Questões de Terapia Ocupacional da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Manoel, 59 anos de idade, carpinteiro, praticante de caminhada no parque de sua cidade, há cinco anos tentava aposentar-se quando sofreu um acidente vascular encefálico (AVE) no lado não dominante. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para a terapia ocupacional. Na reabilitação desse paciente, utiliza(m)-se o(s) método(s)

  • A.

    Bobath, exclusivamente.

  • B.

    Bobath, Piaget e Kabat.

  • C.

    Piaget e Kabat.

  • D.

    Rood, Brunnstrom e Bobath.

  • E.

    Integração Sensorial, Piaget e MIF.

Atualmente, tem crescido o número de crianças encaminhadas para a terapia ocupacional com diagnóstico de transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e que, de acordo com o DSM-IV, está dentro da classificação 315.4. Além da incapacidade da criança de desempenhar as atividades básicas de vida diária, que outros sinais frequentemente são observados?

  • A.

    Autoestima diminuída, dificuldades no uso coordenado dos dois lados do corpo e desinteresse por atividades que exigem resposta física.

  • B.

    Dificuldades em escrever, atraso na fala e estereotipias.

  • C.

    Dificuldade para aprender tarefas novas, hemiparesias e atraso na fala.

  • D.

    Hemiparesias, autoestima diminuída e desinteresse por atividades que exigem respostas físicas.

  • E.

    Dificuldades em escrever, atraso no desenvolvimento e estereotipias.

As crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) também podem apresentar disfunções de integração sensorial, e acredita-se que os problemas de discriminação estejam intimamente relacionados aos sinais clínicos dessa patologia. Os problemas de discriminação são

  • A.

    hiper-reação a estímulos, dispraxia e controle postural.

  • B.

    dispraxia, deficit postural e deficit de integração bilateral.

  • C.

    falhas no registro sensorial, tendência para a procura de estímulos e hiper-reação a estímulos.

  • D.

    dispraxia, controle postural e defensividade sensorial.

  • E.

    defensividade sensorial, falhas no registro sensorial e deficit de integração bilateral.

De acordo com a ASIA (American Spinal Injury Association), são quatro as fases de mudança comportamental decorrente da lesão medular. A fase de negação ocorre quando o paciente

  • A.

    começa a tomar consciência de sua real situação, o que gera nele ansiedade. Em alguns casos, pode entrar em depressão e manifestar ideias suicidas.

  • B.

    está desorientado, confuso, assustado, desconhecendo sua real situação.

  • C.

    apresenta boa colaboração e capacidade máxima para atingir os objetivos propostos, além da reestruturação de sua autoimagem e recuperação de sua eficiência, dentro dos limites impostos pela lesão medular.

  • D.

    começa a perceber a realidade, porém a distorce; seu pensamento está direcionado à recuperação total.

  • E.

    começa a tomar consciência de sua real situação; em alguns casos, apresenta confusão, perda de controle de esfíncter e depressão.

Que músculo(s)-chave está(ão) envolvido(s) em uma lesão medular na raiz C8?

  • A.

    flexores do cotovelo

  • B.

    extensores do punho

  • C.

    flexor profundo do 3.° dedo

  • D.

    extensor do joelho

  • E.

    extensor do cotovelo

Texto IV, para responder às questões 23 e 24.

Criança com sete meses de idade, nascida a termo, é encaminhada pelo pediatra para o terapeuta ocupacional devido ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Quais protocolos de avaliação o terapeuta ocupacional pode utilizar com essa criança?

  • A.

    MIF, LOTCA e PEDI

  • B.

    Brazelton, MAI e LOTCA

  • C.

    PEDI, MAI e Amiel Tyson

  • D.

    Integração Sensorial, PEDI e MAI

  • E.

    PEDI, Brazelton e LOTCA

Texto IV, para responder às questões 23 e 24.

Criança com sete meses de idade, nascida a termo, é encaminhada pelo pediatra para o terapeuta ocupacional devido ao atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Em uma evolução típica, essa criança deve

  • A.

    apresentar reflexo tônico cervical assimétrico.

  • B.

    segurar objetos como se fosse pinça.

  • C.

    indicar seus desejos sem chorar.

  • D.

    realizar seguimento visual até a linha média.

  • E.

    brincar com os pés e levá-los à boca.

Texto III, para responder às questões 21 e 22.

A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo, documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), apresenta um sumário de ideias inter-relacionadas que definem e guiam a prática da terapia ocupacional.

As diversas ocupações ou atividades classificam-se em categorias chamadas áreas de ocupação — atividades de vida diária, atividades instrumentais de vida diária, descanso e sono, educação, trabalho, brincadeiras, lazer e participação social. Entre as atividades de vida diária, estão

  • A.

    uso do vaso sanitário, preparo de refeição e limpeza, cuidado de animais, mobilidade na comunidade e higiene pessoal.

  • B.

    uso do vaso sanitário, higiene pessoal, mobilidade funcional, mobilidade na comunidade e limpeza.

  • C.

    alimentação, higiene pessoal, uso do vaso sanitário, banho e ato de vestir-se.

  • D.

    realização de compras, mobilidade na comunidade, o ato de vestir-se, preparo de refeições, limpeza e cuidado de animais.

  • E.

    higiene pessoal, o ato de vestir-se, mobilidade na comunidade, uso do vaso sanitário e cuidado de animais.

Texto III, para responder às questões 21 e 22.

A estrutura da prática da terapia ocupacional: domínio e processo, documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA), apresenta um sumário de ideias inter-relacionadas que definem e guiam a prática da terapia ocupacional.

São considerados aspectos do domínio da terapia ocupacional:

  • A.

    áreas de ocupação, fatores do cliente, habilidades de desempenho e padrões de desempenho.

  • B.

    áreas de ocupação, fatores do cliente, habilidades de desempenho e análise do desempenho.

  • C.

    análise do desempenho, áreas de ocupação, fatores do cliente e avaliação.

  • D.

    habilidades de desempenho, padrões de desempenho, revisão da intervenção e avaliação.

  • E.

    habilidades de desempenho, padrões de desempenho, análise do desempenho e revisão da intervenção.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...