Questões sobre Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia

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Um paciente sofreu um Acidente Vascular Encefálico (AVE) e está sujeito a algumas alterações, tais como: tônus, distúrbios da linguagem, distúrbios da fala, da compreensão, da sensibilidade, da memória, do esquema corporal, da amplitude de movimento, da força muscular, sendo a hemiplegia um sinal clássico desta patologia. O paciente exibe uma redução na velocidade da marcha e no tamanho do passo, bem como na diminuição do equilíbrio e inabilidade para transferir o peso no membro inferior afetado, adotando um padrão de comprometimento motor. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o padrão adotado pelo membro superior da hemiplegia.

    A) Adução de ombro, flexão de cotovelo, punho e dedos.

    B) Adução de ombro, flexão de cotovelo, extensão de punho e dedos.

    C) Abdução de ombro, flexão de cotovelo, punho e dedos.

    D) Abdução de ombro, extensão de cotovelo, punho e dedos.

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é descrito como um déficit neurológico de início súbito, causado por distúrbio vascular que acarreta a interrupção do fluxo sanguíneo para uma área específica do encéfalo. No que se refere aos déficits neurológicos, de acordo com a artéria atingida, assinalar a alternativa CORRETA:

    A) Artéria cerebral anterior ocluída gera perda do controle motor contralateral, ataxia, hemianopsia homônima contralateral e paralisia do terceiro nervo craniano.

    B) Artéria cerebral média ocluída gera perda contralateral de controle motor, déficits cognitivos e sensoriais, afasia (principalmente quando o hemisfério esquerdo é acometido).

    C) Artéria basilar ocluída gera visão dupla, paralisia facial, déficits visuais e distúrbios do equilíbrio ou vestibulares.

    D) Artéria cerebelar ocluída gera vertigem, ataxia, hemianopsia homônima contralateral e paralisia do terceiro nervo craniano.

A plasticidade cerebral pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e na função do sistema nervoso, que ocorre em qualquer fase da ontogenia, como função de interações com o meio ambiente interno e externo, ou ainda como resultado de lesões que afetam o ambiente neural.
No que se refere à neuroplasticidade, julgue o item a seguir.
Axônios em cérebro imaturo têm grande capacidade de crescimento e arborização dendrítica.

A plasticidade cerebral pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e na função do sistema nervoso, que ocorre em qualquer fase da ontogenia, como função de interações com o meio ambiente interno e externo, ou ainda como resultado de lesões que afetam o ambiente neural.
No que se refere à neuroplasticidade, julgue o item a seguir.
Após lesão do nervo periférico, há proliferação de células de Schwann, produtoras de mielina.

A plasticidade cerebral pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e na função do sistema nervoso, que ocorre em qualquer fase da ontogenia, como função de interações com o meio ambiente interno e externo, ou ainda como resultado de lesões que afetam o ambiente neural.
No que se refere à neuroplasticidade, julgue o item a seguir.
A plasticidade opera em vários níveis, e um deles é o comportamental, que altera os neurotransmissores e neuromoduladores durante o crescimento e o desenvolvimento.

A plasticidade cerebral pode ser definida como uma mudança adaptativa na estrutura e na função do sistema nervoso, que ocorre em qualquer fase da ontogenia, como função de interações com o meio ambiente interno e externo, ou ainda como resultado de lesões que afetam o ambiente neural.
No que se refere à neuroplasticidade, julgue o item a seguir.
O organismo sofre modificações em sua estrutura física e funcional, incluindo seus padrões de desenvolvimento maturacional e ontogenético, mudando padrões de conexões de acordo com as várias influências, desde o nível de receptividade sensorial até as solicitações e os desafios adaptativos complexos.

Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O terapeuta poderá utilizar diversos instrumentos para obter resultados no tratamento de reabilitação do paciente com TCE, entre eles a medida de avaliação funcional, o inventário da adaptação Mayo-Portland e o questionário de integração à comunidade.



Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Um dos objetivos da terapia ocupacional no momento é estimular o paciente a responder a comandos básicos, ao menos 33% das vezes, durante atividades leves de higiene.

Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É correto afirmar que, no momento, o paciente está em grau de dependência total nas atividades da vida diária (AVD). Logo, ele não pode contribuir para nenhum aspecto da sua AVD.

Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Os níveis I a VIII do Rancho são amplamente empregados na lesão cerebral. O acréscimo dos níveis IX e X, em 1998, descrevem barreiras de alto nível cognitivo, comportamental e emocional ao desempenho ótimo.



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