Questões sobre Geral

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Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

O reflexo cervical tônico assimétrico (RTCA) está presente desde o nascimento até os 4 a 6 meses de idade. Sua presença, depois disso, pode ser indício de lesão neurológica, por isso é importante que o terapeuta ocupacional saiba testá-lo. A posição de teste deste reflexo é em decúbito dorsal ou sentado, com aplicação de estímulo para girar passivamente ou ativamente a cabeça do paciente em 90º para um lado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

A reabilitação de crianças com paralisia cerebral pode ser embasada no que Lent (2001) define como plasticidade ontológica. Este termo pode ser entendido como a capacidade de aprendizado e transformação das crianças devido ao fato de elas não possuírem organização neural plena, por isso, a formação de mielina e as múltiplas formas de conexões dos neurônios podem ser transformadas pelas experiências vivenciadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

Muitas crianças com paralisia cerebral apresentam polegar incluso, fato que interfere em sua função manual. Nesses casos, o terapeuta ocupacional deve indicar o uso de órtese adutora de polegar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

Criança com paralisia cerebral tem a mesma probabilidade de sofrer convulsão em algum momento de sua vida quando comparada com as demais crianças.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

Bandejas com recortes para acoplar copo e prato, engrossadores de talheres, ventosas e copos com recortes são dispositivos de tecnologia assistiva que frequentemente são utilizados pelo terapeuta ocupacional na intervenção com crianças que apresentam desordens neuromotoras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

Criança com paralisia cerebral que apresenta equilíbrio de tronco sentado até 2 ou 3 anos de idade e controle cervical entre 1 e 2 anos de idade tem um bom prognóstico para marcha.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

A hidrocefalia é um achado pouco comum (menos de 10%) nos casos de mielomeningocele.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos princípios da reabilitação e da intervenção da terapia ocupacional junto a crianças com desordens neuromotoras, julgue os itens de 63 a 70.

Grupos não progressivos, mas frequentemente mutáveis de distúrbios motores (tônus e postura), secundários à lesão do cérebro em desenvolvimento, são características de paralisia cerebral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avaliação na terapia ocupacional refere-se ao processo de obter dados, identificar problemas, formular hipóteses, e tomar decisões acerca das intervenções de tratamento. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na avaliação do terapeuta ocupacional, as atividades de alimentação, força muscular e aspectos socioculturais ilustram, respectivamente, itens de áreas de desempenho, componentes de desempenho e contexto de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avaliação na terapia ocupacional refere-se ao processo de obter dados, identificar problemas, formular hipóteses, e tomar decisões acerca das intervenções de tratamento. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A técnica de observação mais comumente utilizada pelo terapeuta ocupacional durante o processo de avaliação é a observação formal em ambientes reais ou simulados. A observação informal pouco acrescenta aos dados acerca do paciente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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