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No processo de planejamento da Terapia Ocupacional, segundo Trombly, está CORRETO.
O processo varia quando é aplicado a pessoas com deficiências em áreas diferentes.
Segue a seguinte ordem: Identificar o problema, determinar abordagens, princípios e métodos e estabelecer objetivos.
A atividade, planejada de acordo com a abordagem determinada, deve ser tal que, adaptada ou não, implique automaticamente na resposta correta.
São dados suficientes para a identificação do problema a ser tratado, o resultado das avaliações da equipe multidisciplinar, bem como os objetivos do paciente.
No processo de planejamento do tratamento terapêutico, a observação do humor do paciente quando ele desempenha uma atividade, permite ao terapeuta ocupacional determinar seu nível funcional nas habilidades psicossociais.
A "Uniformização da Terminologia da Terapia Ocupacional", que é um documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), fundamenta o Modelo de Desempenho Ocupacional que está na base da intervenção do terapeuta, nas diversas áreas onde atua, representando um modelo profissional. De acordo com o Modelo de Desempenho Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O modelo de Desempenho Ocupacional baseia-se no uso das atividades em etapas e com graus de dificuldades decrescentes, exigindo respostas ao estímulo de forma similar, sendo divididas em quatro fases até o alcance do desempenho máximo incluindo aí o retorno à atividade laboral tradicional do paciente.
O Modelo faz referência às Áreas, Componentes ou Contextos de Desempenho, que se dividem em três.
Na terminologia da terapia ocupacional, as atividades são divididas em áreas de performances biopsicossociais sendo denominadas Atividades da Vida Diária, Atividades Laborativas (trabalho ou vida prática) e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
Os componentes do desempenho, de acordo com o Modelo, são: sensoriomotor, de integração cognitiva e de habilidades psicossociais e psicológicos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde OMS (1980), quando uma debilidade ou uma incapacidade interfere na habilidade de uma pessoa em completar as atividades que fazem parte das suas responsabilidades e deveres sociais, ela é deficiente. Quanto à atuação clínica do Terapeuta Ocupacional, marque a opção que está totalmente CORRETA.
O papel clínico do terapeuta ocupacional inclui avaliação e tratamento, a ser realizado com o apoio de outros profissionais.
No ambiente terapêutico, os terapeutas fornecem a oportunidade para que as pessoas aprendam como viver com uma incapacidade, aceite a perda de autonomia como natural, propiciando-lhes, assim, independência emocional.
A avaliação precede o planejamento do tratamento. A síntese dos dados de avaliação fornece informações sobre as atividades valorizadas, motivação, habilidades e déficits funcionais dos pacientes, que ajudam ou comprometem seus desempenhos funcionais.
A terapia ocupacional pode ajudar uma pessoa a desenvolver um autoconceito negativo ou positivo que facilitará o tratamento.
A terapia ocupacional pode ajudar a eliminar os motivadores que levam ao auto funcionamento e avaliar a intensidade do esquema de motivação do indivíduo para criar regras na realização das AVDs, conforme preconiza a AOTA, 1994.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A ocupação/atividade é considerada terapêutica, quando condiz com situações abaixo.
I Não tem tanto significado para o cliente, mas prepara para a participação em outras atividades importantes.
II Sofreu processo de análise, seleção e gradação, além da adaptação, tendo seu reconhecimento nos diversos campos da saúde, antes de sua prescrição.
III Está de acordo com as necessidades e possibilidades de qualquer cliente e tem os recursos disponíveis em qualquer situação.
IV Serve de técnica de facilitação, inibição, posicionamento e/ou estímulo sensorial.
V É reconhecida, após análise, pelo Terapeuta Ocupacional como método auxiliar e/ou atividade habilitadora para diferentes níveis de intervenção.
F, F, V, F, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
A atividade ou ocupação para ser considerada recurso terapêutico deve:
I - ser selecionada e capaz de ser ajustada a qualquer pessoa em tratamento, de forma a melhorar suas capacidades e habilidades prejudicadas permitindo o funcionamento ocupacional;
II - ter uma finalidade ou objetivo que a torna desafiadora, com perspectiva de sucesso, bem como significado e relevância para a pessoa em tratamento;
III - apresentar as características necessárias para evocar a resposta desejada;
IV - provocar resposta total imediata de acordo com o interesse, não permitindo gradação;
V - ter a participação do cliente na escolha da atividade.
V, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
V, F, V, F, V.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
Na avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais, deve ou pode constar, segundo Trombly:
I instrumentos válidos, confiáveis e sensíveis para detectar alterações importantes;
II avaliações padronizadas de tarefas ocupacionais para os cuidados pessoais;
III teste que meça consistentemente o parâmetro em estudo, independente de quem é a contagem ou de quando ocorre;
IV definidas operacionalmente as tarefas dos testes como passo inicial para estabelecer a confiabilidade;
V na avaliação do desempenho para vestir-se, o teste deve deve ser sensível para notar o progresso quanto a diferentes peças de roupas aplicadas ou diferentes partes do corpo a serem vestidas.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, F, V, V.
V, F, F, V, F.
