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O instrumento avaliativo capaz de identificar o desempenho motor em prematuros nos primeiros meses de vida, sendo aplicado mensalmente até os 18 meses de idade, é conhecido como
Com relação à atuação do terapeuta ocupacional em casos de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, julgue os itens subsequentes. As principais queixas recebidas pelos terapeutas ocupacionais que atuam na área de transtornos globais do desenvolvimento correspondem às inadequações no contexto social.
O espaço, em ambientes hospitalares infantis, regulamentado por lei, que se destina ao estímulo de crianças e seus acompanhantes de modo lúdico e interativo, é conhecido como
Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
A essa criança pode ser indicado o uso de cadeira de rodas antes mesmo de a fraqueza muscular se tornar determinante, já que a marcha na ponta dos pés indica possíveis contraturas e retrações musculares.Um terapeuta ocupacional, atuante em geriatria, ao receber para tratamento pacientes com lesões caracterizadas por destruições neuronais no hipocampo e córtex, que geram a perda progressiva da memória, da abstração, da aprendizagem, da linguagem e da orientação espacial, bem como algumas mudanças de comportamento, sabe que tal patologia denomina-se.
Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Esse caso clínico diverge do padrão de que crianças com DMD adquirem a marcha sem qualquer atraso.Na reabilitação física da mão, os termos que denominam o processo de sutura do tendão, a liberação de suas possíveis aderências tendinosas e a inflamação da bolsa sinovial que contorna o tendão são, respectivamente:
Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
O uso de órtese do tipo tornozelo-pé é contraindicado para a criança desse caso clínico.Paciente amputado é encaminhado ao terapeuta ocupacional para orientação quanto aos cuidados e atividades diárias a serem realizados com o coto. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um desses cuidados.
Durante a anamnese de uma criança com diagnóstico de distrofia muscular de Duchene (DMD), os seguintes dados foram coletados: a criança nasceu bem, sem anormalidades no desenvolvimento, à exceção do atraso em começar a andar. Aos dezoito meses de idade, os pais observaram que a criança andava na ponta dos pés, apresentava quedas frequentes e, para se levantar, utilizava as mãos apoiadas nos joelhos, aparentemente em uma escalada pelo próprio corpo. Aos cinco anos de idade, a criança apresentou dificuldade para subir degraus e, aos seis anos, a criança passou a projetar o corpo para frente.
A partir das informações apresentadas nesse caso clínico, julgue os itens que se seguem.
Adaptar algumas brincadeiras para a posição sentada e distribuir os brinquedos em semicírculos são algumas das técnicas de conservação de energia que podem ser úteis para o caso em questão.{TITLE}
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