Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2006

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O sistema ABS de freios só entra em funcionamento quando

  • A.

    o freio é acionado violentamente.

  • B.

    o motor entra em funcionamento.

  • C.

    o veículo está acima de 80 Km/h.

  • D.

    é ligada a chave de ignição.

  • E.

    uma das rodas apresenta possibilidade de travar.

O anel sincronizador é um componente do câmbio que tem por função

  • A.

    igualar a rotação da engrenagem com a luva de engate.

  • B.

    eliminar a folga entre a engrenagem e a luva de engate.

  • C.

    bloquear o engate de duas marchas ao mesmo tempo.

  • D.

    diminuir o atrito entre a luva de engate e a engrenagem.

  • E.

    permitir uma melhor lubrificação da luva de engate.

Um motor com 4 cilindros possui cada cilindro com 81mm de diâmetro e 77,4mm de curso do êmbolo. A cilindrada aproximada deste motor é:

  • A.

    1300 cc

  • B.

    1500 cc

  • C.

    1600 cc

  • D.

    1800 cc

  • E.

    2000 cc

O volante do motor tem como uma de suas finalidades

  • A.

    acumular energia para compensar os tempos improdutivos do motor.

  • B.

    fazer o motor girar mais suavemente.

  • C.

    deixar o motor mais pesado e mais potente.

  • D.

    não deixar o motor morrer em marcha-lenta.

  • E.

    fazer o sincronismo entre o virabrequim e a embreagem.

Alguns motores utilizam árvores contra-rotantes para

  • A.

    acionar a bomba de óleo.

  • B.

    reduzir as vibrações do motor.

  • C.

    sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas.

  • D.

    acionar o eixo do distribuidor.

  • E.

    sincronizar o distribuidor e o comando de válvulas.

A finalidade do comando de válvulas de admissão variável é

  • A.

    diminuir o torque do motor em baixas rotações.

  • B.

    aumentar o torque do motor em todas rotações.

  • C.

    aumentar a potência do motor em todas rotações.

  • D.

    diminuir a potência do motor em altas rotações.

  • E.

    aumentar o torque do motor em baixas rotações.

A relação de transmissão entre o comando de válvulas/ árvore de manivelas do motor Ciclo Otto de 4 tempos é

  • A.

    1:1

  • B.

    1:2

  • C.

    2:3

  • D.

    2:1

  • E.

    3:2

Para calcular a taxa de compressão de um cilindro deve-se

  • A.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume da câmara.

  • B.

    dividir o diâmetro do cilindro pelo volume da câmara de combustão.

  • C.

    somar o volume da câmara com o diâmetro do cilindro e dividir pelo volume da câmara.

  • D.

    somar o diâmetro do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

  • E.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

Em um motor quatro tempos e quatro cilindros, para obter uma volta completa no distribuidor deve-se dar um giro de

  • A.

    180° no virabrequim.

  • B.

    180° no comando de válvulas.

  • C.

    360° no virabrequim.

  • D.

    360° no comando de válvulas.

  • E.

    720° no comando de válvulas.

O componente responsável pela ordem de ignição é

  • A.

    o eixo do distribuidor.

  • B.

    o virabrequim.

  • C.

    o distribuidor.

  • D.

    a tampa do distribuidor.

  • E.

    o comando de válvulas.

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