Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
O condutor que teve seu recurso, relacionado a uma autuação do órgão municipal de trânsito, indeferido em primeira instância (Jari), pode interpor novo recurso
à Polícia Militar do Estado.
ao Detran − Departamento Estadual de Trânsito.
ao Cetran − Conselho Estadual de Trânsito.
ao Contran − Conselho Nacional de Trânsito.
ao Denatran − Departamento Nacional de Trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:
I; II; III;
I; IV; V;
I; II; III; IV;
I; II; III; IV; V;
III; IV; V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:
Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.
Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.
Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.
Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:
As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.
As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.
O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.
Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.
Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.
Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.
Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A mobilidade e a acessibilidade com segurança e qualidade ambiental devem ser garantidas a toda a população. As afirmações abaixo estão de acordo com esta diretriz, EXCETO:
Priorizar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, considerando os usuários mais frágeis do trânsito, como: crianças, idosos, pessoas com deficiências e portadores de necessidades especiais.
Estimular a previsão na legislação municipal, estadual e federal de mecanismos que exijam a construção, manutenção e melhoria de calçadas e passeios.
Promover a circulação de veículos de aluguel destinados ao transporte de passageiros, liberando-os da autorização do poder público concedente, desde que haja aumento da demanda de usuários além da capacidade operacional do sistema de transporte.
Promover nos projetos de empreendimentos, em especial naqueles considerados pólos geradores de tráfego, a inclusão de medidas de segurança e sinalização de trânsito, incentivando que os planos diretores municipais prevejam mecanismos que minimizem os efeitos negativos decorrentes, inclusive com ônus ao empreendedor, quando couber.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Objetivando promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, no desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, o técnico de educação deverá ter como diretrizes, EXCETO:
Divulgar e disponibilizar à sociedade estudos técnicos, estatísticas, normas e legislação.
Estimular a participação da sociedade em movimentos voltados para a segurança e à cidadania no trânsito.
Promover a sensibilização da opinião pública para o tema trânsito, através da mobilização dos meios de comunicação social.
Estimular a utilização de situações condenadas pela legislação de trânsito, desde que atendam às expectativas da população.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Com relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Trânsito, é correto afirmar, EXCETO:
O atendimento a algumas exigências é condição indispensável à integração de cada município ao Sistema Nacional de Trânsito. Tais exigências estão expressas no Código do Trânsito Brasileiro, artigos 24 e 333, e em Resolução do CONTRAN.
A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito depende de seu tamanho, sua receita e seu quadro de pessoal. É exigida a criação do órgão de trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, ao qual cabe julgar os recursos interpostos pelos presumidos infratores.
É necessário ter-se em mente a relação biunívoca do uso do solo com o trânsito e o transporte, pois cada edificação gera uma necessidade diferente de deslocamento, que deve ser atendida e, por outro lado, a movimentação de veículos, pessoas e animais interferem na implantação e utilização das edificações.
Para implantação das orientações legais relativas à municipalização do trânsito, torna-se importante validar e implantar princípios e modelos alternativos para estruturação e organização dos sistemas locais, passíveis de adequação às diferentes realidades da administração municipal no Brasil e viabilizar apoio técnico-legal e administrativo aos municípios que buscam engajar-se nesse movimento de mudança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
De acordo com o texto da Política Nacional de Trânsito, podemos afirmar em relação à educação para o trânsito, EXCETO:
A educação para o trânsito ensinada nas escolas da rede pública e privada pressupõe a utilização de metodologia previamente definida pelo Ministério da Educação – MEC, a fim de padronizar as informações a serem recebidas pelos alunos.
A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito – enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e do bem-estar.
A educação tem como mola mestra a disseminação de informações e a participação da população na resolução de problemas, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.
A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
A Política Nacional de Trânsito busca atingir cinco grandes objetivos, priorizados em razão de seus significados para a sociedade e para o cidadão brasileiro e de seus efeitos multiplicadores, em consonância com as demais políticas públicas. São objetivos da PNT, EXCETO:
Priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, visando à redução do número de vítimas, dos índices e da gravidade dos acidentes de trânsito e da emissão de poluentes e ruídos.
Estimular a mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos, propiciando as condições necessárias para sua locomoção no espaço público, de forma a assegurar plenamente o direito constitucional de ir e vir.
Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito.
Padronizar a atuação dos municípios, na área de segurança e educação para o trânsito, definindo estratégias básicas, para que ocorra maior controle por parte do Conselho Nacional de Trânsito das ações a serem desenvolvidas.
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