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD).


    C) a queda pode ser desencadeada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Fatores de risco intrínsecos estão relacionados ao processo natural de envelhecimento, doença ou medicação, como à perda da acuidade visual; o uso de medicamentos psicoativos e cardiológicos e o uso de quatro ou mais medicamentos.

    D) o medo de cair é identificado como a síndrome pré-queda, uma vez que o idoso percebe as modificações biológicas do seu envelhecimento, caracterizada por pavor descontrolado de andar, além da perda da autoestima e isolamento social, determinando declínio físico e morte precoce como consequência do medo de cair.

Para utilizar a abordagem grupal em um processo terapêutico ocupacional é necessário que o profissional possua conhecimento sobre grupos, suas definições, características e dinâmicas de funcionamento. É correto afirmar que

    A) os grupos em terapia ocupacional se caracterizam como um encontro de participantes em um mesmo local e horário, que, reunidos com ou sem um terapeuta ocupacional, têm como objetivo realizar uma atividade. Um dos princípios dessa prática é o de que o fazer tem um efeito terapêutico

    B) o espaço grupal possibilita o contato e o reconhecimento do próprio fazer, seus limites e facilidades, a observação do fazer do outro, a percepção de semelhanças e contrastes e a potencialização do fazer junto.

    C) dentro dos grupos terapêuticos existem diversos tipos de grupos que não são específicos da Terapia Ocupacional, o terapeuta ocupacional deve ter o olhar atento para não utilizar esses princípios dentro do processo terapêutico ocupacional, pois demanda habilidades específicas necessárias.

    D) o local de execução das atividades desses grupos terapêuticos é chamado de setting terapêutico e é característico da Terapia Ocupacional. Deve ser prioritariamente uma sala de Terapia Ocupacional (caracterizada por um espaço em que convivem diversos materiais e trabalhos, sendo utilizados ou não).

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