Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
A sucessão de fenômenos que ocorrem na cicatrização é um processo complexo. É importante que o terapeuta compreenda o seu papel, facilitando e intervindo com procedimentos corretos e nos momentos adequados. Também é preciso respeitar as diferentes etapas que ocorrem durante a reparação tecidual, a saber: ( ) maturação do depósito de fibras de colágeno. ( ) formação do tecido de granulação. ( ) formação do coágulo. ( ) produção de secreção fibroblástica. ( ) proliferação de células inflamatórias. Analise-as e numere-as na ordem que devem ser cumpridas. Depois, assinale a alternativa que reproduz sua numeração.
Após um acidente vascular cerebral (AVC) e outros distúrbios do sistema nervoso central, como os traumas cranianos, pode ocorrer perda sensorial, o que prejudica substancialmente as atividades funcionais do indivíduo. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A perda sensorial só inibe um movimento quando não há um bom retorno motor.
Um pré-requisito para o retreinamento sensorial é que o terapeuta ocupacional normalize o tônus muscular do paciente e encontre uma posição, melhor possível, para a execução das atividades.
No tratamento da disfunção sensorial, a presença de capacidade cognitiva alterada não prejudica a evolução do trabalho.
Se for constatado que a perda de sensação é permanente, o tratamento corretivo deve ser escolhido em detrimento ao compensatório.
É sabido que o bombardeio sensorial, envolvendo o maior número possível de sentidos é desaconselhável e provoca confusão e baixa adesão ao tratamento.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Tanto as atividades de lazer passivas quanto as ativas parecem contribuir para o equilíbrio ocupacional, a autoestima e o bem-estar das pessoas com deficiência. Assinale a atividade que menos se enquadra nessa abordagem terapêutica.
Com relação à intervenção do terapeuta ocupacional em indivíduos com deficiência auditiva, assinale a opção correta.
Não existem diferenças conceituais entre os termos surdez e deficiência auditiva, ficando a critério do terapeuta a escolha do termo mais adequado.
A noção de tempo é uma das mais fáceis de trabalhar em pessoas com deficiência auditiva e, portanto, deve ser o ponto inicial de um protocolo de estimulação precoce.
O surdo necessita de estimulação de percepções visuais de forma intensa, a fim de provocar uma compensação do isolamento e exclusão gerados pela deficiência.
As pessoas surdas preferem relações com pessoas ouvintes já que, apesar da deficiência, elas possuem a mesma forma de olhar o mundo.
Na estimulação precoce da criança surda, o objetivo é promover um desenvolvimento adaptado ao meio, antecipando etapas evolutivas, a fim de diminuir as desvantagens causadas pela deficiência.
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Os problemas causados pela dor estão entre os mais desafiadores no desempenho ocupacional. Tratando-se do ciclo evolutivo da Distrofia Simpática Reflexa (DSR), quais os sinais e sintomas que mais caracterizam o quadro?
Uma possível intervenção do terapeuta ocupacional, diz respeito ao trabalho com pessoas portadoras de disfunções sensoriais. Com relação a uma pessoa com perda visual, antes de iniciar a intervenção, o terapeuta ocupacional deve proceder a uma avaliação funcional, a qual complementa a avaliação clínica feita pelo oftalmologista. Esta avaliação funcional abrange diversas funções. Assinale a opção que define, corretamente, a respectiva função visual.
visão de cores: informa sobre a capacidade de enxergar em ambientes com pouca ou muita luz
reação à luz: informa sobre a habilidade da pessoa em dirigir o olhar para um determinado ponto e mantê-lo dessa forma
adaptação visual: informa sobre a habilidade de percepção visual nas diferentes áreas dos campos superior, inferior, central, periférico e nasal
coordenação binocular: informa sobre a capacidade de seguir visualmente um objeto em movimento nas trajetórias vertical e horizontal
acomodação: informa sobre a habilidade de ajuste visual para focalizar objetos oferecidos a diferentes distâncias
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
O número de amputados atendidos nos serviços de terapia ocupacional ainda é considerado significativo. A amputação abaixo da axila e próxima ao tendão do bíceps causa um prejuízo funcional manual importante, o qual pode ser representado pelo seguinte percentual:
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
Assinale a opção que apresenta critérios que podem nortear os demais membros da equipe para o encaminhamento de pacientes idosos para a terapia ocupacional.
presença de adaptações e desenho universal em residências
necessidade de uso de sondas para alimentação enteral
depressão ou desinteresse por práticas de autocuidado
independência para a realização de atividades de vida diária
Terapia Ocupacional - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2013
Por ser a medula espinhal a principal conexão entre o sistema nervoso central e o restante do corpo, sua lesão determina marcantes modificações somáticas e psíquicas, as quais surgem de forma abrupta ou lentamente. O choque medular acarreta bruscas mudanças e é caracterizado pelo seguinte quadro:
Em novembro de 2011, o governo federal lançou o programa Melhor em casa, que diz respeito à implantação de equipes multidisciplinares para o atendimento domiciliar de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica. Com relação ao atendimento domiciliar e atuação do terapeuta ocupacional, inserido nessas equipes, assinale a opção correta.
A vantagem do atendimento domiciliar é que, na moradia do paciente o terapeuta ocupacional pode observar a influência do ambiente no desempenho das tarefas do dia a dia.
Programas de atenção domiciliar dizem respeito à prevenção primária da saúde da população.
Entre as formas de atuação, o atendimento domiciliar é o que deve proporcionar menos contato e laços afetivos com os membros da família, a fim de não se perder o foco da intervenção.
As atividades básicas de vida diária relacionam-se a preparo das refeições, vestuário, higiene e controle de medicamentos.
Diferentes métodos e instrumentos de avaliação podem ser utilizados no domicílio e, a maioria deles, não requer qualquer grau de treinamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...