Questões de Terapia Ocupacional do ano 2009

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Na atenção em Terapia Ocupacional há necessidade de resgatarmos a unidade nas atividades dos Sujeitos, um fator fundamental nos processos de restabelecimento da saúde, pois é também por meio das atividades que podemos:

  • A.

    desestimular o organismo a ativar um novo potencial de vida.

  • B.

    estimular o organismo a ativar um novo potencial de vida.

  • C.

    desestruturar o organismo a ativar um novo potencial de vida.

  • D.

    desativar o organismo a um novo potencial de vida.

  • E.

    desintegrar o organismo a um novo potencial de vida.

A Terapia Ocupacional Social interage com dois conceitos que transformam parte de sua ação, que são:

  • A.

    o de cultura e o de desordem.

  • B.

    o de alteridade e o de acaso.

  • C.

    o de ação e o de vazio.

  • D.

    o de processo e o de tempo.

  • E.

    o de cultura e o de alteridade.

A Terapia Ocupacional Social começou a adquirir contornos próprios em meados dos anos 70. Na terapia ocupacional social adotam-se alguns princípios que vêm de Paulo Freire como: a forma de trabalhar a partir da noção de processo. Há, ainda, dois elementos fundamentais que foi emprestado de Paulo Freire para a terapia ocupacional social que são:

  • A.

    a conscientização e o dialogo.

  • B.

    a teoria e a prática.

  • C.

    a ação e o dia.

  • D.

    a construção e a pessoa.

  • E.

    a ação e o verbo.

A capacidade de manusear um objeto, coordenando os movimentos da mão com o movimento dos olhos e o ato de olhar, é denominado

  • A.

    coordenação visomotora.

  • B.

    coordenação óculo-cefálica.

  • C.

    coordenação áudio-cefálica.

  • D.

    coordenação óculo-motora.

  • E.

    função viso-estrutural.

O Teste de Finkelstein é realizado para avaliar

  • A.

    síndrome do túnel do carpo.

  • B.

    tenossinovite de De Quervain.

  • C.

    tenossinovite dos extensores.

  • D.

    contratura de Dupuytren.

  • E.

    doença de Raynaud.

Paciente adulto jovem, sexo masculino é envolvido em acidente automobilístico resultando em lesão medular ao nível de C7. O Terapeuta Ocupacional treina a independência nas áreas do cuidado pessoal, alimentação com utilização de adaptações e mecanismo de tenodese. O mecanismo de tenodese consiste em

  • A.

    ação antagonista dos extensores e flexores do punho, ou seja, a flexão do punho permite a flexão completa dos dedos e, inversamente, a extensão do punho estende os dedos.

  • B.

    ação agonista dos extensores e flexores do punho, ou seja, o desvio radial permite a flexão completa dos dedos e, inversamente, o desvio ulnar, estende os dedos.

  • C.

    ação sinérgica dos extensores e flexores do punho, ou seja, a flexão do punho permite a flexão completa dos dedos e, inversamente, a extensão do punho estende os dedos.

  • D.

    ação sinérgica dos extensores e flexores do punho, ou seja, a extensão do punho permite a flexão completa dos dedos e, inversamente, a flexão do punho estende os dedos.

  • E.

    ação agonista dos extensores e flexores do punho, ou seja, a flexão do punho permite o desvio radial e, inversamente, a extensão do punho o desvio ulnar.

Paciente utiliza órtese estática para estabilização e posicionamento do punho, permitindo a movimentação dos dedos. Esse tipo de órtese denomina-se

  • A.

    órtese em Oito.

  • B.

    órtese Brace.

  • C.

    órtese Drop-out.

  • D.

    órtese em Botoeira.

  • E.

    órtese Cock-up.

Na década de 60, a Terapia Ocupacional buscou reconhecimento científico para a aplicação de atividades, fundamentada num modelo médico e psicológico. Na tentativa de transformar as atividades em instrumento de uma ciência exata, surgiu a necessidade de realizar

  • A.

    análise da atividade.

  • B.

    atividades repetitivas.

  • C.

    atividades simbólicas.

  • D.

    atividades produtivas.

  • E.

    atividades potencialmente lúdicas.

Paciente sofre Acidente Vascular Encefálico com comprometimento da artéria cerebral média e tem como principais déficits neurológicos

  • A.

    vertigem, dificuldade de deglutição, ataxia ipsilateral e alterações na sensação corporal.

  • B.

    perda contralateral do controle motor, principalmente do membro superior, hemianopsia homônima contralateral, déficits sensoriais e de linguagem.

  • C.

    perda do controle motor e sensibilidade contralateral, afasia e paralisia facial periférica.

  • D.

    visão dupla, paralisia facial, déficits auditivos e distúrbios de equilíbrio.

  • E.

    afasia, déficits auditivos e distúrbios vestibulares.

Idoso, sexo masculino, viúvo, necessita de avaliação e treinamento relativo às atividades instrumentais da vida diária para se tornar mais independente. É considerada atividade instrumental da vida diária

  • A.

    alimentar-se.

  • B.

    tomar banho.

  • C.

    pentear o cabelo.

  • D.

    fazer compras.

  • E.

    escovar os dentes.

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