Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
A idéia de restauração funcional está relacionada à terapia ocupacional desde sua origem oficial, nos Estados Unidos da América, após a Primeira Guerra Mundial.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
André Lapierre, Vitor da Fonseca e Jean Lê Bouch são grandes estudiosos da abordagem psicomotora.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
A reeducação psicomotora está restrita à faixa etária de 0 a 12 anos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
O modo de Carlos utilizar o lápis, sempre colocando força demais e rasgando a folha de papel, deve remeter o terapeuta à observação e avaliação do tônus muscular de Carlos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
Nomear partes do corpo em si e no outro, jogar pega-varetas e compor sua árvore genealógica são exemplos de atividades que podem estimular, respectivamente, a lateralidade, a coordenação motora fina e a organização espacial de Carlos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, a educação psicomotora deve ser orientada e desenvolvida por um terapeuta ocupacional em um ambiente clínico apropriado.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, esquema corporal, lateralidade e coordenação motora são exemplos de conceitos funcionais de psicomotricidade que devem ser avaliados.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Estudos longitudinais deixam claro que a saúde se modifica para pior devido à aposentadoria.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A escolha de uma profissão e o ingresso no mercado de trabalho são características principais do início da fase adulta que podem ser impedidas ou prejudicadas devido a diversas disfunções e patologias.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A breve queda da auto-estima, o aumento dos conflitos com pais e a existência de turmas ou panelinhas exemplificam algumas possíveis características do comportamento social e da personalidade na fase da adolescência.
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