Questões sobre Normas gerais de circulação e conduta

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A primeira coisa a aprender no tocante à direção defensiva é que acidente não acontece por acaso, por obra do destino ou por azar. Na grande maioria dos acidentes, o fator humano está presente, ou seja, cabe aos condutores e aos pedestres uma boa dose de responsabilidade. Toda ocorrência trágica, quando previsível, é evitável. Portanto, os riscos e os perigos a que estamos sujeitos no trânsito estão relacionados com: os veículos, os condutores, as vias de trânsito e

  • A.

    os imprevistos e o comportamento das pessoas.

  • B.

    o ambiente e o clima.

  • C.

    o ambiente e o comportamento das pessoas.

  • D.

    a chuva e a neblina.

  • E.

    os pedestres e o clima.

O condutor de um veículo, quando do embarque e o desembarque de seus passageiros, deve cuidar para que isto ocorra sempre

  • A.

    pela esquerda.

  • B.

    do lado da calçada.

  • C.

    pela direita.

  • D.

    pelo lado da via.

  • E.

    por ambos os lados.

Algumas condições climáticas e naturais afetam as condições de segurança do trânsito. Sob estas condições, você deverá adotar atitudes que garantam a sua segurança e a dos demais usuários da via. Considere as afirmativas abaixo.

I. Sob neblina ou cerração, você deve imediatamente acender a luz baixa do farol e o farol de neblina, se tiver.

II. Nos casos de queimadas, redobre sua atenção e reduza a velocidade. Ligue a luz baixa do farol e, depois que entrar na fumaça, não pare o veículo na pista.

III. Sob chuva intensa, você deve imediatamente parar no acostamento.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I e III, apenas.

  • A.

    Veículo 1.

  • B.

    Veículo 2.

  • C.

    O que chegar primeiro.

  • D.

    O que for maior.

Relacionada a manobras e mudanças de direção, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Conversão à direita: sinalizar, diminuir a velocidade e aproximar-se o máximo possível do bordo esquerdo da via, entrando na mão de direção correta.

  • B.

    Conversão à esquerda: em pista de mão única: sinalizar, diminuir a velocidade e aproximar-se o máximo possível do bordo direito da via, entrando na mão de direção correta.

  • C.

    Conversão à esquerda: em pista de mão dupla, em vias SEM acostamento: sinalizar, diminuir a velocidade, aproximar-se do eixo central da pista, dar preferência aos veículos que transitam em sentido contrário, bem como a pedestres e ciclistas da lateral esquerda da via.

  • D.

    Conversão à esquerda: em pista de mão dupla, em vias COM acostamento: sinalizar, diminuir a velocidade, parar no acostamento da esquerda e aguardar por condição favorável para concluir a manobra.

Quanto à ultrapassagem de veículo, considere as afirmativas abaixo.

I. Os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si, para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança.

II. O condutor não poderá ultrapassar veículos nas pontes e viadutos, exceto quando houver sinalização permitindo a ultrapassagem.

III. Nas interseções e suas proximidades, o condutor não poderá efetuar ultrapassagem.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e II, apenas.

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terá preferência de passagem, no caso de rotatória,

  • A.

    o que vier pela direita do condutor.

  • B.

    aquele que estiver circulando por ela.

  • C.

    o que chegar primeiro.

  • D.

    o veículo maior.

  • E.

    o veículo menor.

Existe uma interação entre os veículos que circulam em corrente de tráfego no mesmo sentido gerando dois efeitos externos a esse tráfego. Esses efeitos externos são

  • A.

    formação de congestionamento na via e saturação do tráfego

  • B.

    redução da distância entre os veículos e do tempo de ação de frear

  • C.

    diminuição do tempo de permanência na via e seu congestionamento

  • D.

    aumento da distância de frenagem e congestionamento das vias

  • E.

    incremento da velocidade média e saturação da via durante a avaliação

Quanto à fiscalização de velocidade, considere as afirmativas abaixo.

I. Um automóvel tracionando outro veículo é considerado "veículo pesado" para fins de fiscalização de velocidade.

II. Motocicletas correspondem a "veículo leve" para fins de fiscalização de velocidade.

III. Utilitário com peso bruto total - PBT inferior ou igual a 4.500 kg é considerado "veículo leve" para fins de fiscalização de velocidade.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A preferência de passagem será, numa rotatória, do veículo que

  • A.

    acionar, antes, sua luz indicadora de direção, ou seta.

  • B.

    desenvolver maior velocidade, à frente dos demais.

  • C.

    estiver circulando por ela, antes da chegada do outro.

  • D.

    for de maior porte em relação aos demais veículos.

  • E.

    se colocar à direita da próxima saída da via de trânsito.

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