Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Terapia Ocupacional - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
O desenvolvimento de um programa individualizado de preparação para o retorno ao trabalho começa com
estabelecimento da base de tolerância ao trabalho.
preparação para o retorno ao trabalho.
plano individual do trabalhador.
relatório dos resultados.
análise do emprego.
Terapia Ocupacional - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A partir da situação descrita, qual o plano de tratamento terapêutico ocupacional que deverá ser traçado para R.?
Realizar o treino do vestir e despir o sutiã; atividades amplas para o relaxamento das interfalangianas proximais e dorsais da mão; cinesioterapia nas fibras musculares excitatórias.
Trabalhar o relaxamento dos intercostais externos; treino das AIVDs; flexores da metacarpofalangianas e interfalangianas proximal e distal.
Trabalhar o treino das atividades de AVD; fortalecimento muscular dos flexores do ombro, flexores e extensores do punho, flexores dos dedos.
Orientar quanto à realização das atividades domésticas, utilizando objetivos com peso de 5 kg em cada mão alternadamente; trabalhar a resistência física da musculatura do sincício ventricular.
Realizar atividades de repetição associadas a atividades de resistência máxima longo no período inicial do tratamento; treino das atividades de AIVDs; trabalho da força muscular bilateral e coordenação motora global.
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De acordo com Bax apud Martins et al (2009), a paralisia cerebral (PC) tem sua definição com um grupo de transtornos do desenvolvimento no que reportar-se ao movimento e à postura, acarretando limitações funcionais ocorridas durante o desenvolvimento fetal ou cérebro infantil. O tratamento junto à criança com PC deverá envolver uma equipe interdisciplinar, dada a complexidade desta doença. Dentre os métodos utilizados, no âmbito da neurologia para o tratamento de crianças com este transtorno, destaca-se
Método dos Anéis de Band Ragaz.
Técnica de Condução.
Método Halliwick.
Conceito Bobath.
Conceito Watsu.
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A avaliação do brincar que se baseia na observação, além de medir o comportamento típico da atividade, denomina-se
protocolo de participação lúdica.
escala lúdica pré-escolar.
teste do entretenimento.
escala de brincadeira.
histórico lúdico.
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Quanto à saúde do idoso, conforme Cassiano (2008), qual a contribuição da terapia ocupacional para a manutenção da capacidade funcional no processo de envelhecimento?
O profissional irá atuar no sentido de promover, habilitar o desempenho motor das atividades de lazer, baseando-se nas questões sociais, intervindo a partir das limitações remanescentes do idoso.
O treino inabilidades requeridas para a realização das atividades, a utilização das funções de maior complexidade e o uso de adaptações complexas, como as de tecnologias assistivas, são intervenções frequentemente utilizadas para a população idosa.
O terapeuta ocupacional junto a esta população realiza atividades como modificações ambientais, fazendo com que o indivíduo fique ainda mais dependente de seu cuidador, além de orientações sobre os impactos funcionais do envelhecimento e das doenças crônicas.
A atuação profissional tem como propósito manter ou capacitar o alcance de um desempenho funcional e adaptativo satisfatório, assessorando o cliente, para que ele possa executar tarefas e papéis ocupacionais essenciais a uma vida ativa com o controle de si e do ambiente, prevenindo comprometimentos funcionais e promovendo a saúde.
O trabalho da terapia ocupacional, no campo da gerontologia, visa à conquista de uma melhor qualidade de suas atividades de trabalho, sem preservar a autonomia e manutenção da máxima capacidade funcional no idoso, sendo o processo realizado por meio da avaliação, interpretação, tratamento e solução de problemas que interfiram no desempenho funcional e/ou adaptativo.
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Em relação aos princípios e diretrizes do NASF, analise.
I. O território é um conjunto de sistemas naturais e artificiais que engloba indivíduos e instituições, independente de seu poder.
II. A educação popular em saúde tem como finalidade a apuração, a sistematização de modos de sentir, pensar, sonhar, querer, agir e se expressar das pessoas.
III. O conceito de interdisciplinaridade está direcionado para as diversas ações no âmbito da saúde do trabalhador utilizadas pelos profissionais.
IV. A intersetorialidade não se articula entre os sujeitos, pois seu conceito está voltado para a comunidade, no qual o indivíduo está inserido.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
I, II
II, III
III, IV
I, IV
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De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) é de responsabilidade do terapeuta ocupacional
prescrever medicamento ou praticar ato cirúrgico.
negar assistência, em caso de indubitável urgência.
zelar pela provisão e manutenção de adequada assistência ao cliente.
promover atividades de ensino em que o direito inalienável do homem seja desrespeitado.
receber, de pessoa física ou jurídica, comissão, remuneração, benefício que não corresponde ao serviço prestado.
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Buckner (2005) conceitua a artrite reumatoide (AR) comum, uma doença crônica sistêmica e autoimune. As mãos são o local mais gravemente afetado pela AR. Observe.
Um sinal típico de AR é demonstrado na figura
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