Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
Lembrando que não havia sinalização nesta rodovia; qual a velocidade máxima que o micro ônibus poderia desenvolver?
60 km/h.
80 km/h.
90 km/h.
110 km/h.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia e analise as medidas relacionadas a seguir.
I Regulamentação de velocidade mínima de 50 km/h.
II Implantação de inibidores de velocidade, principalmente nas interseções.
III Implantação de baias para parada de ônibus.
IV Sinalização de estacionamento ao longo do acostamento.
São medidas que visam garantir a segurança viária em rodovias, ao longo de travessias urbanas:
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas III e IV.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Com base nos parâmetros de volume de tráfego e de relevo da região, o DNER, hoje DNIT, estabeleceu critérios para a classificação técnica das rodovias brasileiras. Quanto às classes de projetos, analise as afirmações que seguem.
I As classes de projetos são numeradas de 0 a 4 e diferenciam-se apenas pelo controle de acesso, seja este total ou parcial.
II Cada classe de projeto tem uma velocidade diretriz recomendada, que é a menor velocidade para se percorrer a rodovia com segurança.
III Os critérios de classificação técnica para tomada de decisão entre uma rodovia I-A ou I-B avaliam, principalmente, o nível de serviço esperado e o volume de tráfego projetado.
Marque a opção correta.
Apenas a afirmação III está correta.
Apenas a afirmação II está correta.
As afirmações I e II estão corretas.
As afirmações I e III estão corretas.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A classificação funcional das rodovias é determinada em função das suas características básicas de acessibilidade e mobilidade. Quanto a essa classificação, é correto afirmar que numa rodovia
local, temos a predominância de viagens interestaduais e os níveis de acessibilidade são elevados.
coletora, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.
local, temos a predominância de viagens intramunicipais e os níveis de mobilidade são elevados.
arterial, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.
O condutor de uma camioneta transita por uma rodovia, onde não existe sinalização regulamentadora. Nesse caso, a velocidade máxima será de:
120 km/h
110 km/h
90 km/h
80 km/h
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
De acordo com a legislação de trânsito é INCORRETO afirmar que a velocidade máxima, em locais sem sinalização, nas
estradas é 60 km/h.
vias urbanas é 80 km/h nas vias locais.
rodovias é 110 km/h para automóveis e caminhonetes.
rodovias é 90 km/h para ônibus e micro-ônibus.
vias urbanas é 40 km/h nas vias coletoras.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Segundo oArtigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida para as vias arteriais é:
50 km/hora.
60 km/ hora.
70 km/hora.
80 km/hora.
90 km/hora.
Trânsito e Serviço de Transporte - Classificação de vias - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
Em uma via rural pavimentada sem sinalização. Qual o limite máximo de velocidade que uma motocicleta pode desenvolver?
60 km/h.
80 km/h.
90 km/h.
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Num plano de transportes, utiliza-se de modelos sequenciais para relacionar o transporte com as características socioeconômicas da região, o que pode ser simplificado através do ciclo dos transportes ilustrado a seguir:
Quanto à relação dos elementos desse ciclo, é correto afirmar que
o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes melhora a acessibilidade do usuário do sistema quando a demanda é maior.
o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes compromete a movimentação do usuário do sistema quando a oferta é menor.
o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica novos usos do solo quando a oferta é menor.
o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica a ocupação do solo quando a demanda é maior.
Trânsito e Serviço de Transporte - Administração - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A análise e a previsão da demanda por transportes são importantes fatores para subsidiar as tomadas de decisão, que podem ocorrer nos níveis estratégico, tático e operacional. Quanto a esses níveis, é correto afirmar que
no nível tático, projeta-se a longo prazo ações tais como readequação geométrica das vias e implantação de controle semafórico das interseções.
no nível estratégico, as decisões devem ocorrer em médio ou longo prazo, demandando, exclusivamente, elaboração de projeto geométrico da via e estudos de tráfego.
no nível estratégico, as decisões ocorrem em longo prazo, demandando ações emergenciais tais como estudos de tráfego e capacidade da via.
no nível operacional, as decisões ocorrem normalmente em curto prazo, determinando ações, tais como implantação de dispositivos de controle de tráfego ou o controle sobre o uso das faixas de tráfego.
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