Questões sobre Administração

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Num plano de transportes, utiliza-se de modelos sequenciais para relacionar o transporte com as características socioeconômicas da região, o que pode ser simplificado através do ciclo dos transportes ilustrado a seguir:

Quanto à relação dos elementos desse ciclo, é correto afirmar que

  • A.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes melhora a acessibilidade do usuário do sistema quando a demanda é maior.

  • B.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes compromete a movimentação do usuário do sistema quando a oferta é menor.

  • C.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica novos usos do solo quando a oferta é menor.

  • D.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica a ocupação do solo quando a demanda é maior.

A análise e a previsão da demanda por transportes são importantes fatores para subsidiar as tomadas de decisão, que podem ocorrer nos níveis estratégico, tático e operacional. Quanto a esses níveis, é correto afirmar que

  • A.

    no nível tático, projeta-se a longo prazo ações tais como readequação geométrica das vias e implantação de controle semafórico das interseções.

  • B.

    no nível estratégico, as decisões devem ocorrer em médio ou longo prazo, demandando, exclusivamente, elaboração de projeto geométrico da via e estudos de tráfego.

  • C.

    no nível estratégico, as decisões ocorrem em longo prazo, demandando ações emergenciais tais como estudos de tráfego e capacidade da via.

  • D.

    no nível operacional, as decisões ocorrem normalmente em curto prazo, determinando ações, tais como implantação de dispositivos de controle de tráfego ou o controle sobre o uso das faixas de tráfego.

A cidadania é tarefa que não termina. Ela é construída na convivência social, no dia-a-dia, através das relações que estabelecemos com os outros.

Entre os temas que enriquecem a noção de cidadania podemos citar os seguintes, exceto:

  • A. individualismo;
  • B. direitos humanos;
  • C. ética;
  • D. ecologia;
  • E. democracia.

Acerca das disposições insertas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nas resoluções do CONTRAN pertinentes à condução de veículos, julgue os itens subseqüentes.

A suspensão ou proibição para dirigir veículo automotor têm cabimento apenas no crime de homicídio culposo no trânsito, não havendo previsão para a mesma penalidade em nenhum outro crime de trânsito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na discretização segundo intervalos de tempo, das receitas e custos de um fluxo de caixa:

  • A. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no início do intervalo em questão;
  • B. receitas são consideradas no início e despesas no final do intervalo em questão;
  • C. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no meio do intervalo em questão;
  • D. receitas são consideradas no final e despesas no início do intervalo em questão;
  • E. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no final do intervalo em questão.

As informações das concessionárias ferroviárias que propiciam o acompanhamento econômico-financeiro, a análise dos custos dos serviços prestados e o estabelecimento de bases para a fixação de tarifas e sua revisão e avaliação sempre que necessário constam do:

  • A. Manual de Informações Contábeis;
  • B. Relatório Anual de Administração;
  • C. Plano Uniforme de Contas;
  • D. Boletim de Acompanhamento da Concessão;
  • E. Comunicado aos Acionistas.

Nas ferrovias, o orçamento das despesas com atividades relacionadas à expansão dos serviços é chamado, tradicionalmente, de orçamento:

  • A. de investimentos;
  • B. de capital;
  • C. de serviços;
  • D. de custeio;
  • E. de previsão.

Uma das funções dos dormentes na superestrutura ferroviária é:

  • A. servir de rolamento e guia para os veículos ferroviários;
  • B. servir de ancoragem contra deslocamentos devidos ao tráfego;
  • C. manter invariável a bitola da via;
  • D. conduzir a corrente elétrica dos circuitos de via;
  • E. conferir continuidade geométrica ao traçado.

O não cumprimento, por uma concessionária ferroviária, da meta de produção de um determinado exercício, caracteriza uma inadimplência:

  • A. total;
  • B. singular;
  • C. completa;
  • D. dupla;
  • E. simples.

Se a nota do Critério de Avaliação do Desempenho fosse igual a 40 pontos, o desempenho econômico e operacional da empresa concessionária seria considerado:

  • A. péssimo;
  • B. ruim;
  • C. regular;
  • D. excelente;
  • E. excepcional.
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