Questões de Terapia Ocupacional do ano 2008

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A disfunção ocupacional, um dos alvos principais de intervenção da terapia ocupacional, compreende dificuldades físicas, cognitivas e sociais na execução de atividades rotineiras de um indivíduo. Entre essas atividades pode-se destacar as atividades de vida diária (AVD) e as atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Mobilidade na comunidade, gerenciamento financeiro, cuidado com equipamento pessoal e atividade sexual são exemplos de AIVD.

  • B.

    As atividades de vida diária, diferentemente das atividades instrumentais de vida diária, são comuns a todas as pessoas.

  • C.

    Trombly considera que, na intervenção do terapeuta ocupacional em atividades de vida diária, a ocupação é uma atividade-meio.

  • D.

    Perda de memória recente, afasia e apraxia ideatória são fatores que dificultam ou impedem o processo de aprendizagem e, conseqüentemente, dificultam a intervenção focada no treino de AVD.

A demência do tipo Alzheimer acomete um número significativo de idosos que são atendidos por terapeutas ocupacionais. A respeito dessa doença, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma pessoa com doença de Alzheimer tem dificuldades relacionadas a mudanças; apesar disso, é recomendado que o terapeuta ocupacional promova modificações e adaptações no seu ambiente.

  • B.

    Problemas com o pensamento abstrato, desorientação de tempo e espaço e disfagia são os sintomas mais comuns no estágio inicial da doença de Alzheimer.

  • C.

    Pacientes em fases iniciais de evolução da doença pouco se beneficiam ao participarem de oficinas de atividades.

  • D.

    O miniexame do estado mental proposto por Folstein é um instrumento de avaliação útil no diagnóstico diferencial da demência do tipo Alzheimer, pois contém itens de disfunções ou dificuldades específicos a esse tipo de demência.

O desenvolvimento científico e tecnológico vem contribuindo significativamente para o aumento da expectativa de vida. Existem estimativas de que, por volta de 2025, a população com mais de 60 anos chegará ao número de 34 milhões. Entretanto, mesmo vivendo mais, os idosos não deixam de sofrer mudanças fisiológicas que afetam seu desempenho funcional e autonomia bem como grande parte das pessoas com mais de 65 anos apresenta mais de uma doença crônica. Com relação à atuação do terapeuta ocupacional na geriatria e gerontologia, assinale a opção correta.

  • A.

    No Brasil, o aumento da expectativa de vida está relacionado ao aumento da qualidade de vida da maioria das pessoas idosas.

  • B.

    Instituições de longa permanência — família acolhedora, centros de convivência e casa-lar compreendem diferentes locais que atendem a pessoa idosa no Brasil.

  • C.

    Diminuição de força muscular e do número de fibras nervosas e presbiopsia são alterações patológicas do envelhecimento.

  • D.

    De acordo com a Portaria 73 do Ministério da Saúde, os serviços de atendimento institucional aos idosos devem ser priorizados e privilegiados, em detrimento dos serviços no meio familiar.

Com relação aos processos de avaliação realizados na terapia ocupacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação da hipotonia é realizada por meio da observação da resposta muscular ao estiramento passivo.

  • B.

    O dinamômetro é um instrumento utilizado para avaliação de amplitude de movimento.

  • C.

    Os testes realizados com monofilamentos para avaliação da sensibilidade devem ser aplicados com a visão do paciente desobstruída.

  • D.

    A medida de independência funcional (MIF) é uma escala que avalia exclusivamente os aspectos motores do paciente.

Ana, de 45 anos de idade, apresenta histórico de artrite reumatóide. Desde o diagnóstico realizado há 5 anos, vem fazendo tratamento conforme prescrito pelo reumatologista com uso continuado de antiinflamatórios. Atualmente foi atendida no serviço de terapia ocupacional e apresenta queixas de dor nos punhos, rigidez matinal e áreas edemaciadas. Ana é dona de casa, casada, com dois filhos na adolescência. Ela realizava todas as tarefas domésticas, porém, nos últimos meses, não tem conseguido realizá-las.

Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    Próteses são dispositivos de tecnologia assistiva eficientes em casos semelhantes ao da Ana.

  • B.

    O mais provável é que Ana não retome as atividades domésticas.

  • C.

    O emprego de articulações menores nas atividades são eficientes para minimizar os sintomas de artrtie reumatóide.

  • D.

    Um tipo de deformidade comum em pacientes com artrite reumatóide é conhecida como deformidade em botoeira.

As disfunções neurológicas acarretam grande impacto no desempenho ocupacional dos indivíduos por elas acometidos. Com relação a essas disfunções, assinale a opção correta.

  • A.

    Pacientes com doença de Huntington têm sua capacidade cognitiva preservada, mesmo com a evolução da doença.

  • B.

    Uma pessoa que sofra um acidente automobilístico que resulte em lesão medular pode passar, de acordo com alguns autores, por cinco estágios de ajuste, denominados negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

  • C.

