Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos modelos utilizados pelo terapeuta ocupacional na sua prática clínica, julgue os itens a seguir.
No modelo biomecânico, o movimento é o fenômeno auto-organizador que depende não somente do sistema nervoso central, mas também da interação dinâmica entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa.
Com relação aos modelos utilizados pelo terapeuta ocupacional na sua prática clínica, julgue os itens a seguir.
Nas teorias do controle motor, a capacidade musculoesquelética é a base para o movimento necessário ao desempenho ocupacional diário.
Ao girar a cabeça de um bebê que se encontra em supino para um dos lados, haverá como resposta hipertonia extensora no lado para o qual a cabeça foi virada e hipertonia flexora no lado oposto. Essa descrição se refere ao(à):
reflexo tônico labiríntico.
reflexo tônico cervical simétrico.
reflexo tônico cervical assimétrico.
Gallant.
reação associada.
No processo maturativo, o lactente no quarto trimestre:
inicia o arrastar e troca de decúbito.
apresenta tônus flexor de membros superiores e cabeça lateralizada.
pode pular e correr com equilíbrio dinâmico e coordenação motora ampla bem aprimorados.
muda de decúbito com facilidade, passa para a posição sentada, engatinha e já pode permanecer em posição ortostática.
não realiza transferências intermediárias e postura puppy.
A preensão voluntária instala-se no bebê entre os quatro, cinco meses e tem como função alcançar um determinado objeto. Para isto, a criança estende uma das mãos, ou ambas, e realiza um movimento em varredura denominado:
grasping.
bimanual.
pinça digital.
palmar cilíndrico.
dígito-palmar.
A órtese é um dispositivo que se acrescenta ao corpo com o objetivo de:
substituir uma parte do corpo que foi amputada.
restaurar uma função.
estimular o surgimento de contraturas musculares.
manter movimentos isocinéticos constantes.
movimentar as articulações atingidas nos episódios agudos de artrite reumatóide.
Ao realizar avaliação de uma criança com desenvolvimento neuropsicomotor normal, o terapeuta ocupacional puxa levemente a criança pelas mãos, a partir do decúbito dorsal, e esta traz a cabeça com facilidade, alinhando-a com o tronco e apoiando-se sobre as duas mãos, ficando assim na postura sentada. De acordo com a descrição acima, qual a idade cronológica desta criança, em meses?
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Movimentos espasmódicos, incontrolados e de amplitude extrema, com fraco controle das amplitudes médias, são característicos da Paralisia Cerebral do tipo:
ataxia.
atetose.
hemiplegia espástica.
quadriplegia espástica.
diplegia espástica.
O sucesso e a eficácia do tratamento da Terapia Ocupacional em crianças com Paralisia Cerebral depende de(a):
um plano de tratamento rígido e elaborado, de forma que atenda a todas as crianças.
atuação do terapeuta, não levando em conta a individualidade de cada criança.
elaboração de planos que sejam sempre repetidos e se adequem a todas as crianças.
elaboração de atividades rígidas e pré-estabelecidas que proporcionem estímulos adequados, independente da criança.
elaboração de um plano de tratamento adequado e adaptado à individualidade de cada criança.
Ao avaliar a estereognosia em um paciente hemiplégico, o terapeuta ocupacional tem como objetivo testar a(o):
discriminação de diferentes temperaturas.
discriminação cinestésica.
discriminação de dois pontos.
reconhecimento de partes do corpo.
reconhecimento de objetos tridimensionais pelo tato.
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