Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Terapeuta Ocupacional Jussara Araujo Mendes, escreveu: O terapeuta ocupacional trabalha com a atividade humana, planeja e organiza o cotidiano (dia a dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Seu interesse está relacionado ao desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização do tempo, conhecimento do corpo, utilização dos recursos tecnológicos como próteses, órteses, adaptações, tecnologias assistivas e equipamentos urbanos, ambiência, facilitação e economia de energia na realização das atividades cotidianas e laborais (trabalho), objetivando o maior grau de independência e de autonomia possível. Historicamente o que difere o tratamento terapêutico ocupacional de outros tratamentos é:
a anamnese.
o foco no desenvolvimento motor.
a clientela com deficiência intelectual e múltipla.
o uso de atividades.
o foco na função sensório-motora de membro superior.
Diferentes áreas de funcionamento do sistema nervoso central determinam como nós sentimos, entendemos e reagimos ao mundo. Como um primeiro esboço para entender estas particularidades biológicas de sistema nervoso central que fazem com que cada indivíduo perceba de forma única o mundo, vale caracterizá-las por áreas de funcionalidade. No livro The Child with Special Needes, Stanley Greenspan e Serena Wieder classificam essas áreas de funcionalidade como:
reatividade sensorial; processamento sensorial; tônus muscular.
reatividade motora; processamento motor; tônus muscular.
sistema psíquico; processamento psíquico; tônus muscular.
distúrbios no desenvolvimento; base neurológica; distúrbios leves de aprendizagem.
desenvolvimento cognitivo ; hipoou hipersensibilidade; desempenho funcional.
Apatologia faz com que as pessoas se comportem de modo incomum. Eles podem balançar as mãos, repetir algumas palavras várias vezes ou brincar apenas com um determinado brinquedo e que gostam de fazer as coisas sempre da mesma maneira. Que patologia é essa?
Hemiplegia.
Esquizofrenia.
Transtorno Bipolar.
Lesão Cerebral Traumática.
Autismo.
O paciente hemiplégico, necessita de uma certa quantidade de dorsiflexão ativa do tornozelo e artelhos. Ele também necessita, ser capaz de inibir a hiperatividade do tibial que puxa o pé fortemente para supinação durante a dorsiflexão para:
sentar-se a uma mesa.
evitar escaras.
a extensão do quadril.
um padrão correto de marcha.
atividades na postura sentada.
No paciente hemiplégico, a posição mais importante, e a que deve ser introduzida imediatamente desde o inicio, ao deitar é:
emsupinação.
empronação
na posição semideitada.
sobre o lado não afetado.
sobre o lado hemiplégico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...