    Certas atividades de vida diária bimanuais, como, por exemplo, amarrar o cadarço dos sapatos, não poderão ser exercidas por indivíduos que, após acidente vascular cerebral (AVC), ficaram hemiplégicas, sendo necessário, nesse caso, orientar o familiar ou cuidador a realizar a atividade pelo paciente.

  • D.

    Acinesia e bradicinesia, distúrbios de movimentos apresentados por pacientes com doença de Parkinson, correspondem, respectivamente, à dificuldade para iniciar movimentos e à incapacidade de planejamento de movimentos intencionais.

F.B. nasceu em 11 de abril de 2001. Durante a gestação, a mãe de F.B. apresentou hipertensão arterial e diabetes gestacional. A criança nasceu prematura, aos sete meses de gestação, após um episódio de convulsão da mãe. F.B. passou por sofrimento perinatal. Foi encaminhada à UTI e submetida à ventilação mecânica. Aos 3 meses de idade, apresentou convulsão e, desde então, recebe acompanhamento neuropediátrico. Com 8 meses, F.B. foi encaminhada ao setor de terapia ocupacional com o diagnóstico de paralisia cerebral com diparesia espástica.

Considerando a situação hipotética relatada, assinale a opção correta.

  • A.

    No caso relatado, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI) não poderia ser utilizado porque é uma avaliação desenvolvida para ser aplicada em crianças na faixa etária entre 12 meses e 7 anos e 6 meses de idade.

  • B.

    Com relação à distribuição topográfica do comprometimento, a criança com paralisia cerebral poderá apresentar tetraparesia, triparesia, diparesia ou monoparesia.

  • C.

    O prognóstico para deambulação e uso funcional de MMSS será menor no caso de F.B., visto que ela apresenta diparesia espástica.

  • D.

    É necessário, durante a intervenção, avaliar a capacidade visual de F.B., pois crianças com paralisia cerebral podem ter comprometimento visual, dado que a função visual está diretamente relacionada ao controle postural.

É por meio do brincar e das brincadeiras que a criança atua, transforma o mundo e desenvolve suas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais. Porém, quando existe uma disfunção, esse ato pode ser prejudicado, cabendo ao terapeuta ocupacional facilitá-lo. Para tanto, deve fazer uma análise detalhada das brincadeiras, adequar jogos e brinquedos à etapa de desenvolvimento da criança, adaptar o brincar e orientar pais e cuidadores. Acerca da atuação do terapeuta ocupacional diante de disfunções motoras, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as etapas do desenvolvimento infantil, é correto a orientação de jogos de desenho e pintura para crianças com o nível de desenvolvimento de 8 meses de idade, pois esta corresponde à idade do início do desenvolvimento da expressão gráfica.

  • B.

    Qualquer material, por si só e sem a ação do outro, pode ser considerado material de brincar.

  • C.

    A tecnologia assistiva pode facilitar o interesse da criança e sua interação com o brinquedo, visto que facilita a postura, o alcance, a preensão e a locomoção desse sujeito.

  • D.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma criança com deficiência, necessariamente, apresenta incapacidades.

Com relação aos fundamentos da terapia ocupacional na reabilitação física, julgue os itens a seguir.

I A profissão de terapeuta ocupacional teve origem, oficialmente nos Estados Unidos da América, no fim da Primeira Guerra Mundial, quando veteranos retornaram de suas atividades com diversas seqüelas e necessidades de reabilitação.

II Segundo o modelo da ocupação humana, elaborado por Kielhofner, o comportamento ocupacional é algo estático em um sistema fechado.

III Mesmo na perspectiva mais técnica e especializada da terapia ocupacional na reabilitação física, considera-se que os recursos e procedimentos terapêuticos ocupacionais contemplem também os aspectos cognitivos, afetivos e sociais, promovendo qualidade de vida, autonomia e independência.

IV O atendimento prestado pelo terapeuta ocupacional na saúde mental constitui um processo de autoconhecimento e de construção de um novo olhar do paciente sobre si mesmo, dimensão não alcançada pelas intervenções na área de reabilitação física.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item I está certo.

  • B.

    Os itens I e III estão certos.

  • C.

    Os itens II e III estão certos.

  • D.

    Todo os itens estão certos.

Ainda com relação ao texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Pelo que relata Marcelo acerca das dificuldades relacionadas a aspectos arquitetônicos de sua casa, é correto afirmar que uma avaliação detalhada do espaço físico com modificações arquitetônicas seria mais um dos objetivos da terapeuta ocupacional em sua intervenção.

  • B.

    No trecho, "Tirou da bolsa duas tirinhas de couro, colocou na minha mão pegou um garfo, deu uma entortada e pimba", há referência à confecção de uma órtese para auxiliar a alimentação de Marcelo.

  • C.

    Pacientes com o mesmo nível de lesão de Marcelo atinge graus de independência semelhantes aos dele.

  • D.

    As musculaturas deltóide e bíceps braquial, que correspondem, respectivamente, às funções de abdução do ombro e extensão do punho, devem ser fortalecidas em sujeitos com lesões medulares no nível C5.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...