Questões de Terapia Ocupacional do ano 2011

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Durante a avaliação de um paciente, o terapeuta ocupacional optou por usar como instrumento de teste o monofilamento de semmes-weisten. Esse instrumento é indicado para avaliar a função

  • A.

    da sensibilidade.

  • B.

    auditiva.

  • C.

    gustativa.

  • D.

    motora.

  • E.

    visual.

Considere um homem de 44 anos de idade, destro, com perda de força muscular sem etiologia definida, que apresente movimentação completa de flexão de ombro somente quando eliminada a gravidade. De acordo com a escala de Highet, o grau de força muscular desse paciente é

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.

A bateria psicomotora (BPM) é destinada ao estudo do perfil psicomotor da criança. Entre os itens a serem observados na BPM, estão

  • A.

    o esquema corporal, a lateralidade e a acuidade visual.

  • B.

    o esquema corporal, a linguagem e a coordenação visiomotora.

  • C.

    a linguagem, a orientação temporal e a sensibilidade tátil.

  • D.

    a orientação espacial, a orientação temporal e a acuidade visual.

  • E.

    o esquema corporal, a lateralidade e a orientação temporal.

A função executiva é uma função cognitiva superior que permite a enunciação de objetivos, a criação de planos e a organização das respostas diante de situações inusitadas. As lesões relacionadas ao comprometimento das funções executivas são frequentes em

  • A.

    lobo frontal.

  • B.

    lobo parietal.

  • C.

    lobo temporal.

  • D.

    lobo occipital.

  • E.

    tronco cerebral.

As pessoas que sofreram acidente vascular encefálico podem apresentar a prosopagnosia, que é identificada como uma

  • A.

    dificuldade de planejar e executar ato motor novo ou séries de ações motoras.

  • B.

    dificuldade de reconhecer objetos com o tato.

  • C.

    dificuldade de identificar números, letras ou sinais desenhados sobre a pele.

  • D.

    incapacidade de reconhecer faces familiares.

  • E.

    ausência do reconhecimento do hemicorpo paralisado.

Manoel, 59 anos de idade, carpinteiro, praticante de caminhada no parque de sua cidade, há cinco anos tentava aposentar-se quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) no lado não dominante. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Na reabilitação desse paciente, utiliza(m)-se o(s) método(s)

  • A.

    Bobath, exclusivamente.

  • B.

    Bobath, Piaget e Kabat.

  • C.

    Piaget e Kabat.

  • D.

    Rood, Brunnstrom e Bobath.

  • E.

    Integração Sensorial, Piaget e MIF.

Atualmente, tem crescido o número de crianças encaminhadas para a terapia ocupacional com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e que, de acordo com o DSM-IV, está dentro da classificação 315.4. Além da incapacidade da criança de desempenhar as atividades básicas de vida diária, que outros sinais frequentemente são observados?

  • A.

    Autoestima diminuída, dificuldades no uso coordenado dos dois lados do corpo e desinteresse por atividades que exigem resposta física.

  • B.

    Dificuldades em escrever, atraso na fala e estereotipias.

  • C.

    Dificuldade para aprender tarefas novas, hemiparesias e atraso na fala.

  • D.

    Hemiparesias, autoestima diminuída e desinteresse por atividades que exigem respostas físicas.

  • E.

    Dificuldades em escrever, atraso no desenvolvimento e estereotipias.

As crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) também podem apresentar disfunções de integração sensorial, e acredita-se que os problemas de discriminação estejam intimamente relacionados aos sinais clínicos dessa patologia. Os problemas de discriminação são

  • A.

    hiper-reação a estímulos, dispraxia e controle postural.

  • B.

    dispraxia, deficit postural e deficit de integração bilateral.

  • C.

    falhas no registro sensorial, tendência para a procura de estímulos e hiper-reação a estímulos.

  • D.

    dispraxia, controle postural e defensividade sensorial.

  • E.

    defensividade sensorial, falhas no registro sensorial e deficit de integração bilateral.

De acordo com a ASIA (American Spinal Injury Association), são quatro as fases de mudança comportamental decorrente da lesão medular. A fase de negação ocorre quando o paciente

  • A.

    começa a tomar consciência de sua real situação, o que gera nele ansiedade. Em alguns casos, pode entrar em depressão e manifestar ideias suicidas.

  • B.

    está desorientado, confuso, assustado, desconhecendo sua real situação.

  • C.

    apresenta boa colaboração e capacidade máxima para atingir os objetivos propostos, além da reestruturação de sua autoimagem e recuperação de sua eficiência, dentro dos limites impostos pela lesão medular.

  • D.

    começa a perceber a realidade, porém a distorce; seu pensamento está direcionado à recuperação total.

  • E.

    começa a tomar consciência de sua real situação; em alguns casos, apresenta confusão, perda de controle de esfíncter e depressão.

Que músculo(s)-chave está(ão) envolvido(s) em uma lesão medular na raiz C8?

  • A.

    flexores do cotovelo

  • B.

    extensores do punho

  • C.

    flexor profundo do 3.° dedo

  • D.

    extensor do joelho

  • E.

    extensor do cotovelo

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