Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos processos de avaliação realizados na terapia ocupacional, assinale a opção correta.
A avaliação da hipotonia é realizada por meio da observação da resposta muscular ao estiramento passivo.
O dinamômetro é um instrumento utilizado para avaliação de amplitude de movimento.
Os testes realizados com monofilamentos para avaliação da sensibilidade devem ser aplicados com a visão do paciente desobstruída.
A medida de independência funcional (MIF) é uma escala que avalia exclusivamente os aspectos motores do paciente.
Carlos, com 5 anos de idade, é motivo de preocupação de sua professora devido ao baixo desempenho apresentado por ele em sala de aula: seus movimentos são desajeitados, lentos e pesados; quando anda, apóia duramente o calcanhar no solo, e custou a aprender a subir e descer escadas. Na hora de se vestir, Carlos tem dificuldade em identificar o que é a manga, onde estão buracos para os braços nas camisas e as pernas das calças; além disso, na hora de utilizar o lápis e a folha de papel, ele sempre coloca força demais, rasgando a folha, quebrando o lápis. Carlos não faz desenhos de si mesmo como as outras crianças.
Com relação a essa situação hipotética e a aspectos referentes à abordagem psicomotora, julgue os itens a seguir.
No caso de Carlos, esquema corporal, lateralidade e coordenação motora são exemplos de conceitos funcionais de psicomotricidade que devem ser avaliados.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.
As dinâmicas utilizadas no grupo de atividade e na atividade grupal são semelhantes.
Ana, de 45 anos de idade, apresenta histórico de artrite reumatóide. Desde o diagnóstico realizado há 5 anos, vem fazendo tratamento conforme prescrito pelo reumatologista com uso continuado de antiinflamatórios. Atualmente foi atendida no serviço de terapia ocupacional e apresenta queixas de dor nos punhos, rigidez matinal e áreas edemaciadas. Ana é dona de casa, casada, com dois filhos na adolescência. Ela realizava todas as tarefas domésticas, porém, nos últimos meses, não tem conseguido realizá-las.
Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
Próteses são dispositivos de tecnologia assistiva eficientes em casos semelhantes ao da Ana.
O mais provável é que Ana não retome as atividades domésticas.
O emprego de articulações menores nas atividades são eficientes para minimizar os sintomas de artrtie reumatóide.
Um tipo de deformidade comum em pacientes com artrite reumatóide é conhecida como deformidade em botoeira.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Estudos longitudinais deixam claro que a saúde se modifica para pior devido à aposentadoria.
Julgue os itens subseqüentes, relativos às modalidades de intervenção terapêutico-ocupacionais.
A abordagem grupal proporciona a relativização dos problemas vividos e encoraja a construção coletiva de alternativas, por meio de discussões acerca da doença e da problemática psicossocial que afeta a vida pessoal e profissional do indivíduo.
As disfunções neurológicas acarretam grande impacto no desempenho ocupacional dos indivíduos por elas acometidos. Com relação a essas disfunções, assinale a opção correta.
Pacientes com doença de Huntington têm sua capacidade cognitiva preservada, mesmo com a evolução da doença.
Uma pessoa que sofra um acidente automobilístico que resulte em lesão medular pode passar, de acordo com alguns autores, por cinco estágios de ajuste, denominados negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.
Certas atividades de vida diária bimanuais, como, por exemplo, amarrar o cadarço dos sapatos, não poderão ser exercidas por indivíduos que, após acidente vascular cerebral (AVC), ficaram hemiplégicas, sendo necessário, nesse caso, orientar o familiar ou cuidador a realizar a atividade pelo paciente.
Acinesia e bradicinesia, distúrbios de movimentos apresentados por pacientes com doença de Parkinson, correspondem, respectivamente, à dificuldade para iniciar movimentos e à incapacidade de planejamento de movimentos intencionais.
Cada fase do desenvolvimento humano: pré-natal, infância, adolescência, maturidade e senescência, apresenta características que a identificam e permitem o seu reconhecimento. O estudo dessas fases é extremamente importante para os profissionais da área da saúde e possibilita uma melhor observação, compreensão e interpretação do comportamento humano. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A escolha de uma profissão e o ingresso no mercado de trabalho são características principais do início da fase adulta que podem ser impedidas ou prejudicadas devido a diversas disfunções e patologias.
Considerando o assunto tratado no texto acima, julgue os seguintes itens.
A dor crônica é um dos principais desafios enfrentados pela equipe multiprofissional que trabalha com casos de LER/DORT.
F.B. nasceu em 11 de abril de 2001. Durante a gestação, a mãe de F.B. apresentou hipertensão arterial e diabetes gestacional. A criança nasceu prematura, aos sete meses de gestação, após um episódio de convulsão da mãe. F.B. passou por sofrimento perinatal. Foi encaminhada à UTI e submetida à ventilação mecânica. Aos 3 meses de idade, apresentou convulsão e, desde então, recebe acompanhamento neuropediátrico. Com 8 meses, F.B. foi encaminhada ao setor de terapia ocupacional com o diagnóstico de paralisia cerebral com diparesia espástica.
Considerando a situação hipotética relatada, assinale a opção correta.
No caso relatado, o Inventário de Avaliação Pediátrica de Disfunção (PEDI) não poderia ser utilizado porque é uma avaliação desenvolvida para ser aplicada em crianças na faixa etária entre 12 meses e 7 anos e 6 meses de idade.
Com relação à distribuição topográfica do comprometimento, a criança com paralisia cerebral poderá apresentar tetraparesia, triparesia, diparesia ou monoparesia.
O prognóstico para deambulação e uso funcional de MMSS será menor no caso de F.B., visto que ela apresenta diparesia espástica.
É necessário, durante a intervenção, avaliar a capacidade visual de F.B., pois crianças com paralisia cerebral podem ter comprometimento visual, dado que a função visual está diretamente relacionada ao controle postural.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...