Questões de Terapia Ocupacional do ano 2016

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Trabalhando junto a crianças e adolescentes vítimas de situação de violência, um objetivo importante da atuação do terapeuta ocupacional deve ser a promoção de vínculos e o fortalecimento da resiliência, compreendida como a capacidade de

  • A. adquirir prazeres moderados e não sofrer com emoções destrutivas.
  • B. superar adversidades e de lidar positivamente com situações difíceis.
  • C. extirpar as paixões e aceitar resignadamente seu destino.
  • D. usar a violência como forma de sobrevivência e não de destruição.
  • E. agir de forma independente e não precisar do apoio de sua rede social.

O terapeuta ocupacional, no contexto do trabalho em equipe interdisciplinar em um ponto de atenção do componente de Atenção Especializada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e objetivando a inclusão escolar de crianças com deficiência, deve buscar

  • A. apoiar os educadores e desenvolver protocolos e tecnologias de apoio, tendo como objetivo a adequação do indivíduo deficiente no ambiente escolar, de modo que este se torne apto a frequentar esse espaço, e privilegiando a formação de classes especiais, de acordo com as patologias dos alunos.
  • B. apoiar a comunidade escolar, com ênfase nos educadores, por meio de matriciamento e supervisão de casos clínicos, de maneira que estes possam se tornar aptos para realizar de forma autônoma adaptações na estrutura física da escola, diminuindo as barreiras arquitetônicas.
  • C. desenvolver atividades de apoio e orientação, por meio do Programa Saúde na Escola, aos educadores, às famílias e à comunidade escolar, visando à adequação do ambiente escolar às especificidades das pessoas com deficiência.
  • D. articular-se com a Rede de Ensino da Região de Saúde a que pertença, para identificar crianças e adolescentes com deficiência e avaliar suas necessidades; dar apoio e orientação aos educadores, às famílias e à comunidade escolar, visando à adequação do ambiente escolar às especificidades das pessoas com deficiência.
  • E. elaborar Projetos Terapêuticos Singulares, por meio de protocolos clínicos especializados e desenvolvendo ações terapêuticas no ambiente escolar, sempre que possível, ou capacitando os educadores para que estes também estejam aptos para desempenhar papéis terapêuticos quando necessário.

Nos diversos campos de atuação dos terapeutas ocupacionais, tem se mostrado importante a discussão em torno do ____________ , que foi definido pelo sociólogo Erving Goffman como um sinal ou uma marca que designa o portador como “deteriorado” e, portanto, menos valorizado do que as pessoas “normais”.

Assinale a alternativa que contém o conceito que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A. atributo
  • B. estereótipo
  • C. preconceito
  • D. estigma
  • E. rótulo

O terapeuta ocupacional, no processo de reabilitação de uma pessoa com deficiência, ao indicar o uso de quaisquer recursos tecnológicos, deve analisar alguns aspectos importantes que possam garantir a promoção da inclusão social. Dentre esses aspectos, pode-se considerar que

  • A. os recursos tecnológicos são em si facilitadores de processos de inclusão social, de satisfação e realização pessoal e de grupos sociais, o que os tornam promotores de independência e autonomia, independentemente de outros fatores contextuais.
  • B. a indicação de recurso tecnológico deve estar contextualizada no processo de construção da história de vida da pessoa, inserida em processos de exercício pleno da cidadania.
  • C. o processo de indicação, treinamento, uso e manutenção do recurso tecnológico deve ser realizado em settings protegidos, localizados nos serviços de reabilitação.
  • D. qualquer profissional das equipes de saúde está apto a realizar a indicação, treinamento e avaliação do uso dos recursos tecnológicos no processo de reabilitação.
  • E. o uso de recursos tecnológicos deve ser sempre evitado, pois a tendência principal observada entre seus usuários é produzir mais limitações, visto que invariavelmente reafirma a incapacidade e deficiência da pessoa.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A. Tecnologia Reabilitadora
  • B. Comunicação Alternativa
  • C. Tecnologia Assistiva
  • D. Cirurgia Ortopédica
  • E. Reabilitação Cognitiva

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) descreve a funcionalidade e a incapacidade relacionadas às condições de saúde, identificando o que a pessoa tem potencialidade ou não de fazer em sua vida cotidiana. A CIF organiza a informação referente às situações relacionadas com a funcionalidade e as suas restrições em duas partes: (1) “Funcionalidade e Incapacidade”, (2) “Fatores Contextuais”.

