Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2007

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Em caso de acidente, o socorrista ao tentar conter uma hemorragia externa deve:

  • A.

    Aplicar pressão direta sobre o ferimento, com uma compressa por pelo menos cinco minutos.

  • B.

    Aplicar compressa fria ou saco de gelo no local afetado.

  • C.

    Fazer um curativo local com anti-sépticos.

  • D.

    Imobilizar o local com uma tala.

Caracteriza estado de choque:

  • A.

    Pulso rápido e fraco.

  • B.

    Falta de ar.

  • C.

    Perda de sangue pelos ouvidos.

  • D.

    Convulsões.

Caracteriza queimadura de terceiro grau:

  • A.

    Vermelhidão e dor no local sem formação de bolhas.

  • B.

    Pele destruída em todas as camadas, atingindo músculos, nervos, outros órgãos e até ossos.

  • C.

    Vermelhidão, dor e formação de bolhas na camada superficial, com posterior descamação.

  • D.

    Vermelhidão com descamação.

Assinale a alternativa que indica as principais informações que devem ser dadas ao solicitar socorro:

  • A.

    Local exato e o tipo de acidente, quantidade de vítimas, se há vitimas inconscientes e gravidade dos ferimentos.

  • B.

    Marca e modelo dos veículos envolvidos, condições adversas da estrada e quantidade de vítimas.

  • C.

    Condições adversas do tempo, local exato e o tipo de acidente.

  • D.

    Quantidade de veículos envolvidos e condições adversas do tempo.

Existe uma forte relação entre o tipo de acidente e a natureza dos ferimentos da vítima. Para avaliar corretamente é importante saber:

  • A.

    Quantidade de pessoas envolvidas, marca e modelo dos carros, condições adversas das vítimas.

  • B.

    A direção em que ia o veículo ao ocorrer o impacto, a intensidade do impacto e a maneira como o impacto afetou as vítimas.

  • C.

    Local do acidente, condições adversas do veículo, condições adversas da estrada e a intensidade do impacto.

  • D.

    Direção em que ia o veículo ao ocorrer o impacto, condições dos pneus do veículo e intensidade do impacto.

Ao socorrer uma vítima de acidente de trânsito, é realizada uma avaliação primária, que obedece a uma seqüência padronizada. A seqüência é:

  • A.

    Desobstrução das vias aéreas e estabilização da coluna vertical, respiração, circulação, hemorragia e controle de choque, nível de consciência e exposição e proteção da vítima.

  • B.

    Desobstrução das vias aéreas e estabilização da coluna vertical, averiguar a falta de algum membro do corpo, nível de consciência, respiração e exposição e proteção da vítima.

  • C.

    Respiração, nível de consciência, exposição e proteção da vítima, desobstrução das vias aéreas e estabilização da coluna vertical, circulação, hemorragia e controle de choque.

  • D.

    Estado físico do veículo, falta de algum membro do corpo, respiração, exposição e proteção da vítima e nível de consciência.

São fraturas abertas ou expostas:

  • A.

    Aquelas em que as pontas do osso fraturado perfuram a pele.

  • B.

    Aquelas em que as pontas do osso fraturado NÃO perfuram a pele.

  • C.

    Lesões que apresentam apenas luxações no local do ferimento.

  • D.

    Lesões que apresentam apenas cortes profundos no local do ferimento.

Ao verificar a respiração de uma vítima de acidente de trânsito, devem ser tomados os seguintes procedimentos iniciais:

  • A.

    Avaliar o pulso.

  • B.

    Perceber se a vítima se comunica.

  • C.

    Realizar a respiração artificial.

  • D.

    Ver, ouvir e sentir.

Em caso de fratura, é INCORRETO:

  • A.

    Movimentar a vítima o mínimo possível.

  • B.

    Colocar talas para sustentar o membro atingido.

  • C.

    Encaixar os ossos fraturados o mais rápido possível.

  • D.

    Impedir o deslocamento das partes para evitar maiores danos.

Indique abaixo qual das recomendações serve no atendimento a uma vítima com suspeita de fratura no crânio:

  • A.

    Colocar uma bolsa de gelo ou compressa fria no local do trauma.

  • B.

    Realizar a respiração artificial.

  • C.

    Deitar a vítima com a cabeça mais baixa que o corpo.

  • D.

    Manter o acidentado com a cabeça levemente erguida.

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