Questões sobre Sinalização de trânsito

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Em relação às cores utilizadas na sinalização horizontal, considere as afirmativas abaixo.

I. A cor vermelha é utilizada para proporcionar contraste, quando necessário, entre a marca viária e o pavimento das ciclofaixas e/ou ciclovias e nos símbolos de hospitais e farmácias (cruz).

II. A cor preta é utilizada para proporcionar contraste entre o pavimento e a pintura.

III. A cor amarela é utilizada na regulação de fluxos de mesmo sentido; na delimitação de espaços proibidos para estacionamento e/ou parada e na marcação de obstáculos.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária, têm como função organizar o fluxo de veículos e pedestres; controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos; complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação. É classificada em: marca longitudinal, marca transversal, marca de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada, inscrição no pavimento e

  • A.

    linha de bordo.

  • B.

    marca de estímulo à redução de velocidade.

  • C.

    faixa de travessia de pedestres.

  • D.

    marca de continuidade.

  • E.

    marca de canalização.

Sob neblina ou cerração, é correto afirmar:

  • A.

    A luz alta do farol deve ser acendida para que haja o máximo de visibilidade.

  • B.

    Caso o veículo não tenha farol de neblina, não se deve acender o farol de luz baixa.

  • C.

    A luz baixa do farol deve ser acendida e a velocidade deve ser reduzida.

  • D.

    O acostamento é o local mais seguro para se estacionar o veículo, caso a neblina impossibilite a continuidade do percurso.

  • E.

    O pisca-alerta deve ser utilizado durante o trajeto, nos casos de neblina ou cerração.

Quanto mais movimentado for um cruzamento, mais conflito há entre veículos, ciclistas e pedestres, aumentando o risco de colisões e atropelamentos. Sobre cruzamentos entre vias, considere as seguintes regras:

1. Se não há sinalização, a preferência de passagem é do veículo que se aproxima do cruzamento pela direita.

2. Se há sinalização por semáforo, o condutor deverá fazer a passagem com a luz verde.

3. Com a luz amarela do semáforo, o condutor deverá fazer a travessia se já tiver entrado no cruzamento.

4. Numa rotatória, a preferência de passagem é para o condutor do veículo que já estiver na rotatória.

Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Em caso de acidente, a sinalização deve ser iniciada para ser visível pelos motoristas de outros veículos antes que eles vejam o acidente. Em relação ao assunto, numere a coluna da direita, que menciona a distância para o início da sinalização, de acordo com o tipo de via e a velocidade máxima permitida da coluna da esquerda.


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 1 – 3 – 4 – 2.
  • B. 2 – 3 – 1 – 4.
  • C. 1 – 4 – 2 – 3.
  • D. 3 – 2 – 1 – 4.
  • E. 4 – 3 – 2 – 1.

Na tabela abaixo, à esquerda está indicado o tipo de via. À direita está indicada a velocidade máxima nela permitida para caminhões, nos casos de não existir a sinalização regulamentadora de velocidade máxima.

 

A correlação correta é

  • A.

    I - 1, II - 2, III - 3

  • B.

    I - 1, II - 3, III - 2

  • C.

    I - 2, II - 1, III - 3

  • D.

    I - 3, II - 1, III - 2

  • E.

    I - 3, II - 2, III - 1

A diferenciação visual entre as categorias na sinalização das rodovias é efetuada a partir de padronização própria de formas e cores, que favorece um ganho no tempo necessário para distinguir um dispositivo e absorver a sua mensagem, implicando portanto num menor tempo de reação por parte do usuário, o que é tanto mais indispensável quanto maior for a complexidade da operação da via.

No tocante a essa diferenciação, os sinais de advertência são de cor:

  • A.

    verde;

  • B.

    branca;

  • C.

    vermelha;

  • D.

    azul;

  • E.

    amarela.

Os dispositivos de controle de tráfego são aplicados em rodovias através do uso da sinalização:

  • A.

    vertical, horizontal e semafórica;

  • B.

    restrita, ampla e especial;

  • C.

    visual, auditiva e espacial;

  • D.

    semafórica e restritiva-funcional;

  • E.

    normativa, punitiva e educativa.

Um dos itens que compõem a sinalização horizontal são as marcas longitudinais. Estas

  • A.

    delimitam e propiciam melhor controle das áreas onde é proibido ou regulamentado o estacionamento e a parada de veículos, quando associadas à sinalização vertical de regulamentação. Em casos específicos, têm poder de regulamentação.

  • B.

    têm a função de melhorar a percepção do condutor quanto aos obstáculos e situações geradoras de perigo potencial à sua circulação, que estejam na via ou quanto a mudanças bruscas no alinhamento horizontal da via.

  • C.

    ordenam os deslocamentos frontais dos veículos e os harmonizam com os deslocamentos de outros veículos e dos pedestres, assim como informam os condutores sobre a necessidade de reduzir a velocidade e indicam travessia de pedestres e posições de parada.

  • D.

    orientam os fluxos de tráfego em uma via, direcionando a circulação de veículos. Regulamentam as áreas de pavimento não utilizáveis.

  • E.

    separam e ordenam as correntes de tráfego, definindo a parte da pista destinada normalmente à circulação de veículos, a sua divisão em faixas, a separação de fluxos opostos, faixas de uso exclusivo de um tipo de veículo e faixas reversíveis.

Em relação aos sinais sonoros, emitidos por apito pelo Agente de Autoridade de Trânsito, considere as afirmativas abaixo.

I. Dois silvos breves são empregados para indicar parada obrigatória.

II. Os sinais sonoros não necessariamente devem ser utilizados em conjunto com os gestos dos agentes.

III. Um silvo breve é empregado para liberar o trânsito em direção/sentido indicado pelo agente.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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