Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2012

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Lembrando que não havia sinalização nesta rodovia; qual a velocidade máxima que o micro ônibus poderia desenvolver?

  • A.

    60 km/h.

  • B.

    80 km/h.

  • C.

    90 km/h.

  • D.

    110 km/h.

Leia e analise as medidas relacionadas a seguir.

I Regulamentação de velocidade mínima de 50 km/h.

II Implantação de inibidores de velocidade, principalmente nas interseções.

III Implantação de baias para parada de ônibus.

IV Sinalização de estacionamento ao longo do acostamento.

São medidas que visam garantir a segurança viária em rodovias, ao longo de travessias urbanas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas II e IV.

  • D.

    Apenas III e IV.

Com base nos parâmetros de volume de tráfego e de relevo da região, o DNER, hoje DNIT, estabeleceu critérios para a classificação técnica das rodovias brasileiras. Quanto às classes de projetos, analise as afirmações que seguem.

I As classes de projetos são numeradas de 0 a 4 e diferenciam-se apenas pelo controle de acesso, seja este total ou parcial.

II Cada classe de projeto tem uma velocidade diretriz recomendada, que é a menor velocidade para se percorrer a rodovia com segurança.

III Os critérios de classificação técnica para tomada de decisão entre uma rodovia I-A ou I-B avaliam, principalmente, o nível de serviço esperado e o volume de tráfego projetado.

Marque a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmação III está correta.

  • B.

    Apenas a afirmação II está correta.

  • C.

    As afirmações I e II estão corretas.

  • D.

    As afirmações I e III estão corretas.

A classificação funcional das rodovias é determinada em função das suas características básicas de acessibilidade e mobilidade. Quanto a essa classificação, é correto afirmar que numa rodovia

  • A.

    local, temos a predominância de viagens interestaduais e os níveis de acessibilidade são elevados.

  • B.

    coletora, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • C.

    local, temos a predominância de viagens intramunicipais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • D.

    arterial, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

O condutor de uma camioneta transita por uma rodovia, onde não existe sinalização regulamentadora. Nesse caso, a velocidade máxima será de:

  • A.

    120 km/h

  • B.

    110 km/h

  • C.

    90 km/h

  • D.

    80 km/h

De acordo com a legislação de trânsito é INCORRETO afirmar que a velocidade máxima, em locais sem sinalização, nas

  • A.

    estradas é 60 km/h.

  • B.

    vias urbanas é 80 km/h nas vias locais.

  • C.

    rodovias é 110 km/h para automóveis e caminhonetes.

  • D.

    rodovias é 90 km/h para ônibus e micro-ônibus.

  • E.

    vias urbanas é 40 km/h nas vias coletoras.

Segundo oArtigo 61 do Código Brasileiro de Trânsito, a velocidade máxima permitida para as vias arteriais é:

  • A.

    50 km/hora.

  • B.

    60 km/ hora.

  • C.

    70 km/hora.

  • D.

    80 km/hora.

  • E.

    90 km/hora.

Em uma via rural pavimentada sem sinalização. Qual o limite máximo de velocidade que uma motocicleta pode desenvolver?

  • A.

    60 km/h.

  • B.

    80 km/h.

  • C.

    90 km/h.

  • D. 110 km/h.

Num plano de transportes, utiliza-se de modelos sequenciais para relacionar o transporte com as características socioeconômicas da região, o que pode ser simplificado através do ciclo dos transportes ilustrado a seguir:

Quanto à relação dos elementos desse ciclo, é correto afirmar que

  • A.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes melhora a acessibilidade do usuário do sistema quando a demanda é maior.

  • B.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes compromete a movimentação do usuário do sistema quando a oferta é menor.

  • C.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica novos usos do solo quando a oferta é menor.

  • D.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica a ocupação do solo quando a demanda é maior.

A análise e a previsão da demanda por transportes são importantes fatores para subsidiar as tomadas de decisão, que podem ocorrer nos níveis estratégico, tático e operacional. Quanto a esses níveis, é correto afirmar que

  • A.

    no nível tático, projeta-se a longo prazo ações tais como readequação geométrica das vias e implantação de controle semafórico das interseções.

  • B.

    no nível estratégico, as decisões devem ocorrer em médio ou longo prazo, demandando, exclusivamente, elaboração de projeto geométrico da via e estudos de tráfego.

  • C.

    no nível estratégico, as decisões ocorrem em longo prazo, demandando ações emergenciais tais como estudos de tráfego e capacidade da via.

  • D.

    no nível operacional, as decisões ocorrem normalmente em curto prazo, determinando ações, tais como implantação de dispositivos de controle de tráfego ou o controle sobre o uso das faixas de tráfego.

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