V, F, F, F, V.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
Pensando no desempenho das tarefas ocupacionais, marque as afirmações com V (verdadeora) ou F (falsa).
I A independência nas tarefas de desempenho ocupacional é o objetivo geral da reabilitação.
II Sempre que uma pessoa sofre um trauma ou doença, a independência nas atividades físicas fica prejudicada.
III É papel do terapeuta ocupacional, na reabilitação, prescrever e treinar a utilização das adaptações necessárias para a realização das AVDs.
IV Visando ao desempenho ocupacional, o terapeuta ensina o paciente a compensar as limitações quando os fatores limitantes não forem passíveis de mudança.
V A avaliação do desempenho das tarefas ocupacionais se dá através do questionamento aos famíliares do paciente se o resultado corresponde às suas expectativas.
V, V, F, V, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, V, V.
F, V, V, F, F.
F, F, V, V, F.
Marque como VERDADEIRA (V) ou FALSA (F), as opções que respondem as questões 34, 35, 36, 37 e 38 e assinale a alternativa de A a E que corresponde, de cima para baixo, à sequência CORRETA das respostas.
Na reabilitação em Terapia Ocupacional, segundo Trobly, podemos afirmar que:
I o retorno à família, trabalho ou papel ocupacional próprio da faixa etária e comunidade é o seu objetivo e será sempre alcançado;
II a abordagem reabilitatória é um esquema compensatório apropriado para os pacientes que, portando uma deficiência, seja essa deficiência em base permanente ou provisória, precisam aprender a conviver com essa limitação;
III qualquer coisa que a pessoa faça relacionada com seus deveres, papéis ou satisfação na vida, é uma tarefa de desempenho ocupacional;
IV só podemos considerar que há independência pessoal, se não houver dependência de equipamentos para a realização de tarefas;
V quando houver necessidade de equipamento cabe sempre ao Terapeuta desenvolvê-lo, fazê-lo ou mandar fabricá-lo, para cada paciente.
V, V, F, F, F.
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
De acordo com o relato de caso a seguir, analise as afirmativas relacionadas nas questões 31, 32 e 33.
PACIENTE K.D.G., 17 ANOS, SOFREU QUEIMADURA DE ETIOLOGIA GASOSA EM CALDEIRAS COM 15% A 25% DO SEGMENTO CORPORAL QUEIMADO (MMSS E MMII) COM ACOMETIMENTO DA CAMADA DA DERME NA ÁREA ATINGIDA. ENCONTRA-SE DEPRIMIDO E NEGA-SE A REALIZAR ATENDIMENTO. FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL E BALNOTERAPIA COM A DESCRIÇÃO ACIMA NO PRONTUÁRIO, PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO.
Em um plano terapêutico ocupacional para o caso, analise as assertivas que fazem referência a intervenções e objetivos do tratamento.
I Resgate das funções físico-funcionais, estéticas e emocionais.
II Posicionamento adequado, estimulação da movimentação ativa precoce, treino do uso de órteses e adaptações, se necessário,
III Prevenção de deformidades, manutenção da mobilidade articular e restituição da função.
IV Educação prática para as atividades de administração doméstica, incluindo exercícios adequados, posicionamento e cuidados com a pele.
Assinale a alternativa CORRETA.
Todas as proposições são objetivos do plano terapêutico.
A opção I não poderia ser objetivo da Terapia Ocupacional visto fazer referência à função estética.
As opções I e III traçam objetivos do Plano Terapêutico e II e IV referem-se a Intervenções para alcançá-los
Todas as proposições são intervenções para a reabilitação dentro do plano terapêutico.
Apenas a opção II é descrição de intervenção, as demais são Objetivos do tratamento.
De acordo com o relato de caso a seguir, analise as afirmativas relacionadas nas questões 31, 32 e 33.
PACIENTE K.D.G., 17 ANOS, SOFREU QUEIMADURA DE ETIOLOGIA GASOSA EM CALDEIRAS COM 15% A 25% DO SEGMENTO CORPORAL QUEIMADO (MMSS E MMII) COM ACOMETIMENTO DA CAMADA DA DERME NA ÁREA ATINGIDA. ENCONTRA-SE DEPRIMIDO E NEGA-SE A REALIZAR ATENDIMENTO. FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE TERAPIA OCUPACIONAL E BALNOTERAPIA COM A DESCRIÇÃO ACIMA NO PRONTUÁRIO, PARA AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO.
Quanto às intervenções possíveis de serem realizadas na Balnoterapia.
I O Terapeuta Ocupacional apenas acompanha para atividades lúdicas, enquanto a equipe de enfermagem faz as intervenções físicas.
II O Terapeuta Ocupacional pode verificar se há rigidez muscular e/ou contraturas.
III O Terapeuta Ocupacional tem a oportunidade de efetuar medidas para próteses, caso necessário, ou realizar sua colocação.
IV O Terapeuta Ocupacional realiza atividades que propiciem amplitude articular e prevenção de aderência.
Assinale a alternativa CORRETA.
Apenas a I está correta.
I e III estão corretas, porém II e IV estão incorretas.
Apenas II e IV estão corretas.
II, III e IV estão corretas.
Apenas a IV está incorreta.
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