Questões de Terapia Ocupacional

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Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento, mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais. Sua presença mostra integridade do sistema nervoso central; entretanto, sua persistência mostra disfunção neurológica. Relacione e enumere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Reflexo de Moro.

II. Reflexo tônico-cervical assimétrico.

III. Preensão palmar.

COLUNA B

( ) É desencadeado pela pressão da palma da mão. Observa-se flexão dos dedos.

( ) É desencadeado por rotação da cabeça enquanto a outra mão do examinador estabiliza o tronco do RN. Observa-se extensão do membro superior ipsilateral à rotação e flexão do membro superior contralateral. A resposta dos membros inferiores obedece ao mesmo padrão, mas é mais sutil.

( ) É desencadeado por queda súbita da cabeça, amparada pela mão do examinador. Observa-se extensão e abdução dos membros superiores seguida por choro.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. II – III – I.
  • B. III – II – I.
  • C. III – I – II.
  • D. II – I – III.
  • E. I – II – III.

Sobre a reabilitação profissional no Brasil, marque a alternativa CORRETA.

  • A. A prática da reabilitação já ocorria nos CAPs e IAPs desde 1943, mas só se tornou uma obrigação legal em 1967 no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
  • B. Tal prática era moldada por uma tendência hospitalocêntrica. ou seja, os serviços ficavam centralizados em vários locais.
  • C. Foram implantados os Núcleos de Reabilitação Profissional (NRPs)3 que disponibilizavam todos os recursos terapêuticos no interior do próprio serviço, com estrutura, equipamentos e equipes multiprofissionais.
  • D. Foram criados, também os Centros de Reabilitação Profissional (CRPs), unidades menores que referenciavam os casos mais complexos para os Centros.
  • E. A compreensão na década de 1990 de que a RP não era um benefício da Previdência Social e sim um cuidado à saúde, de acordo com Takahashi e Igutti (2008), deve-se ao contexto vivenciado por vários países, inclusive o Brasil, no final do século XX, que apontava para a necessidade de se adotarem medidas políticas e econômicas neoliberais como uma forma de enfrentamento à crise do Capitalismo.

Marque a alternativa INCORRETA sobre a reformulação do Conselho de Ética da Terapia Ocupacional.

  • A. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional reformulou em 08 de julho de 2013 e elencou novos deveres, recomendações e obrigações aos terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.
  • B. O terapeuta ocupacional avalia sua capacidade teìcnica e somente aceita atribuiçaÞo ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuaìrio, famiìlia/grupo/comunidade em respeito aos direitos humanos.
  • C. No exerciìcio de sua atividade profissional o terapeuta ocupacional deve observar as recomendaçoÞes e normatizaçoÞes relativas aÌ capacitaçaÞo e aÌ titulaçaÞo, emanadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • D. O terapeuta ocupacional deve zelar pela provisaÞo e manutençaÞo de adequada assistência ao seu cliente/paciente/usuaìrio/famiìlia/grupo/comunidade amparados em meìtodos e teìcnicas reconhecidas e/ou regulamentadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
  • E. Dar consulta ou prescrever tratamento terapêutico ocupacional de forma naÞo presencial.

Sobre os modelos de Terapia Ocupacional, marque a opção INCORRETA.

  • A. Atenção contenciosa.
  • B. Reabilitação.
  • C. Comportamental.
  • D. Biomecânico.
  • E. Neurológico.

O terapeuta ocupacional emprega uma variedade de instrumentos para avaliar atividades de vida diaìria (AVD). Assinale a alternativa CORRETA que contenha os instrumentos que avaliam AVDs.

  • A. Fugl-Meyer, PEDI e iìndice de Barthel.
  • B. Medida de Independência Funcional, Fugl- Meyer e COPM.
  • C. PEDI, iìndice de Katz e COPM.
  • D. Iìndice de Katz, iìndice de Barthel e Medida de Independência Funcional
  • E. PEDI, índice de Kartz e Índice de Barthel.

