Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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“ O item Transportes não está incluído no item ________ que por sua vez está incluído no item _________”.

As lacunas são corretamente preenchidas por:

  • A.

    rendas / resultado do balanço de pagamentos;

  • B.

    transferências correntes / conta capital;

  • C.

    serviços / transações correntes;

  • D.

    balança comercial / conta financeira;

  • E.

    investimento direto / conta capital.

Avalie as afirmativas a seguir:

I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.

II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.

III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.

Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:

  • A.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;

  • B.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;

  • C.

    os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;

  • D.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;

  • E.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.

De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:

  • A.

    a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;

  • B.

    a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;

  • C.

    a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;

  • D.

    a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;

  • E.

    a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.

Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:

I – Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.

II – Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.

III – Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.

IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.

V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, IV e V;

  • B.

    I, II, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III, IV e V;

  • E.

    III, IV e V.

Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.

  • A.

    I-a, II-c, III-d e IV-b;

  • B.

    I-b, II-a, III-c e IV-d;

  • C.

    I-d, II-a, III-b e IV-c;

  • D.

    I-d, II-b, III-c e IV-a;

  • E.

    I-a, II-d, III-c e IV-b.

Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.

Isto equivale:

  • A.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;

  • B.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;

  • C.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;

  • D.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;

  • E.

    à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.

Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:

  • A.

    I-a, II-d, III-b e IV-c;

  • B.

    I-b, III-c, IV-d e VI-a;

  • C.

    I-c, II-a, V-b e VI-d;

  • D.

    I-d, II-b, IV-a e V-c;

  • E.

    II-c, III-a, IV-b e V-d.

A política nacional de transportes ferroviário e rodoviário é de competência:

  • A.

    da ANTT;

  • B.

    do DNIT;

  • C.

    da Câmara dos Deputados;

  • D.

    do Ministério dos Transportes;

  • E.

    do Congresso Nacional.

Assinale a alternativa que apresenta de forma completa a função dos transportes de carga:

  • A.

    vencer a separação, no tempo e no espaço e com menor custo, entre o produtor e o consumidor;

  • B.

    agregar valor à carga no processo produtivo;

  • C.

    entregar a quantidade certa, no tempo certo e com a qualidade desejada pelo cliente;

  • D.

    diluir o custo fixo;

  • E.

    adequar o volume demandado às modalidades existentes.

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