Questões de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Lista completa de Questões de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante o processo de hospitalização do queimado, a construção da qualidade da vida cotidiana

  • A.

    refere-se especificamente à transformação concreta da realidade

  • B.

    é pensada especificamente na esfera da autonomia nas AVD.

  • C.

    diz respeito apenas às condições materiais da existência.

  • D.

    indica satisfazer somente as exigências do cliente

Na fase aguda, a mão queimada exige cuidados especiais do Terapeuta Ocupacional como o uso de imobilizações. Nesta fase marque o objetivo que NÃO deve ser estabelecido.

  • A.

    Evitar o estresse ligamentar nas articulações interfalangeanas.

  • B.

    Auxiliar na redução do edema e permitir o fluxo para os músculos intrínsecos

  • C.

    Prevenir a deformidade da mão em garra devido a queimadura.

  • D.

    Promover a movimentação através da imobilização durante todo o dia.

Questões 17 e 18

"Menina de 4 anos sofreu queimadura em casa, com líquido escaldante, atingindo a face, tórax, e membros inferiores. Foi socorrida no Centro de Tratamento de Queimados. Na face, identificaram-se flictenas que, depois de removidas, tornaram a lesão eritematosa, transudativa e muito dolorosa. No tórax também foram detectadas flictenas que, após a remoção, exibiram aspecto hemorrágico. Nos membros inferiores a pele estava avermelhada, sem flictenas e referiu dor por curto período. Durante a hospitalização o cliente demonstra limitação nas AVD alimentação e locomoção".

Com base nesse relato responda as duas questões seguintes:

Marque a opção que NÃO deve ser adotada pelo Terapeuta Ocupacional como objetivo de intervenção para essa cliente

  • A.

    Ensinar a família a fornecer estimulação sensorial para prevenir a desorientação.

  • B.

    Orientar o cliente e a sua família quanto à necessidade da deambulação precoce.

  • C.

    Fornecer aparelhos de adaptação para aumentar as habilidades de autocuidado

  • D.

    Idealizar mobilizações e implementar técnicas de posicionamento para mobilização.

Questões 17 e 18

"Menina de 4 anos sofreu queimadura em casa, com líquido escaldante, atingindo a face, tórax, e membros inferiores. Foi socorrida no Centro de Tratamento de Queimados. Na face, identificaram-se flictenas que, depois de removidas, tornaram a lesão eritematosa, transudativa e muito dolorosa. No tórax também foram detectadas flictenas que, após a remoção, exibiram aspecto hemorrágico. Nos membros inferiores a pele estava avermelhada, sem flictenas e referiu dor por curto período. Durante a hospitalização o cliente demonstra limitação nas AVD alimentação e locomoção".

Com base nesse relato responda as duas questões seguintes:

Identifique a profundidade das queimaduras.

  • A.

    face – queimadura de espessura parcial profunda; tórax – queimadura de espessura parcial superficial; membros inferiores – queimadura superficial.

  • B.

    face – queimadura de espessura parcial superficial; tórax – queimadura de espessura parcial profunda; membros inferiores – queimadura superficial.

  • C.

    face – queimadura de superficial; tórax – queimadura de espessura parcial profunda; membros inferiores – queimadura espessura parcial superficial.

  • D.

    face – queimadura de espessura parcial superficial; tórax – queimadura superficial; membros inferiores – queimadura de espessura parcial profunda.

Durante o período de hospitalização de uma mulher de 45 anos, com disfunção cardiopulmonar, na fase aguda, o terapeuta ocupacional deve aplicar

  • A.

    treinamento com exercícios de resistência leve.

  • B.

    treinamento de fortalecimento.

  • C.

    AVD básicas e deambulação aberta.

  • D.

    estabelecimento dos hábitos de exercício.

Consideram-se como repercussões da disfunção cardiopulmonar na criança:

  • A.

    déficits principalmente no desempenho da brincadeira e atividades da vida diária

  • B.

    déficits freqüentes nos componentes de desempenho sensório-motores

  • C.

    déficits principalmente de desempenho nas áreas de alimentação e autocuidado

  • D.

    problema freqüente na adesão ao tratamento médico e esquemas de terapia

A função do terapeuta ocupacional na reabilitação cardíaca durante o período de hospitalização NÃO envolve:

  • A.

    conservação de energia e controle do estresse

  • B.

    monitoração e graduação da atividade

  • C.

    relaxamento e simplificação do trabalho

  • D.

    prevenção e programas domiciliares

Durante o período de hospitalização do cliente oncológico, o terapeuta ocupacional pode aplicar a Conduta de Tratamento de Multicontexto considerando, EXCETO:

  • A.

    a transferência de aprendizado inclui a prática da identificação de situações em que a estratégia se aplica.

  • B.

    as habilidades de auto-regulação são necessárias para levar o cliente além da condição inicial.

  • C.

    a informação é mais bem aprendida quando o cliente relaciona ao conteúdo já aprendido.

  • D.

    o comportamento deve ser observado em diversas tarefas distintas, utilizando estratégias interna e externa.

Mulher de 32 anos, destra, foi submetida a mastectomia radical na mama direita. Foram removidos os músculos peitorais, todos os linfonodos axilares, tecido gorduroso e pele. Durante o período de hospitalização, o terapeuta ocupacional NÃO deve adotar como objetivos de reabilitação física:

  • A.

    prevenir a formação de edema generalizado.

  • B.

    diminuir a formação de aderências cicatriciais.

  • C.

    manter o posicionamento dos membros superiores

  • D.

    facilitar a conquista da autonomia e independência.

A Terapia Ocupacional em crianças com deficiências de aprendizagem normalmente NÃO focaliza:

  • A.

    melhoria da capacidade de registrar, processar e integrar as informações sensoriais através da intervenção indireta.

  • B.

    ensinamento de estratégias compensatórias para a criança aprender a reconhecer os sinais de problemas de integração sensoria

  • C.

    adaptação do ambiente para levar vantagem dos pontos fortes da criança e compensar as áreas de déficit

  • D.

    o trabalho em proximidade com os pais e professores porque a consistência da conduta e expectativas é essencial para o sucesso

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