Questões de Terapia Ocupacional da MOVENS Instituto

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Em um paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral, são geralmente identificadas as seguintes deficiências motoras:

  • A.

    afasia e paraparesia.

  • B.

    hemiplegia e hemiparesia.

  • C.

    monoplegia e diplopia.

  • D.

    paraplegia e afasia.

  • E.

    monoparesia e diplopia.

Leia o texto abaixo e responda às questões 03 e 04.

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica, progressiva, sem remissão e de condições altamente variáveis. Nos estágios tardios da DP, o sofrimento psíquico leva à redução da qualidade de vida e à instalação de incapacidades funcionais.

Na DP, a primeira queixa apresentada é

  • A.

    dor

  • B.

    demência.

  • C.

    tremor.

  • D.

    edemas.

  • E.

    face em máscara.

Leia o texto abaixo e responda às questões 03 e 04.

A Doença de Parkinson (DP) é uma doença crônica, progressiva, sem remissão e de condições altamente variáveis. Nos estágios tardios da DP, o sofrimento psíquico leva à redução da qualidade de vida e à instalação de incapacidades funcionais.

Em relação à DP, assinale Falso (F) ou Verdadeiro (V).

I - Está relacionada às doenças neurodegenerativas.

II - A falta dos reflexos posturais em geral resulta em quedas numerosas e acinesia.

III - A ocorrência é mais comum nos primeiros anos de vida adulta.

IV - A abordagem terapêutico-ocupacional é solicitada nos estágios intermediários e finais da doença, quando são observados sintomas de limitações funcionais e incapacidades.

V - O isolamento social e a aposentadoria precoce raramente ocorrem como problemas psicossociais enfrentados pelo paciente.

A seqüência correta é

  • A.

    V F V F V.

  • B.

    V F F V V.

  • C.

    F V V F V.

  • D.

    V V F V F.

  • E.

    F V F V V.

Com relação aos procedimentos de avaliação em terapia ocupacional, é correto afirmar que

I - entrevistas, questionários, técnicas de medida, e de observação e amostragem fazem parte dos procedimentos para obter informação.

II - a avaliação pode ser formal ou informal.

III - é raro observar um paciente realizar tarefas em ambientes domésticos, de trabalho ou comunitários.

IV - o processo de avaliação envolve: aquisição de informação, observação, mensuração, registro e reavaliação de resultados.

V - a análise das ocupações e sua prescrição como terapia não são habilidades únicas da terapia ocupacional.

Estão corretos apenas os itens

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I e V.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e V.

A terapia ocupacional desenvolve suas ações nos contextos hospitalares das intervenções voltadas para as conseqüências da enfermidade e da própria internação hospitalar, bem como para as alterações e rupturas que acometem os seres humanos. Seu objetivo primordial é a promoção da qualidade de vida do sujeito hospitalizado. Dimensiona soluções para a permanência no ambiente hospitalar, para a melhoria das relações com a equipe profissional e para o atendimento das necessidades da família e/ ou do acompanhante. Considerando os objetivos terapêuticos e as capacidades do profissional no contexto hospitalar, relacione a coluna de cima com a coluna de baixo.

I - Promoção da melhoria das relações interpessoais no cotidiano hospitalar e suas interfaces com a família e a equipe.

II - Atuação com base no uso específico de atividades, que podem ser artesanais, profissionais e artísticas, de autocuidado e/ou de acompanhamento.

III - Ligação intrínseca do processo terapêuticoocupacional às diferentes formas de refletir sobre a ação humana, baseadas em diferentes processos, fundamentos ou bases filosóficas, como um dos princípios fundamentais.

( )abordagem holística no processo de recuperação funcional

( )fundamentação teórico- metodológica

( )desenvolvimento de programas de assistência

( )recursos terapêuticos ocupacionais

( )facilitação da inter-relação equipe/paciente.

A seqüência correta é

  • A.

    III II II I III.

  • B.

    III II II I I.

  • C.

    II I II II III.

  • D.

    I III II II I.

  • E.

    I II I III I.

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