Questões sobre Geral

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Mulher de 32 anos, destra, foi submetida a mastectomia radical na mama direita. Foram removidos os músculos peitorais, todos os linfonodos axilares, tecido gorduroso e pele. Durante o período de hospitalização, o terapeuta ocupacional NÃO deve adotar como objetivos de reabilitação física:

  • A.

    prevenir a formação de edema generalizado.

  • B.

    diminuir a formação de aderências cicatriciais.

  • C.

    manter o posicionamento dos membros superiores

  • D.

    facilitar a conquista da autonomia e independência.

A Terapia Ocupacional em crianças com deficiências de aprendizagem normalmente NÃO focaliza:

  • A.

    melhoria da capacidade de registrar, processar e integrar as informações sensoriais através da intervenção indireta.

  • B.

    ensinamento de estratégias compensatórias para a criança aprender a reconhecer os sinais de problemas de integração sensoria

  • C.

    adaptação do ambiente para levar vantagem dos pontos fortes da criança e compensar as áreas de déficit

  • D.

    o trabalho em proximidade com os pais e professores porque a consistência da conduta e expectativas é essencial para o sucesso

O movimento de afastamento da linha mediana do corpo de qualquer segmento corporal é denominado

  • A.

    adução

  • B.

    abdução

  • C.

    transdução.

  • D.

    pêndulo

  • E.

    depressão.

A reabilitação dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral deve ser desenvolvida baseada em dois aspectos principais, que podem se combinar. São eles

  • A.

    a conquista da máxima independência funcional e o combate à instalação de seqüelas cognitivas.

  • B.

    a reativação de vias neuronais comprometidas e a compensação das desabilidades motoras e perceptivas.

  • C.

    a redução das contraturas e a diminuição da flutuação do tônus muscular.

  • D.

    a reaprendizagem de padrões motores e o desenvolvimento de estratégias alternativas de comportamento para a solução de problemas.

  • E.

    a prevenção da instalação de padrões motores alterados e o recondicionamento afetivo e social.

Assinale a posição mais prejudicial e que, portanto, deve ser evitada pelo paciente que foi acometido recentemente por Acidente Vascular Cerebral.

  • A.

    Decúbito dorsal, sem travesseiros ou apoios.

  • B.

    Decúbito lateral sobre o lado afetado.

  • C.

    Sentado em cadeira, com mãos à frente e dedos entrelaçados.

  • D.

    Posição de ponte.

  • E.

    Sentado na cama, com pernas em extensão e rotação externa.

No desenvolvimento dos cuidados de higiene e vestuário do paciente acometido por Acidente Vascular Cerebral, constitui um problema que requer exercícios para aumentar a consciência das relações espaciais e a atenção dirigida ao lado afetado

  • A.

    os déficits de concentração e memória.

  • B.

    a hemianopsia.

  • C.

    as disfunções no esquema corporal.

  • D.

    as contraturas em flexão de punho.

  • E.

    a espasticidade do membro inferior.

Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.

Considerando que o tipo de lesão de R. é de Neurônio Motor Superior, pode-se prever o desenvolvimento de espasticidade. A espasticidade

I. é uma desordem motora;

II. é caracterizada pela hiperexcitabilidade do reflexo de estiramento;

III. apresenta-se como exacerbação dos reflexos profundos e aumento do tônus muscular. Está correto o que se afirma em

  • A.

    II, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.

R. está começando a se sentar na cama e tem sido orientado a diminuir gradativamente seu ângulo de flexão de tronco, até chegar a 90 graus. Essa orientação visa

  • A.

    evitar que apresente uma crise autonômica hipertensiva.

  • B.

    evitar a hipotensão ortostática.

  • C.

    prevenir o surgimento de escaras na região sacral.

  • D.

    desenvolver auto-confiança de maneira gradativa.

  • E. desenvolver a força muscular de membros superiores.

Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.

Considerando o nível da lesão, R. poderá tornar-se independente em todas as atividades de auto-cuidado e em várias outras atividades da vida diária. Com o objetivo de orientá-lo nesse âmbito, o terapeuta ocupacional deverá conduzir o trabalho através da abordagem de solução de problemas. Isso se justifica, uma vez que

  • A.

    R. precisa desenvolver sua capacidade de lidar com problemas novos e irá melhorar seu desempenho em AVDs mesmo depois de finalizar o tratamento.

  • B.

    no caso de R., não é necessário um acompanhamento intensivo do retorno às atividades da vida diária, pois o nível da lesão é baixo.

  • C.

    é necessário desenvolver a auto-estima de R., afirmando que sua vida terá a mesma qualidade de antes, desde que tenha força de vontade.

  • D.

    não seria possível desenvolver todo o treino necessário com o paciente na esfera das AVDs, pois esse tempo é superior ao que vem sendo preconizado para permanência do paciente com lesão medular em tratamento.

  • E.

    todos os problemas a serem enfrentados por R., em sua nova condição, deverão ser previstos e sua solução deverá ser previamente demonstrada em setting terapêutico protegido.

Leia o texto para responder às questões de números 15 a 18.

O terapeuta ocupacional que trabalha com R. considera que, após o programa inicial de tratamento, ele poderá se beneficiar com a participação no grupo de esporte em cadeira de rodas, ligado à instituição em que se desenvolve o programa de reabilitação. Assinale V(Verdadeiro) e F(Falso) para as afirmações que justificam as considerações feitas pelo terapeuta ocupacional.

I. A realização independente das AVDs não é suficiente para a reserva de ritmo cardíaco, o que poderia ser conseguido com a prática esportiva. ( )

II. Um jovem de 20 anos, ao praticar esportes, se sentirá desafiado a vencer e levará esse objetivo para outras esferas de sua vida. ( )

III. O esporte, como fenômeno sociocultural, pode colocar a pessoa com deficiência em variadas situações de trocas sociais.()

  • A.

    I-V … II-V … III-V.

  • B.

    I-F … II-F … III-V.

  • C.

    I-F … II-V … III-V.

  • D.

    I-V … II-F … III-V.

  • E.

    I-V … II-F … III-F.

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