Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paulo, com 52 anos de idade, é viúvo e vive sozinho em sua casa. Repentinamente, ele ficou incapaz de movimentar o lado esquerdo do seu corpo e apresentou graves dificuldades de se expressar oralmente, a ponto de sua fala se tornar ininteligível. Após exames clínicos, o diagnóstico dado foi o de acidente vascular cerebral (AVC) direito na artéria cerebral média, o que o impediu de continuar exercendo sua profissão. Após estabilização clínica, Paulo foi encaminhado a um centro de reabilitação. Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
Negligência unilateral esquerda, anosognosia e apraxia motora unilateral constituem possíveis deficiências observadas durante a avaliação do paciente.
Ainda em relação ao AVC, assinale a opção correta.
A prosopagnosia diz respeito à negação da enfermidade, muito comum em pacientes com hemiplegia.
O terapeuta ocupacional só poderá avaliar a apraxia do ato de vestir-se quando o paciente não apresentar restrições motoras para essa atividade, ou quando essas restrições não forem suficientes para impedir o ato.
A afasia motora, que está relacionada à área de Wernicke, caracteriza-se pela boa articulação de fala, mas compreensão deficiente de leitura
Um indivíduo com lesão da artéria cerebral anterior do hemisfério esquerdo apresenta perda ipsilateral de controle motor.
Acerca da análise das atividades realizadas pelo terapeuta ocupacional, assinale a opção correta.
Alterações de texturas de materiais são propostas durante uma análise de atividade, e o uso de lixas, por exemplo, é recurso freqüentemente utilizado por terapeutas ocupacionais para o trabalho de graduação de resistência, sendo a aspereza das lixas inversamente proporcional à resistência.
Seria contra-indicado acrescentar peso em objetos utilizados por pacientes acometidos por doença de Parkinson.
A análise da atividade diminui a possibilidade de frustração do paciente, uma vez que o desafio apresentado na atividade corresponde às habilidades da pessoa verificadas durante a avaliação.
A inclinação da superfície para realização de uma tarefa tem como principal interesse a diminuição da resistência de diferentes grupos musculares.
Com relação à dinâmica de grupo e a abordagens grupais, assinale a opção correta.
Na prática clínica, nem todos os indivíduos se beneficiam do contexto grupal, pois existem situações e contextos em que a inserção de um sujeito no grupo é contra-indicada ao seu processo terapêutico.
Autocrático, laissez-faire e sabotador podem ser consideradas características de líderes em um contexto grupal.
O setting grupal é definido como o conjunto de recursos materiais utilizados em abordagens grupais.
A coesão é um fator negativo no desenvolvimento de um grupo, pois não permite a troca de diferenças de experiências entre seus membros.
A disfunção ocupacional, um dos alvos principais de intervenção da terapia ocupacional, compreende dificuldades físicas, cognitivas e sociais na execução de atividades rotineiras de um indivíduo. Entre essas atividades pode-se destacar as atividades de vida diária (AVD) e as atividades instrumentais de vida diária (AIVD). Acerca desse tema, assinale a opção correta.
Mobilidade na comunidade, gerenciamento financeiro, cuidado com equipamento pessoal e atividade sexual são exemplos de AIVD.
As atividades de vida diária, diferentemente das atividades instrumentais de vida diária, são comuns a todas as pessoas.
Trombly considera que, na intervenção do terapeuta ocupacional em atividades de vida diária, a ocupação é uma atividade-meio.
Perda de memória recente, afasia e apraxia ideatória são fatores que dificultam ou impedem o processo de aprendizagem e, conseqüentemente, dificultam a intervenção focada no treino de AVD.
A demência do tipo Alzheimer acomete um número significativo de idosos que são atendidos por terapeutas ocupacionais. A respeito dessa doença, assinale a opção correta.
Uma pessoa com doença de Alzheimer tem dificuldades relacionadas a mudanças; apesar disso, é recomendado que o terapeuta ocupacional promova modificações e adaptações no seu ambiente.
Problemas com o pensamento abstrato, desorientação de tempo e espaço e disfagia são os sintomas mais comuns no estágio inicial da doença de Alzheimer.
Pacientes em fases iniciais de evolução da doença pouco se beneficiam ao participarem de oficinas de atividades.
O miniexame do estado mental proposto por Folstein é um instrumento de avaliação útil no diagnóstico diferencial da demência do tipo Alzheimer, pois contém itens de disfunções ou dificuldades específicos a esse tipo de demência.
O desenvolvimento científico e tecnológico vem contribuindo significativamente para o aumento da expectativa de vida. Existem estimativas de que, por volta de 2025, a população com mais de 60 anos chegará ao número de 34 milhões. Entretanto, mesmo vivendo mais, os idosos não deixam de sofrer mudanças fisiológicas que afetam seu desempenho funcional e autonomia bem como grande parte das pessoas com mais de 65 anos apresenta mais de uma doença crônica. Com relação à atuação do terapeuta ocupacional na geriatria e gerontologia, assinale a opção correta.
No Brasil, o aumento da expectativa de vida está relacionado ao aumento da qualidade de vida da maioria das pessoas idosas.
Instituições de longa permanência — família acolhedora, centros de convivência e casa-lar compreendem diferentes locais que atendem a pessoa idosa no Brasil.
Diminuição de força muscular e do número de fibras nervosas e presbiopsia são alterações patológicas do envelhecimento.
De acordo com a Portaria 73 do Ministério da Saúde, os serviços de atendimento institucional aos idosos devem ser priorizados e privilegiados, em detrimento dos serviços no meio familiar.
Um homem com 56 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico e encontra-se internado no hospital. No momento, o paciente apresenta comprometimento motor do lado esquerdo, dificuldade de deglutição, diplopia e comprometimento da atenção seletiva.
Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes.
No atendimento inicial do paciente, o terapeuta deverá realizar movimentos passivos, porque permitem medir a espasticidade e detectar a presença de edemas, dor, contraturas e deformidades.
Um homem com 56 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico e encontra-se internado no hospital. No momento, o paciente apresenta comprometimento motor do lado esquerdo, dificuldade de deglutição, diplopia e comprometimento da atenção seletiva.
Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes.
Devido ao comprometimento da atenção seletiva, o terapeuta ocupacional deverá realizar as atividades com o paciente em um ambiente que apresente poucos estímulos, visto que estes poderão ocasionar desvio de atenção.
Um homem com 56 anos de idade sofreu um acidente vascular encefálico e encontra-se internado no hospital. No momento, o paciente apresenta comprometimento motor do lado esquerdo, dificuldade de deglutição, diplopia e comprometimento da atenção seletiva.
Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes.
A diplopia pode interferir de modo negativo no processo de reabilitação psicomotora do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...