Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante a avaliação de um paciente, o terapeuta ocupacional optou por usar como instrumento de teste o monofilamento de semmes-weisten. Esse instrumento é indicado para avaliar a função
da sensibilidade.
auditiva.
gustativa.
motora.
visual.
Considere um homem de 44 anos de idade, destro, com perda de força muscular sem etiologia definida, que apresente movimentação completa de flexão de ombro somente quando eliminada a gravidade. De acordo com a escala de Highet, o grau de força muscular desse paciente é
1.
2.
3.
4.
5.
A bateria psicomotora (BPM) é destinada ao estudo do perfil psicomotor da criança. Entre os itens a serem observados na BPM, estão
o esquema corporal, a lateralidade e a acuidade visual.
o esquema corporal, a linguagem e a coordenação visiomotora.
a linguagem, a orientação temporal e a sensibilidade tátil.
a orientação espacial, a orientação temporal e a acuidade visual.
o esquema corporal, a lateralidade e a orientação temporal.
A função executiva é uma função cognitiva superior que permite a enunciação de objetivos, a criação de planos e a organização das respostas diante de situações inusitadas. As lesões relacionadas ao comprometimento das funções executivas são frequentes em
lobo frontal.
lobo parietal.
lobo temporal.
lobo occipital.
tronco cerebral.
As pessoas que sofreram acidente vascular encefálico podem apresentar a prosopagnosia, que é identificada como uma
dificuldade de planejar e executar ato motor novo ou séries de ações motoras.
dificuldade de reconhecer objetos com o tato.
dificuldade de identificar números, letras ou sinais desenhados sobre a pele.
incapacidade de reconhecer faces familiares.
ausência do reconhecimento do hemicorpo paralisado.
Manoel, 59 anos de idade, carpinteiro, praticante de caminhada no parque de sua cidade, há cinco anos tentava aposentar-se quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) no lado não dominante. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Na reabilitação desse paciente, utiliza(m)-se o(s) método(s)
Bobath, exclusivamente.
Bobath, Piaget e Kabat.
Piaget e Kabat.
Rood, Brunnstrom e Bobath.
Integração Sensorial, Piaget e MIF.
Atualmente, tem crescido o número de crianças encaminhadas para a terapia ocupacional com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e que, de acordo com o DSM-IV, está dentro da classificação 315.4. Além da incapacidade da criança de desempenhar as atividades básicas de vida diária, que outros sinais frequentemente são observados?
Autoestima diminuída, dificuldades no uso coordenado dos dois lados do corpo e desinteresse por atividades que exigem resposta física.
Dificuldades em escrever, atraso na fala e estereotipias.
Dificuldade para aprender tarefas novas, hemiparesias e atraso na fala.
Hemiparesias, autoestima diminuída e desinteresse por atividades que exigem respostas físicas.
Dificuldades em escrever, atraso no desenvolvimento e estereotipias.
As crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) também podem apresentar disfunções de integração sensorial, e acredita-se que os problemas de discriminação estejam intimamente relacionados aos sinais clínicos dessa patologia. Os problemas de discriminação são
hiper-reação a estímulos, dispraxia e controle postural.
dispraxia, deficit postural e deficit de integração bilateral.
falhas no registro sensorial, tendência para a procura de estímulos e hiper-reação a estímulos.
dispraxia, controle postural e defensividade sensorial.
defensividade sensorial, falhas no registro sensorial e deficit de integração bilateral.
De acordo com a ASIA (American Spinal Injury Association), são quatro as fases de mudança comportamental decorrente da lesão medular. A fase de negação ocorre quando o paciente
começa a tomar consciência de sua real situação, o que gera nele ansiedade. Em alguns casos, pode entrar em depressão e manifestar ideias suicidas.
está desorientado, confuso, assustado, desconhecendo sua real situação.
apresenta boa colaboração e capacidade máxima para atingir os objetivos propostos, além da reestruturação de sua autoimagem e recuperação de sua eficiência, dentro dos limites impostos pela lesão medular.
começa a perceber a realidade, porém a distorce; seu pensamento está direcionado à recuperação total.
começa a tomar consciência de sua real situação; em alguns casos, apresenta confusão, perda de controle de esfíncter e depressão.
Que músculo(s)-chave está(ão) envolvido(s) em uma lesão medular na raiz C8?
flexores do cotovelo
extensores do punho
flexor profundo do 3.° dedo
extensor do joelho
extensor do cotovelo
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