Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
Na superlargura, o trilho interno recebe carga tangencial maior que o trilho externo.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A resistência decorrente das rampas é o valor da componente tangencial do peso da composição na rampa acrescido do atrito nas rodas.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
A resistência acidental decorrente das curvas pode ser reduzida, diminuindo-se o desgaste entre friso e boleto, com a adoção da superelevação.
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As forças que se opõem ao movimento do trem podem ser classificadas como resistências normais e acidentais, sendo que estas últimas podem ser causadas pelas curvas ou pelas rampas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
As forças normais são aquelas que, em reta e nível, se opõem ao movimento do trem, tais como a resistência dos rolamentos dos aros das rodas sobre os trilhos e o atrito nos mancais dos eixos.
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Considerando que o dormente transmite pressão ao lastro, julgue os itens que se seguem.
Para cargas em repouso, a presença de lastro acima do nível do fundo do dormente tem pequeno ou nenhum efeito no aumento da carga máxima que pode ser suportada sem que esse lastro ceda.
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Considerando que o dormente transmite pressão ao lastro, julgue os itens que se seguem.
A variação da intensidade da pressão no lastro, ao longo do dormente, depende basicamente da qualidade da soca.
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Considerando que o dormente transmite pressão ao lastro, julgue os itens que se seguem.
A linha de ação das pressões localizadas no lastro que reagem na face inferior do dormente é vertical.
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Considerando que o dormente transmite pressão ao lastro, julgue os itens que se seguem.
A intensidade da pressão de apoio do dormente sobre o lastro varia do bordo, onde é maior, para sua linha média, onde é menor, em decorrência da flexão lateral do dormente.
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As fixações têm a função de manter o trilho na posição correta e garantir a bitola da via. Com relação a fixações, julgue os próximos itens.
A placa de apoio concentra a tensão do trilho no dormente, sendo aconselhada, principalmente, para dormente do tipo bibloco.
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As fixações têm a função de manter o trilho na posição correta e garantir a bitola da via. Com relação a fixações, julgue os próximos itens.
Entre as fixações de tipo elástico, incluem-se a Pandol e a Vostok.
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