Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Manoel, 59 anos de idade, carpinteiro, praticante de caminhada no parque de sua cidade, há cinco anos tentava aposentar-se quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) no lado não dominante. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Na reabilitação desse paciente, utiliza(m)-se o(s) método(s)
Bobath, exclusivamente.
Bobath, Piaget e Kabat.
Piaget e Kabat.
Rood, Brunnstrom e Bobath.
Integração Sensorial, Piaget e MIF.
Atualmente, tem crescido o número de crianças encaminhadas para a terapia ocupacional com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e que, de acordo com o DSM-IV, está dentro da classificação 315.4. Além da incapacidade da criança de desempenhar as atividades básicas de vida diária, que outros sinais frequentemente são observados?
Autoestima diminuída, dificuldades no uso coordenado dos dois lados do corpo e desinteresse por atividades que exigem resposta física.
Dificuldades em escrever, atraso na fala e estereotipias.
Dificuldade para aprender tarefas novas, hemiparesias e atraso na fala.
Hemiparesias, autoestima diminuída e desinteresse por atividades que exigem respostas físicas.
Dificuldades em escrever, atraso no desenvolvimento e estereotipias.
As crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) também podem apresentar disfunções de integração sensorial, e acredita-se que os problemas de discriminação estejam intimamente relacionados aos sinais clínicos dessa patologia. Os problemas de discriminação são
hiper-reação a estímulos, dispraxia e controle postural.
dispraxia, deficit postural e deficit de integração bilateral.
falhas no registro sensorial, tendência para a procura de estímulos e hiper-reação a estímulos.
dispraxia, controle postural e defensividade sensorial.
defensividade sensorial, falhas no registro sensorial e deficit de integração bilateral.
De acordo com a ASIA (American Spinal Injury Association), são quatro as fases de mudança comportamental decorrente da lesão medular. A fase de negação ocorre quando o paciente
começa a tomar consciência de sua real situação, o que gera nele ansiedade. Em alguns casos, pode entrar em depressão e manifestar ideias suicidas.
está desorientado, confuso, assustado, desconhecendo sua real situação.
apresenta boa colaboração e capacidade máxima para atingir os objetivos propostos, além da reestruturação de sua autoimagem e recuperação de sua eficiência, dentro dos limites impostos pela lesão medular.
começa a perceber a realidade, porém a distorce; seu pensamento está direcionado à recuperação total.
começa a tomar consciência de sua real situação; em alguns casos, apresenta confusão, perda de controle de esfíncter e depressão.
Que músculo(s)-chave está(ão) envolvido(s) em uma lesão medular na raiz C8?
flexores do cotovelo
extensores do punho
flexor profundo do 3.° dedo
extensor do joelho
extensor do cotovelo
Texto IV, para responder às questões 23 e 24.
Criança com sete meses de idade, nascida a termo, é encaminhada pelo pediatra para o terapeuta ocupacional devido ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Quais protocolos de avaliação o terapeuta ocupacional pode utilizar com essa criança?
MIF, LOTCA e PEDI
Brazelton, MAI e LOTCA
PEDI, MAI e Amiel Tyson
Integração Sensorial, PEDI e MAI
PEDI, Brazelton e LOTCA
Texto IV, para responder às questões 23 e 24.
Criança com sete meses de idade, nascida a termo, é encaminhada pelo pediatra para o terapeuta ocupacional devido ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Em uma evolução típica, essa criança deve
apresentar reflexo tônico cervical assimétrico.
segurar objetos como se fosse pinça.
indicar seus desejos sem chorar.
realizar seguimento visual até a linha média.
brincar com os pés e levá-los à boca.
Texto III, para responder às questões 21 e 22.
A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo, documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), apresenta um sumário de ideias inter-relacionadas que definem e guiam a prática da terapia ocupacional.
As diversas ocupações ou atividades classificam-se em categorias chamadas áreas de ocupação atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, descanso e sono, educação, trabalho, brincadeiras, lazer e participação social. Entre as atividades de vida diária, estão
uso do vaso sanitário, preparo de refeição e limpeza, cuidado de animais, mobilidade na comunidade e higiene pessoal.
uso do vaso sanitário, higiene pessoal, mobilidade funcional, mobilidade na comunidade e limpeza.
alimentação, higiene pessoal, uso do vaso sanitário, banho e ato de vestir-se.
realização de compras, mobilidade na comunidade, o ato de vestir-se, preparo de refeições, limpeza e cuidado de animais.
higiene pessoal, o ato de vestir-se, mobilidade na comunidade, uso do vaso sanitário e cuidado de animais.
Texto III, para responder às questões 21 e 22.
A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo, documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), apresenta um sumário de ideias inter-relacionadas que definem e guiam a prática da terapia ocupacional.
São considerados aspectos do domínio da terapia ocupacional:
áreas de ocupação, fatores do cliente, habilidades de desempenho e padrões de desempenho.
áreas de ocupação, fatores do cliente, habilidades de desempenho e análise do desempenho.
análise do desempenho, áreas de ocupação, fatores do cliente e avaliação.
habilidades de desempenho, padrões de desempenho, revisão da intervenção e avaliação.
habilidades de desempenho, padrões de desempenho, análise do desempenho e revisão da intervenção.
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