Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, esquema corporal, lateralidade e coordenação motora são exemplos de conceitos funcionais de psicomotricidade que devem ser avaliados.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, a educação psicomotora deve ser orientada e desenvolvida por um terapeuta ocupacional em um ambiente clínico apropriado.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
Nomear partes do corpo em si e no outro, jogar pega-varetas e compor sua árvore genealógica são exemplos de atividades que podem estimular, respectivamente, a lateralidade, a coordenação motora fina e a organização espacial de Carlos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
O modo de Carlos utilizar o lápis, sempre colocando força demais e rasgando a folha de papel, deve remeter o terapeuta à observação e avaliação do tônus muscular de Carlos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
A reeducação psicomotora está restrita à faixa etária de 0 a 12 anos.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
André Lapierre, Vitor da Fonseca e Jean Lê Bouch são grandes estudiosos da abordagem psicomotora.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
A idéia de restauração funcional está relacionada à terapia ocupacional desde sua origem oficial, nos Estados Unidos da América, após a Primeira Guerra Mundial.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
O termo reabilitação não se limita à restauração de capacidades físicas, ele compreende, de forma geral, a restauração de potenciais funcionais e ocupacionais de um indivíduo, de modo a promover a autonomia, a independência e a inclusão social.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
A abordagem de integração sensorial surgiu na psicologia e começou a ser utilizada por terapeutas ocupacionais na década de 60 do século passado, tendo como algumas de suas características a utilização de avaliações específicas e o uso de equipamentos suspensos.
Reabilitação está relacionada ao termo latino reabilitare, cujo significado é restaurar. A respeito dos princípios de reabilitação, julgue os itens subseqüentes.
Goniometria, dinamometria e volumetria são técnicas de avaliação que oferecem dados subjetivos ao terapeuta ocupacional no processo de reabilitação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...