Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas sobre os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) ou Residência terapêutica:
1. São casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, egressas de hospitais psiquiátricos ou não.
2. Tem a função de garantir o direito à moradia das pessoas egressas de hospitais psiquiátricos e de auxiliar o morador em seu processo de reintegração na comunidade.
3. Cada Residência terapêutica é um equipamento de saúde; deve acolher no máximo 4 moradores, sendo designado um cuidador para apoiar os moradores.
4. Toda residência terapêutica deve estar referenciada a um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e operar junto à rede de atenção à saúde mental, dentro da lógica do território.
5. Toda residência terapêutica deve receber a visita semanal de uma equipe de reabilitação composta pelo médico, terapeuta ocupacional, assistente social e psicólogo, para desenvolverem o programa terapêutico semanal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
No que se refere à Reforma Psiquiátrica, analise os eventos marcantes listados abaixo:
1. Início da reforma psiquiátrica no Brasil.
2. Sancionada a Lei Paulo Delgado, a regulamentação dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extinção progressiva dos manicômios no país.
3. Entrada em vigor no país das primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária e as primeiras normas para fiscalização e classificação dos hospitais psiquiátricos.
4. Surgimento dos primeiros Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil.
Assinale a alternativa que contempla corretamente as décadas em que os respectivos eventos ocorreram.
1. década de 1950 ; 2. década de 1970 ; 3. década de 1980 ; 4. década de 2000
1. década de 1960 ; 2. década de 1980 ; 3. década de 2000 ; 4. década de 1990
1. década de 1970 ; 2. década de 1980 ; 3. década de 1990 ; 4. década de 2000
1. década de 1970 ; 2. década de 1990 ; 3. década de 2000 ; 4. década de 1980
1. década de 1970 ; 2. década de 2000 ; 3. década de 1990 ; 4. década de 1980
Considerando o contexto atual da Terapia Ocupacional (TO) e as transformações da assistência à saúde mental no Brasil, analise as afirmativas abaixo:
1. Os conhecimentos, saberes e práticas do TO constituem um instrumental condizente com a assistência comunitária.
2. O TO tem priorizado atendimentos individuais como estratégia de atuação para a promoção de autonomia e participação social.
3. A Socioterapia e a Psicodinâmica são modelos bastante valorizados na intenção de humanizar as instituições psiquiátricas.
4. As novas práticas valorizam o desenvolvimento das atividades nos espaços reais da vida, em detrimento do setting terapêutico fechado.
5. Valoriza-se a noção de potencial terapêutico das Atividades, com possibilidade de prescrição segundo a patologia e os sintomas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
Conforme a Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina assinale a alternativa correspondente aos indivíduos que não se enquadram na definição de Condutas Típicas:
Indivíduos com deficiências múltiplas.
Indivíduos com Transtorno Hipercinético ou do Déficit de Atenção/Impulsividade (TDAH/I).
Indivíduos com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGO).
Indivíduos com diagnóstico de autismo, síndrome do espectro do autismo, síndrome de Rett e síndrome de Asperger.
Educandos com dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar, transtorno de conduta e uma série de outras manifestações de ordem social e econômica que interferem no comportamento e no processo de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que corresponde aos principais grupos de crises epiléticas, conforme a Classificação Internacional proposta em 1981:
Crises simples e crises complexas
Crises de pequeno mal e crises generalizadas
Crises parciais, crises generalizadas ou crises não classificadas
Crises de pequeno mal, crises parciais e crises totais
Analise as afirmativas abaixo, sobre a Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina:
1. A Política de Educação Especial no Estado de Santa Catarina foi oficializada em 1990 por meio da Resolução no 05 do Conselho Estadual de Educação.
2. Define que os educandos com deficiência devem ser matriculados na rede especial de ensino.
3. Define que os educandos com deficiência sensorial e com deficiência mental terão, em período oposto ao regular, serviço educacional de apoio.
4. Define que educandos com deficiências múltiplas poderão ser atendidos em escolas especiais conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
5. Define que educandos com deficiência mental severa poderão ser atendidos em escolas especiais conveniadas com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
No processo de desenvolvimento motor normal, é possível identificar alguns atos motores que são marcantes em idades mais ou menos específicas e que não variam muito de um bebê para o outro. No que se refere ao desenvolvimento da atividade dos membros superiores para pegar e manusear objetos, assinale a alternativa que melhor define as respectivas idades em que são evidenciados os seguintes atos motores no desenvolvimento motor normal: juntar as mãos na linha média, início da preensão voluntária, devolver um objeto que lhe é dado e levar o alimento à boca para comer sozinho.
2 meses, 7 meses, 8 meses e 15 meses.
2 meses, 7 meses, 9 meses e 12 meses.
3 meses, 2 meses, 5 meses e 6 meses.
3 meses, 4 meses, 12 meses e 9 meses.
5 meses, 7 meses, 6 meses e 10 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...