Questões de Terapia Ocupacional

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Estudo de caso
Histórico: MG nasceu em 1993, de 34 semanas de gestação, trigemelar, parto cesariano, foi o último filho a nascer. Pesava 1.760 g, obtendo Apgar 5 no primeiro minuto de vida, 6 no quinto minuto e 7 no décimo minuto. Permaneceu na incubadora 12 dias, recebendo alta hospitalar posteriormente. Quadro Clínico: Hipertonia global, hiper-reflexia, componente atáxico, movimentos globais difusos, involuntários e incoordenados especialmente de cabeça e membros superiores. Apresentava nível II no GMFCS. Diagnóstico neurológico: paralisia cerebral do tipo mista (espasticidade com componente atetoide e ataxia), causa provável de anóxia neonatal. Tratamentos específicos: A fisioterapia e a terapia ocupacional foram iniciadas aos 7 meses de idade e a fonoaudiologia aos 18 meses. Avaliação funcional de terapia ocupacional: MG foi encaminhado pelo neuropediatra para avaliação de terapia ocupacional aos 7 meses de ida de, por apresentar importante atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Sua movimentação global era difusa, desorganizada e apresentava intensa insegurança antigravitacional ao ser movimentado. Intervenção em terapia ocupacional: O tratamento de terapia ocupacional iniciou-se aos 7 meses de idade e foi estruturado nos princípios do Método Neuroevolutivo. O objetivo do trabalho concentrou-se na estimulação motora global, levando o bebê a adquirir as etapas motoras compatíveis com sua idade cronológica. Corresponde ao Método:

    A) Método Watsu

    B) Método TheraSuit

    C) Método Bobath

    D) Método Lumens

    E) Método Beike

Com relação aos critérios de elegibilidade comuns entre as áreas para o processo de terapia ocupacional hospitalar, julgue o item a seguir.


A ausência de necessidade de tecnologia assistiva pelo paciente exclui a indicação de terapia ocupacional para ele.

A facilitação do movimento é parte de um processo de aprendizagem ativo, no qual o paciente é capacitado para superar a inércia, para iniciar, continuar ou completar a atividade funcional. A habilidade de o terapeuta colocar as mãos corretamente no corpo do paciente, usando informação sensorial e proprioceptiva, permite o movimento se tornar mais fácil. Essa habilidade do terapeuta é fundamental para o sucesso do tratamento, que será fundamentado em algumas premissas importantes que irão permitir: A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequencia marque a alternativa correta respectivamente: (____)Sentir as respostas dos pacientes às mudanças na postura ou no movimento. (____)Obter melhor controle da postura e da sinergia de movimentos, o que amplia as opções dos pacientes na seleção das ações com sucesso. (____)Limitar os movimentos inadequados que distanciam o paciente do objetivo da tarefa. (____)Inibir ou restringir os padrões motores que, se praticados, levam a deformidades secundárias, a incapacidades futuras ou a diminuição da participação na sociedade. (____)Avaliar as dificuldades que estarão ocorrendo no processamento sensoria

    A) V, V, V, F e F

    B) F, V, F, V e F

    C) V, V, V, V e F

    D) F, V, V, V e V

    E) Todas estão corretas

Com relação aos critérios de elegibilidade comuns entre as áreas para o processo de terapia ocupacional hospitalar, julgue o item a seguir.


Pacientes com alterações de humor e psicoses são inaptos para a realização de terapia ocupacional.

Ao longo de sua história, a terapia ocupacional brasileira vem incorporando e modificando perspectivas teórico-metodológicas e referenciais teórico-práticos em consonância com os contextos históricos, sociais e políticos. A produção acadêmica e profissional tem sido um importante vetor de divulgação de novos referenciais para a profissão. A seguir marque Verdadeiro ou Falsa e na sequência marque a alternativa correta

(____) O primeiro movimento – no âmbito da constituição dos saberes e práticas da terapia ocupacional no Brasil – teve início a partir da própria criação e implantação dos primeiros cursos de terapia ocupacional na Escola de Reabilitação do Rio de Janeiro, em 1956, e no Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, em 1957.