FERLAND (2006) ressalta que a intervenção a partir do Modelo Lúdico é um processo dinâmico que está sempre em movimento. “Processo no qual o terapeuta ocupacional e a criança se influenciam mutuamente”. FERLAND (2006) propõe, então, enumerar alguns conceitos-chave, que, integrados, formarão o quadro conceitual do Modelo Lúdico. Relacione e enumere a coluna B pela coluna A.

COLUNA A

I. Brincar.

II. Prazer da ação.

III. Atitude lúdica.

COLUNA B

( ) Atitude em que o prazer, o interesse e a espontaneidade se encontram. É uma conduta escolhida livremente sem um resultado esperado.

( ) É caracterizada por prazer, curiosidade, senso de humor e espontaneidade e pela iniciativa e superação de desafios.

( ) É uma sensação agradável que surge do interesse por uma determinada atividade.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. I – II – III.
  • B. I – III – II.
  • C. II – III – I.
  • D. II – I – III.
  • E. III – I – II.

De acordo com a classificação dos transtornos de modulação sensorial proposto por MILLER 2006, quais são os comportamentos sociais esperados de uma criança que apresenta hiporresposta sensorial?

  • A. Agressivo e impulsivo.
  • B. Irritável e birrento.
  • C. Excessivamente cauteloso e impulsivo.
  • D. Passivo, quieto e isolado.
  • E. Agitado e desorientado.

Na implantação de programas de reabilitação física no Brasil, no início dos anos 50, uma comissão da ONU visita a América Latina e apresenta o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo como o local mais adequado para a implantação de um Centro de Reabilitação. Em 1956, foi implantado o Instituto Nacional de Reabilitação (INAR), na Clínica de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP. Segundo referência de profissionais da área, marque a opção INCORRETA em relação a formação técnica em terapia ocupacional.

  • A. A formação técnica em terapia ocupacional era “restrita e específica das profissões técnicas de reabilitação (eminentemente clínica, referente à sintomatologia, à intervenção médica específica, aos princípios de indicação terapêutica etc.), sendo a Terapia Ocupacional responsável somente por membros superiores e pelas técnicas em atividades de vida diária”.
  • B. Os programas terapêuticos ocupacionais seguiam indicações médicas e centravam-se na patologia ou na afecção orgânica do paciente.
  • C. A Terapia Ocupacional “dividia” o paciente com a Fisioterapia, sendo que a reabilitação dos membros inferiores ficava sob responsabilidade dos terapeutas ocupacionais.
  • D. As atividades terapêuticas eram analisadas sistematicamente em suas possibilidades de ação, relativas ao diagnóstico médico e às funções lesadas.
  • E. Na ocorrência de sequelas, os pacientes eram treinados para readaptação nas atividades da vida diária (alimentação, vestuário, higiene pessoal...) e, quando possível, preparados para o retorno ao trabalho produtivo. Esgotadas as possibilidades funcionais do paciente, o médico (não o terapeuta ocupacional ou outro profissional) prescrevia a “alta” ou o desligamento do programa de reabilitação.

As atividades socioterapêuticas possibilitam ao sujeito exercer seu papel de cidadão e agente político, viabilizando seu trânsito pela comunidade e convivendo com as normas que a regem. Sobre essa premissa, analise as afirmativas a seguir.

I. No Brasil, Luís Cerqueira foi considerado o introdutor dos conceitos básicos da Terapia Ocupacional socioterápica.

II. Alguns componentes dessa abordagem trouxeram importantes contribuições para as práticas de saúde mental.

III. O processo de reabilitação é um processo de habilitação do sujeito para o exercício absoluto da cidadania e de plena contratualidade com o trinômio: trabalho, família (comunidade) e lazer.

IV. As atividades socioterapêuticas fundamentam-se especialmente na função dos valores culturais e sociais como reguladoras das relações.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III.
  • B. I – II – IV.
  • C. II – III – IV.
  • D. III – IV.
  • E. I – II – III – IV.
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