De acordo com essa organização, a CIF apresenta como componentes da “Funcionalidade e Incapacidade”:

  • A. funções e estruturas do corpo, atividade e participação social.
  • B. aspectos do processo saúde-doença e contexto ambiental.
  • C. atividades de vida diária e vulnerabilidade social.
  • D. funções psíquicas, ocupação e inclusão social.
  • E. deficiência, incapacidade e desvantagem social.

O componente Reabilitação Psicossocial da Rede de Atenção Psicossocial (BRASIL, 2011) é composto por:

  • A. iniciativas de geração de trabalho e renda/empreendimentos solidários/cooperativas sociais.
  • B. serviços residenciais terapêuticos e moradias protegidas/ lares abrigados/comunidades terapêuticas.
  • C. auxílios pecuniários/benefício de prestação continuada e o Programa de Volta para Casa.
  • D. dispositivos de inclusão formal do mercado de trabalho, por meio de cotas e com a criação de ambientes protegidos.
  • E. centros de convivência/oficinas culturais protegidas e de ampliação de trocas sociais.

O Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas III (CAPS AD III), serviço de atenção especializada da RAPS, tem definido por objetivo:

  • A. prestar assistência aos usuários de álcool e outras drogas, incluindo vacinação contra hepatites A e C.
  • B. prestar assistência aos dependentes de crack, afastando- os de suas respectivas famílias, devido à gravidade da situação.
  • C. propiciar assistência aos usuários de álcool, em abstinência alcoólica, mantendo-os em regime de internação por um período mínimo de 45 dias.
  • D. propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas.
  • E. prestar atendimento priorizado de acordo com critérios de urgência e emergência, trabalhando com classificação de risco.

O terapeuta ocupacional, ao atuar junto à população com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no contexto do trabalho em uma equipe de Atenção Básica, deve:

  • A. promover ações de cuidado para casos graves, com encaminhamento para internação em hospital geral, que pode durar até, no máximo, 12 meses.
  • B. promover ações de cuidado com objetivo final de obter a abstinência do uso da droga pelo sujeito, visto que as estratégias de redução de danos só devem ser promovidas nos serviços de atenção especializada.
  • C. acolher pessoas em síndrome de abstinência ou em crise psicomotora devido ao uso de qualquer substância psicoativa, encaminhando para internação imediata em comunidade terapêutica.
  • D. desenvolver ações de redução de danos e cuidado direto para os usuários, compartilhadas, sempre que necessário, com os demais pontos da rede.
  • E. fazer sempre o encaminhamento para a atenção especializada ou hospitalar, visto que as equipes de atenção básica não possuem preparo para o manejo de casos de saúde mental.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta com relação aos acontecimentos produzidos em torno do movimento denominado “Reforma Psiquiátrica”, no Brasil, entre os anos 1990-2010.

  • A. O ano de 2001 é considerado um marco nesse processo, devido à assinatura do documento internacional denominado “Declaração de Caracas”.
  • B. Considera-se o fato mais importante nesse período a paralisação nacional convocada pelo Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental, em 1998.
  • C. Nesse período, o movimento sofreu maior influência da articulação da classe médica psiquiátrica inspirado pela corrente da antipsiquiatria norte-americana.
  • D. A III Conferência em Saúde Mental, realizada em 2001, consolida a Reforma Psiquiátrica como política de governo e fornece os substratos políticos e teóricos para a política de saúde mental no Brasil.
  • E. O processo de desinstitucionalização das pessoas em regime de internação de longa permanência é impulsionado em 1990 quando é criado o programa “De volta para casa”, que é um incentivo financeiro destinado às famílias dos internos.
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