Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas lesões medulares, o desempenho funcional dependerá não só do nível da lesão, como também do tipo de lesão e do programa de reabilitação. De qualquer forma, é possível identificar as habilidades em que se deve investir no processo de reabilitação para cada nível de lesão medular.
Tendo essas informações, assinale a alternativa correta sobre desempenho funcional nas atividades de vida diária e prática de indivíduos adultos que sofreram lesão medular.
Quanto mais alta a lesão medular, pior o desempenho funcional.
Indivíduos com lesão em nível T1 só poderão locomover-se independentemente com uso de cadeira de rodas motorizadas.
Indivíduos com lesão medular em nível C4 podem ser treinados para o uso do computador com as adaptações necessárias, mas a escrita manual será pouco funcional.
Indivíduos com lesão em nível C7 frequentemente conseguem desenvolver a marcha sem uso de auxiliares.
Indivíduos com lesão C8 e T1 poderão desenvolver independência total, mesmo sem adaptações.
Assinale a alternativa que indica uma característica que não é considerada para a prescrição do tipo de órtese, conforme a Sociedade Americana de Terapeutas da Mão.
Local anatômico
Direção cinemática
Propósito fundamental
Inclusão de articulações secundárias
Pontos de pressão extrema
Conforme preconiza o método Neuroevolutivo, analise as afirmativas abaixo que identificam os recursos terapêuticos a serem adotados pelo Terapeuta Ocupacional em uma criança portadora de ataxia decorrente de paralisia cerebral:
1. Posturas de inibição do tônus (PITs) para inibição da espasticidade.
2. Estímulos táteis do tipo Tapping de pressão, para estabilizar o tônus postural.
3. Exercícios que favoreçam a rotação ao longo do eixo corporal.
4. Exercícios ativo-assistidos e ativo, enfocando a melhora das reações de equilíbrio.
5. Exercícios para aumentar as reações associadas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Assinale a alternativa que define corretamente as encefalopatias crônicas da infância.
Quadros diversos, com predomínio de alterações motoras, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, com predomínio de deficiência mental, decorrentes de lesão cerebral progressiva.
Quadros diversos, predominantemente motores, acompanhados ou não de alterações cognitivas, decorrentes de lesão cerebral estacionária.
Quadros diversos, com predomínio da deficiência mental, acompanhados de deficiência motora, decorrentes de lesão cerebral progressiva,
Quadros diversos, com predomínio da deficiência sensorial, com ou sem deficiência motora e mental decorrente de lesão cerebral.
O terapeuta ocupacional frequentemente atende crianças portadoras de epilepsias, em especial da Síndrome de West. Com relação a essa síndrome, analise as afirmativas abaixo:
1. Síndrome epilética que ocorre precocemente na infância, geralmente no primeiro ano de vida.
2. Caracterizada por um tipo específico de crise, associada à interrupção e ou regressão do desenvolvimento neuropsicomotor.
3. Na maioria dos casos, a etiologia é desconhecida e não existem lesões cerebrais prévias.
4. A hipsarritmia é o padrão eletroencefalográfico característico nesta síndrome. 5. 85% dos casos evoluem favoravelmente quando a terapêutica medicamentosa é instituída precocemente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Tanto no que se refere ao aprendizado motor durante o desenvolvimento, quanto no ambiente terapêutico, a prática e a repetição podem melhorar uma habilidade motora.
Assinale a alternativa em que a prática utilizada com repetições freqüentes pode ser prejudicial ao desenvolvimento.
Para reforçar um padrão reflexo anormal.
Para a criança aprender o padrão de movimento.
Para melhorar o desempenho de uma dada habilidade motora.
Para modificar um padrão de movimento, de acordo com as necessidades impostas pelo ambiente e com novas exigências.
Para aumentar a força muscular, principalmente dos músculos envolvidos no ato em questão.
Analise as afirmativas que, no conceito tradicional de desenvolvimento motor, referem-se à atividade reflexa do recém-nascido:
1. Os comportamentos motores que estão presentes ao nascimento desaparecem num dado momento e posteriormente reaparecem sob a forma de comportamentos motores voluntários.
2. Acredita-se que o desaparecimento destes comportamentos deve-se ao fato de haver inibição cortical sobre os centros cerebrais inferiores.
3. São exemplos as reações endireitamento e retificação e reações de equilíbrio e proteção.
4. São exemplos a marcha automática, a reação positiva de suporte, a preensão palmar e o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA).
5. O reforço ou a permanência desta atividade reflexa anormal por um período superior ao esperado pode ser vantajosa para o recém-nascido.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
Assinale a alternativa que corresponde à causa mais frequente de deficiência mental herdada.
Síndrome de Patau
Síndrome de Turner
Síndrome do X Frágil
Síndrome de Cri Du chat
Síndrome de Prader-Willy
Assinale a alternativa correspondente ao reflexo/ reação que melhor caracteriza o controle antigravitário por parte do lactente.
Reação tônica cervical assimétrica (RTCA)
Reação tônica cervical simétrica (RTCS)
Reflexo de Moro
Reflexo de Landau
Reflexo de Encurvamento do tronco (Reação de Gallant)
Analise as afirmativas referentes à concepção atual do termo Atividade na Terapia Ocupacional (TO), como prática de intervenção clínica:
1. A TO é um processo de tratamento no qual o terapeuta utiliza a atividade como recurso técnico.
2. A atividade é apenas um meio utilizado pelo TO para treinar ou aprimorar uma tarefa específica, independente do contexto em que se apresenta.
3. A atividade é o instrumento que favorece ao indivíduo a compreensão de si mesmo, do meio ambiente e de suas relações.
4. Ao propor a atividade, a terapeuta deve considerar sua realização não apenas no contexto terapêutico, mas no cotidiano do cliente.
5. Na eleição da atividade, a terapeuta ocupacional deve levar em conta exclusivamente as habilidades motoras e cognitivas do cliente.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...