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Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
O período sensório-motor (0-24 meses) é caracterizado como sendo uma busca ativa no sentido de formar uma noção do eu, de se distinguir como objeto dos demais existentes no ambiente e se colocar em relação a eles.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
A fixação do indivíduo na etapa que precede a dentição, ou o seu posterior retorno a essa etapa mediante regressão psicológica, faz que ele desenvolva um quadro depressivo.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
A segunda etapa da fase oral é denominada sádico-canibal e se caracteriza pela eclosão dos dentes, quando a criança entra em contato pela primeira vez com sua capacidade destrutiva.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Segundo Freud, a neurose é definida como sendo um infantilismo psíquico.
Ainda com relação à patologia paralisia cerebral, julgue os itens subseqüentes.
O atendimento grupal, antes desconsiderado nos casos de paralisia cerebral, tem sido utilizado atualmente, visto que, quando os grupos são capazes de atender às necessidades e às expectativas dos componentes dos mesmos, passa a existir uma cooperação mútua entre os integrantes, uma vez que sabem como o outro se sente.
Maria Clara, com um ano e sete meses de idade, portadora de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal atetóide, chegou ao ambulatório de terapia ocupacional com encaminhamento de seu médico neurologista. A paciente apresenta uma diparesia, alterações oculares visuais e distúrbios da deglutição. No momento, Maria Clara apresenta controle cervical, mas ainda não apresenta o controle de tronco.
Com base nesse estudo de caso, julgue os itens a seguir.
Devido ao comprometimento motor apresentado pela criança, é possível afirmar que ela vivenciará de forma reduzida o prazer sensório-motor, o que se caracteriza como a primeira forma de recreação para Piaget.
Maria Clara, com um ano e sete meses de idade, portadora de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal atetóide, chegou ao ambulatório de terapia ocupacional com encaminhamento de seu médico neurologista. A paciente apresenta uma diparesia, alterações oculares visuais e distúrbios da deglutição. No momento, Maria Clara apresenta controle cervical, mas ainda não apresenta o controle de tronco.
Com base nesse estudo de caso, julgue os itens a seguir.
Quanto maior o número de atividades vivenciadas de modo adequado por Maria Clara, maiores serão os recursos sensório-motores desenvolvidos por ela, facilitando dessa maneira sua flexibilidade no planejamento motor.
Maria Clara, com um ano e sete meses de idade, portadora de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal atetóide, chegou ao ambulatório de terapia ocupacional com encaminhamento de seu médico neurologista. A paciente apresenta uma diparesia, alterações oculares visuais e distúrbios da deglutição. No momento, Maria Clara apresenta controle cervical, mas ainda não apresenta o controle de tronco.
Com base nesse estudo de caso, julgue os itens a seguir.
Atividades que proporcionem uma maior simetria, coordenação visuomotora, propriocepção e controle de movimentos são indicadas no caso, mesmo tendo-se conhecimento de que serão de difícil realização para Maria Clara.
Maria Clara, com um ano e sete meses de idade, portadora de paralisia cerebral do tipo extrapiramidal atetóide, chegou ao ambulatório de terapia ocupacional com encaminhamento de seu médico neurologista. A paciente apresenta uma diparesia, alterações oculares visuais e distúrbios da deglutição. No momento, Maria Clara apresenta controle cervical, mas ainda não apresenta o controle de tronco.
Com base nesse estudo de caso, julgue os itens a seguir.
A terapeuta deverá posicionar Maria Clara de modo a possibilitar melhor desempenho visual e conseqüentemente maior interesse, além de utilizar objetos coloridos e brilhantes para que ela consiga controlar de modo adequado os movimentos do corpo e dos olhos.
Lucas, com 7 anos de idade, sofreu uma amputação em seu braço direito logo abaixo do cotovelo, após um acidente automobilístico. O paciente apresenta neuroma doloroso, o qual não teve indicação cirúrgica. Lucas acaba de ser encaminhado para o ambulatório de terapia ocupacional.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Exercícios passivos devem ser realizados objetivando a manutenção e o ganho de amplitude articular, enquanto os exercícios ativos devem ser evitados.
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