Questões sobre Normas gerais de circulação e conduta

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Quando dois veículos, transitando por fluxos que se cruzam, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem o veículo

  • A.

    que chegar primeiro ao cruzamento.

  • B.

    que vier pela esquerda do condutor.

  • C.

    de maior porte.

  • D.

    que vier pela direita do condutor.

  • E.

    de menor porte.

Para evitar acidentes devido a condições adversas de luz, o motorista deve

I. voltar a visão para o lado esquerdo da via, ao se aproximar de um veículo com luz alta.

II. de manhã ou à tardinha circular com os faróis altos acesos.

III. piscar os faróis quando perceber farol alto em sentido contrário.

Está(ão) correta(s)

  • A.

    todas as afirmativas.

  • B.

    nenhuma das afirmativas.

  • C.

    apenas duas das afirmativas.

  • D.

    apenas a afirmativa I.

  • E.

    apenas a afirmativa III.

Analise as condições descritas abaixo:

I- largura das faixas de tráfego maior ou igual a 3,60m;

II- afastamento mínimo lateral de obstruções ou obstáculos fixos dos bordos das faixas de tráfego maior ou igual a 1,80m;

III- velocidade de projeto maior ou igual a 112 Km/h para multivias e maior ou igual a 96 Km/h para vias de pista simples com duas faixas de tráfego;

IV- somente veículos de passeio na corrente de tráfego;

V- terreno plano.

As condições ideais para um fluxo de tráfego contínuo são:

  • A. I; II; IV;
  • B. I; II; III; V;
  • C. I; III; IV; V;
  • D. I; II; III; IV; V;
  • E. II; III; IV.

Quando se projeta a canalização de uma interseção, existem certos princípios básicos que devem estar presentes. Assinale a alternativa INCORRETA com relação a esses princípios:

  • A. quando as correntes de trânsito se cruzam sem que haja convergência ou entrecruzamentos, este cruzamento deverá ser feito por meio de ângulos pequenos;
  • B. para impedir a entrada dos veículos em uma interseção em altas velocidades, pode-se empregar o afunilamento;
  • C. para impedir giros proibidos pode-se utilizar ilhas direcionais;
  • D. quando correntes de tráfego convergem, esta convergência deverá ser feita por meio de ângulos pequenos;
  • E. deve-se reduzir a área de conflito restringindo os veículos a trajetórias definidas.

Com relação às linhas de proibição de ultrapassagem, assinale a alternativa correta:

  • A. numa extensão de 152 metros anteriores às Linhas de Proibição de Ultrapassagem, as Linhas Demarcadoras de Faixas de Tráfego passam a ser contínuas;
  • B. caso o comprimento da Zona de Proibição de Ultrapassagem seja inferior ao comprimento mínimo, deve-se permitir a ultrapassagem;
  • C. a distância mínima entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem relativas a um mesmo sentido de tráfego é de 152 metros;
  • D. quando a distância entre duas Linhas de Proibição de Ultrapassagem for inferior ao mínimo, deve-se deslocar a última à jusante, do valor mínimo;
  • E. o comprimento mínimo a ser adotado para as Linhas de Proibição de Ultrapassagem é de 152 metros.

Uma das condições para que veículos de carga com comprimento máximo de até 19,80m possam transitar em vias de pistas simples com dois sentidos de circulação é que o volume máximo de tráfego dessas vias seja igual a 2500 veículos:

  • A. ao longo do dia e nos dois sentidos;
  • B. ao longo do dia no sentido mais carregado de circulação;
  • C. no período noturno nos dois sentidos;
  • D. no período noturno no sentido mais carregado da circulação;
  • E. no horário de pico.

A ultrapassagem de um veículo em movimento poderá ser realizada pela direita, obedecida a sinalização regulamentar, desde que o veículo a ser ultrapassado

  • A.

    estiver circulando com velocidade abaixo da mínima estabelecida.

  • B.

    for um caminhão.

  • C.

    estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

  • D.

    for um ônibus.

  • E.

    for um veículo de duas ou três rodas.

Durante o período noturno, quando o veículo estiver parado para fins de carga ou descarga de mercadorias, o condutor deve manter acesas as luzes

  • A.

    dos faróis altos do veículo, nas vias sem iluminação pública.

  • B.

    dos faróis altos do veículo, nas vias com iluminação pública.

  • C.

    dos faróis baixos do veículo.

  • D.

    de emergência (pisca-alerta) do veículo.

  • E.

    de posição do veículo.

A velocidade mínima para um automóvel em uma via rural, respeitando as condições operacionais de trânsito, não poderá ser inferior

  • A.

    à metade da velocidade máxima estabelecida.

  • B.

    à metade da velocidade máxima estabelecida, no caso de rodovias e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.

  • C.

    à três quartos da velocidade máxima estabelecida para os caminhões.

  • D.

    a dois terços da velocidade máxima estabelecida.

  • E.

    a três quartos da velocidade máxima estabelecida no caso de rodovias, e a dois terços da velocidade máxima estabelecida no caso de estradas.

Considere a figura abaixo.

Os veículos A e B aproximam-se de um cruzamento urbano, sem sinalização. Neste caso, para evitar acidentes, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que tem direito de passagem o veículo

  • A.

    B, pois está à esquerda do veículo A.

  • B.

    A, pois está à direita do veículo B.

  • C.

    B, pois vem da rua mais estreita.

  • D.

    A, pois vem da rua mais larga.

  • E.

    B, pois tem menor visão.

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