Questões de Terapia Ocupacional do ano 2021

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Para os terapeutas ocupacionais, a busca pelo domínio do ambiente é uma condição humana básica. Na teoria da Adaptação Ocupacional, encontram-se hipóteses que estabelecem a relação entre o desempenho ocupacional e a adaptação humana ao longo de toda a vida. Sobre essas hipóteses, analisar os itens abaixo:


I. A competência na ocupação é um processo de adaptação às demandas internas e externas à pessoa.

II. A habituação refere-se ao processo pelo qual as pessoas organizam suas ações em padrões e rotinas. Esses padrões de ação são governados por hábitos e papéis.

III. A disfunção ocorre porque a capacidade de adaptação da pessoa foi desafiada a ponto de as demandas para o desempenho não serem mais atendidas de maneira satisfatória.

IV. A capacidade adaptativa da pessoa pode ser superada por comprometimentos, incapacidades físicas ou emocionais e eventos estressantes da vida.


Está(ão) CORRETO(S):

    A) Somente os itens I, II e III.

    B) Somente os itens I, II e IV.

    C) Somente os itens I, III e IV.

    D) Nenhum dos itens.

De acordo com a Resolução nº 477/2016, o exercício da especialidade profissional do Terapeuta Ocupacional em Gerontologia está condicionado ao conhecimento e domínio das seguintes áreas e disciplinas, entre outras:


I. Anatomia geral dos órgãos e sistemas e, em especial, as alterações celulares e morfológicas que ocorrem no processo de envelhecimento.

II. Fisiologia dos órgãos e sistemas e, em especial, as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento.

III. Processos de envelhecimento, ciclos de vida, processos de saúde/doença.

IV. Ergonomia e biomecânica ocupacional.


Estão CORRETOS:

    A) Somente os itens I e IV.

    B) Somente os itens II e III.

    C) Somente os itens I, II e III.

    D) Todos os itens.

Quanto aos objetivos gerais da Terapia Ocupacional em Geriatria e Gerontologia, assinale a alternativa incorreta.

    A) Reter a pessoa em idade avançada à sua própria residência, tornando-a o mais dependente possível, restringindo o contato apenas com familiares.

    B) Incentivar, encorajar e estimular o idoso a continuar fazendo planos, ter ambições e aspirações.

    C) Contribuir para o ajustamento psicoemocional do idoso e sua expressão social.

    D) Reabilitar o idoso com incapacidade física e/ou mental ou proporcionar adaptações necessárias para que ele seja o mais independente possível.

Conforme a Regulamentação da Terapia Ocupacional, o Terapeuta Ocupacional pode, entre outros:


I. Dirigir serviços em órgãos e estabelecimentos públicos ou particulares, ou assessorá-los tecnicamente.

II. Exercer o magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional, de nível superior, médio, fundamental ou infantil.

III. Supervisionar profissionais e alunos em trabalhos técnicos e práticos.


Está(ão) CORRETO(S):

    A) Somente o item I.

    B) Somente o item II.

    C) Somente os itens I e II.

    D) Somente os itens I e III.

O stress tornou-se uma das patologias mais comuns relacionadas ao trabalho atualmente. As constantes pressões sofridas dentro do ambiente organizacional associadas ao baixo reconhecimento e à ausência de atividades de recreação acabam tornando o trabalho um local de profundo descontentamento para o colaborador. Desenvolver atividades ocupacionais eventuais dentro do expediente permite o alívio dessas tensões, reposição das energias e menor desgaste físico e mental após a jornada de trabalho. O Terapeuta Ocupacional, dentro do ambiente organizacional, não deve desenvolver atividades condizentes com

    A) as abordagens apropriadas às condições físicas e mentais dos colaboradores.

    B) o espaço físico disponível.

    C) o tempo hábil para a realização das atividades.

    D) as abordagens apropriadas apenas para as condições físicas dos colaboradores.

