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Com relação à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria comportamental, o indivíduo é um ser passivo, e o ambiente age sobre ele, na mesma medida em que ele permanece passivo em relação a tal ação.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Assentos de cadeira de rodas mais largos do que o necessário, além de ocasionarem a estabilidade do tronco e dificultar o alcance dos membros superiores aos aros, exigem uma maior impulsão do cadeirante. Já assentos excessivamente longos, além de ocasionarem pontos de pressão na fossa poplítea, dificultam a extensão dos joelhos.
Com relação à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Embora a teoria comportamental dê ênfase especial às condições de estímulo-resposta que o indivíduo recebe, fatores cognitivos e motivacionais também devem ser considerados.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
Se Ricardo treina basquete, a dificuldade de coordenação olho-mão apresentada por ele estará sendo constantemente trabalhada, sendo que a cadeira de rodas, o seu posicionamento na mesma e a bola utilizada durante os treinos são fatores que interferem diretamente no objetivo do treinamento.
Com relação à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Partindo do princípio de que o homem possui uma identidade pessoal e de que, ao longo de sua vida, ele passa a identificar-se com vários grupos sociais, somente a partir da fase pré-operacional o aspecto social do indivíduo começa a se desenvolver e ele passa a se relacionar e a se identificar com outras pessoas, segundo Piaget.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
A prática de esportes coletivos por pessoas portadoras de necessidades especiais pode ser considerada sempre como um aspecto positivo no processo de reabilitação, pois os esportes coletivos proporcionam desenvolvimento mental, físico e social a tais pacientes.
Com relação à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Para Piaget, as fases de desenvolvimento de uma criança dividem-se em período sensório motor de 0 a 24 meses , período pré-operacional de 2 a 7 anos , período das operações formais de 7 a 12 anos e período das operações concretas a partir dos 12 anos.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
No caso descrito, o jogo irá proporcionar ao paciente a convivência com outras crianças que vivenciam os mesmos problemas que ele e, portanto, pode ajudá-lo a enfrentar seus problemas com menor dificuldade.
Com relação à psicologia do desenvolvimento, julgue os itens a seguir.
Assim como Freud, Piaget não acredita que a criança seja uma parte ativa na determinação da seqüência de suas fases do desenvolvimento.
Ricardo, com oito anos de idade, sob diagnóstico de paralisia cerebral, apresenta atraso neuropsicomotor decorrente de tal patologia. O paciente possui controle cervical; realiza preensões com ambas as mãos, quando os objetos são colocados próximos as suas mãos; faz uso de cadeiras de rodas; apresenta um quadro de diplegia e aumento de tônus muscular; e mostra-se capaz de seguir os objetos com os olhos, mas quando intenciona pegá-los não consegue devido à imensa incoordenação motora. A mãe relata que Ricardo freqüenta escola especial, mas que, devido à incoordenação motora, o paciente não consegue manipular o computador nas aulas de informática. Relata ainda que a criança muitas vezes coloca-se em isolamento e que já passou por diversas terapias, entre as quais alguns terapeutas utilizaram como recurso o método Bobath.
Com base no estudo de caso acima e em assuntos correlatos, julgue os itens subseqüentes.
O terapeuta ocupacional deve recomendar à mãe de Ricardo que evite a prática de basquete com outros cadeirantes do clube ao qual ele é associado, pois a prática de tal esporte no seu estado pode contribuir para aumentar o isolamento em que o paciente se coloca.
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