(____) A partir de meados dos anos 1960, o segundo movimento, por meio de outras influências passaram a configurar a prática da terapia ocupacional. Inicialmente, sob a influência da psiquiatria social de Luís Cerqueira e do advento das comunidades terapêuticas, a profissão começou a fazer uso da abordagem socioterápica, incorporando, entre suas abordagens o grupo operativo, os grupos com famílias e as oficinas ou ateliês de atividades.

(____) Os cursos de terapia ocupacional, neste primeiro momento, eram ambientes de formação técnica e não de produção científica, tendo a capacitação docente se iniciado apenas em meados dos anos 1980.

(____) O terceiro movimento identificado pela pesquisa está relacionado a construção e consolidação dos campos de investigação, de saberes e de práticas daterapia ocupacional no Brasil, rumo à proposição de práticas emancipatórias, que aparece no âmbito da produção a partir de 1997, no contexto dos hospitais gerais.

    A) V, V, V e F

    B) V, F, V e F

    C) F, V, V e V

    D) F, F, F e V

    E) V, V, F e F

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


Na assistência prestada em cuidados paliativos oncológicos pediátricos, o brincar constitui um recurso terapêutico capaz de contribuir para que a criança elabore e enfrente o momento específico em que vive.

Tratando-se de pacientes portadores de transtornos mentais, Cunha e Santos (2009) relatam que a formação de grupos terapêuticos com o intuito de tratar esses pacientes é vantajosa, já que a constituição de um grupo é considerada, por si só, um recurso terapêutico e a terapia realizada através dos grupos possibilita trabalhar objetivos distintos da terapia individual, alcançando, consequentemente, resultados diferentes. Sobre o trabalho dos grupos terapêuticos as proposições estão corretas, EXCETO em:

    A) Em Terapia Ocupacional o grupo é definido como: “aquele em que os participantes se reúnem na presença do terapeuta ocupacional, para vivenciar experiências relacionadas ao fazer, como, por exemplo: passear, pintar, desenhar, modelar, dançar, fazer compras, relaxar, jogar, costurar etc”

    B) Os terapeutas ocupacionais consideram o trabalho grupal mais satisfatório que o individual.

    C) Os integrantes de um grupo podem experimentar novos papéis, ao verem qual é a reação do outro diante deles (modelagem dos papéis) e podem ser apoiados ou reforçados nisso.

    D) o trabalho em grupo é considerado uma ferramenta eficaz no tratamento do cliente com transtorno mental. Destaca-se a dificuldade de relacionamento, que pode propiciar o embotamento afetivo, como elemento que pode ser melhor superado a partir da abordagem na atividade grupal.

    E) o grupo de atividades de Terapia Ocupacional é marcado pelo envolvimento simultâneo de clientes na realização de uma ou mais tarefas ou atividades produtivas, criativas, ou sociais, sempre com um propósito terapêutico específico estabelecido pelo terapeuta ocupacional.

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


O objetivo geral do terapeuta ocupacional é minimizar o impacto do adoecimento e da hospitalização no cotidiano do paciente, por meio da ampliação e melhoria do desempenho ocupacional e da qualidade de vida, ainda que o paciente esteja em condições de fragilidade.

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


Para promover o alívio da dor, o terapeuta ocupacional pode fazer uso de recursos terapêuticos, como técnicas de massagens e relaxamentos, prescrição de talas, confecção de órteses e adaptações, bem como orientações e treinamentos para a conservação de energia e de proteção articular.

Acerca dos procedimentos terapêuticos ocupacionais em pacientes oncológicos hospitalizados, julgue o item subsequente.


No contexto hospitalar, o terapeuta ocupacional deve priorizar avaliações breves e tratamentos com objetivos específicos a serem alcançados a curto prazo e a médio prazo, na medida em que a internação do paciente está relacionada com a estabilização do seu quadro clínico, e não com a cura ou o desfecho do tratamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...