Um paciente sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e está sujeito a algumas alterações, tais como: tônus, distúrbios da linguagem, distúrbios da fala, da compreensão, da sensibilidade, da memória, do esquema corporal, da amplitude de movimento, da força muscular, sendo a hemiplegia um sinal clássico desta patologia. O paciente exibe uma redução na velocidade da marcha e no tamanho do passo, bem como na diminuição do equilíbrio e inabilidade para transferir o peso no membro inferior afetado, adotando um padrão de comprometimento motor. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o padrão adotado pelo membro superior da hemiplegia.

    A) Adução de ombro, flexão de cotovelo, punho e dedos.

    B) Adução de ombro, flexão de cotovelo, extensão de punho e dedos.

    C) Abdução de ombro, flexão de cotovelo, punho e dedos.

    D) Abdução de ombro, extensão de cotovelo, punho e dedos.

Leia o quadro clínico abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna. Paciente J.F.B, 26 anos, sexo feminino, auxiliar de escritório, chegou, em 19 de outubro de 2015, com diagnóstico clínico de ______________. Na anamnese da Terapeuta Ocupacional, a paciente relatava fortes dores incapacitantes para realização de suas atividades laborativas nos polegares de ambas as mãos. À realização do Teste de Finkelstein, o qual consiste no alongamento passivo pela adução do polegar e desvio ulnar do punho, o resultado foi positivo, confirmando o diagnóstico.

    A) Síndrome do Túnel do Carpo

    B) Síndrome de Quervain

    C) Síndrome de Bell

    D) Síndrome do Impacto

Em relação ao uso de instrumentos de avaliação em Terapia Ocupacional, assinalar a alternativa CORRETA:

    A) Recomenda-se, quando possível, entrar em contato com outros profissionais que já utilizam os testes para discutir as vantagens e desvantagens de sua aplicação.

    B) A seleção de instrumentos de avaliação do desempenho das atividades de vida diária e de atividades instrumentais pode ser realizada sem conter critérios.

    C) É irrelevante realizar uma revisão bibliográfica aprofundada para identificar os testes já disponíveis.

    D) Os resultados de testes aplicados por quem não está habilitado a utilizá-los podem ser considerados válidos.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é descrito como um déficit neurológico de início súbito, causado por distúrbio vascular que acarreta a interrupção do fluxo sanguíneo para uma área específica do encéfalo. No que se refere aos déficits neurológicos, de acordo com a artéria atingida, assinalar a alternativa CORRETA:

    A) Artéria cerebral anterior ocluída gera perda do controle motor contralateral, ataxia, hemianopsia homônima contralateral e paralisia do terceiro nervo craniano.

    B) Artéria cerebral média ocluída gera perda contralateral de controle motor, déficits cognitivos e sensoriais, afasia (principalmente quando o hemisfério esquerdo é acometido).

    C) Artéria basilar ocluída gera visão dupla, paralisia facial, déficits visuais e distúrbios do equilíbrio ou vestibulares.

    D) Artéria cerebelar ocluída gera vertigem, ataxia, hemianopsia homônima contralateral e paralisia do terceiro nervo craniano.

O TDC, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação é um atraso no desenvolvimento motor, que pode aparecer sem relação com distúrbios neurológicos ou traumas. Este transtorno pode se manifestar em crianças na pré-escola e para o devido cuidado é importante a sua identificação precoce. Assinale a alternativa CORRETA.

    A) Os instrumentos de avaliação do TDC são precisos, o que facilita a atuação dos profissionais envolvidos pois não deixam margem para interpretações equivocadas.

    B) As intervenções devem minimizar as consequências do TDC, como: baixa autoestima, dificuldade em envolver-se em brincadeiras, dificuldades psicomotoras e emocionais que afetem o desenvolvimento escolar.

    C) Nesse caso em específico, a adaptação do ambiente escolar pode causar desorganização da rotina da criança, agravando seu quadro.

    D) A integração sensorial é uma ação estratégica fundamental que deve ser empregada em todas as crianças que apresentem TDC.

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