Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) - 2012
O motorista defensivo ao se aproximar de escolas, hospitais, faixas de pedestres, pontos de embarque e desembarque, deve:
Manter à marcha sem acelerar e buzinar de 3(três) à 4(quatro) vezes;
Acelerar o motor 10%, buzinar apenas 2(duas) vezes e seguir;
Parar o veículo 30m antes dos pontos e depois continuar o trajeto;
Reduzir à velocidade, redobrar à atenção e não buzinar.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) - 2012
Um tratorista está trabalhando em uma fazenda e precisa cruzar à rodovia para trabalhar em outra fazenda. Qual o procedimento seguro.
Cruzar à rodovia com luz alta em 3ª marcha;
Parar o trator antes de cruzar à rodovia e pedir ao seu auxiliar que desça do trator e peça aos motoristas que parem os veículos para que ele possa passar;
Parar o trator antes de cruzar à rodovia, observar o fluxo de veículos nos 2(dois) sentidos e concluir a travessia com segurança;
Cruzar à rodovia buzinando e com luz alta.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Vale do Piauí (FUNVAPI) - 2012
Dirigindo em via urbana próximo de uma área de lazer, o motorista vê uma bola na pista e uma criança se aproximando da bola. O motorista buzina 6(seis) vezes e não freia o veículo. Essa atitude do motorista é:
Preventiva e corretiva, pois demonstrou segurança no trânsito;
Defensiva;
Perigosa, mas recomendada pela Legislação de Trânsito;
Perigosa, não recomendada pelos especialistas em trânsito.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Reis & Reis Auditores Associados - 2012
Quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de menor velocidade:
A pista da esquerda;
O acostamento;
A pista central;
A pista da direita.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Reis & Reis Auditores Associados - 2012
A circulação nas vias terrestres farse- à:
Sempre pelo lado direito;
Pelo lado direito, admitidas exceções devidamente sinalizadas;
Pelo acostamento;
Pelo lado esquerdo.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Normalmente, em um lugar de acidente, há cenas de sofrimento, nervosismo e pânico, além de situações que exigem providências imediatas. Independente da gravidade da situação, deve-se tomar qual providência?
Não sinalizar o local, a fim de evitar aglomerações.
Acione o socorro especializado.
Se a vítima estiver consciente, converse calmamente com ela transmitindo-lhe segurança, informando que o socorro já está a caminho e convencendo-a a se mover.
Não peça e não aceite a colaboração de outras pessoas.
Se a vítima estiver inconsciente, tente removê-la cuidadosamente.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ocondutor poderá ultrapassar veículos em:
vias com duplo sentido de direção e pista única.
trechos em curvas e em aclives sem visibilidade suficiente.
passagens de nível.
vias com único sentido de direção e pista dupla.
pontes e viadutos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deve verificar a existência de:
objetos no interior do veículo.
avarias na carroceria.
boas condições climáticas.
combustível suficiente para chegar ao local de destino.
dinheiro para eventualidades.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Marque a opção correta quanto à execução de manobras:
I - Conversão à direita; sinalizar, diminuir a velocidade e aproximar-se o máximo possível do bordo esquerdo da via, entrando na mão correta.
II - Conversão à esquerda em pista de mão única; sinalizar, diminuir a velocidade e aproximar-se o máximo possível do bordo direito da via, entrando na mão de direção correta.
III - Conversão à esquerda, em pista de mão dupla, em vias SEM acostamento; sinalizar, diminuir a velocidade, aproximar-se do eixo central da pista, dar preferência aos veículos que transitam em sentido contrário, bem como a pedestres e ciclistas da lateral esquerda da via.
IV - Conversão à esquerda, em pista de mão dupla, em vias COM acostamento; sinalizar, diminuir a velocidade, parar no acostamento da direita e aguardar por condição favorável para concluir a manobra.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
Todas estão corretas.
Todas estão incorretas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Escolha a alternativa que se opõe ao Art. 29º do CTB:
Conduzir o veículo pelo lado esquerdo das vias, salvo em situações justificadas e devidamente sinalizadas.
Não arrancar bruscamente e manter distância de segurança lateral e frontal dos demais veículos e do bordo da pista.
Não trafegar em pistas sinalizadas como exclusivas para outros tipos de veículos.
Em vias com faixas de mesmo sentido, as da direita são destinadas aos veículos mais lentos e de maior porte; as faixas da esquerda são utilizadas para ultrapassagem e deslocamento de veículos mais rápidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...