Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos sistemas de transporte aéreo, julgue os itens subseqüentes.
A maior vantagem do transporte aéreo é proporcionar, a baixo custo, rapidez na movimentação de carga no transporte por médias e grandes distâncias.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação aos sistemas de transporte aéreo, julgue os itens subseqüentes.
O transporte aéreo, em razão de sua velocidade e custo elevado, deve ser utilizado para cargas de alto valor e para passageiros, e em situações de emergência.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A política nacional de recursos hídricos fundamenta-se no uso múltiplo das águas e objetiva a utilização racional e integrada dos recursos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento pretendido não é apenas econômico, mas também social, ambiental, político e cultural. As iniciativas nesse sentido têm gerado conflitos que podem, porém, ser bem administrados com base nos instrumentos da política nacional de recursos hídricos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A segurança do transporte aquaviário e a confiabilidade por parte dos usuários de transporte de passageiros e de carga aumentam com a implantação de inovações tecnológicas na operação dos navios, tais como desenvolvimento de embarcações de casco duplo, sistemas de direção eficientes, orientação por sistema de cartas eletrônicas, automação de estações de coleta de dados.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A política nacional de recursos hídricos fundamenta-se no uso múltiplo das águas e objetiva a utilização racional e integrada dos recursos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento pretendido não é apenas econômico, mas também social, ambiental, político e cultural. As iniciativas nesse sentido têm gerado conflitos que podem, porém, ser bem administrados com base nos instrumentos da política nacional de recursos hídricos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para se potencializar o transporte aquaviário em todas as hidrovias brasileiras sem causar impactos no meio ambiente, é desnecessário desenvolver planos de gestão ambiental específicos para cada uma das hidrovias.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A política nacional de recursos hídricos fundamenta-se no uso múltiplo das águas e objetiva a utilização racional e integrada dos recursos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento pretendido não é apenas econômico, mas também social, ambiental, político e cultural. As iniciativas nesse sentido têm gerado conflitos que podem, porém, ser bem administrados com base nos instrumentos da política nacional de recursos hídricos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A política nacional de transporte aquaviário depende substancialmente dos recursos hídricos e, para adequar-se aos conceitos de desenvolvimento sustentável, não precisará efetuar investimentos na área ambiental, já que as hidrovias têm seu próprio ecossistema, que se recupera naturalmente.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A política nacional de recursos hídricos fundamenta-se no uso múltiplo das águas e objetiva a utilização racional e integrada dos recursos, incluindo o transporte aquaviário, com vistas ao desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento pretendido não é apenas econômico, mas também social, ambiental, político e cultural. As iniciativas nesse sentido têm gerado conflitos que podem, porém, ser bem administrados com base nos instrumentos da política nacional de recursos hídricos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, o transporte aquaviário deixou de ser visto como meio pelo qual se visa atender as necessidades de escoamento de produção para exportação e passou a ser considerado uma atividade de aplicação às funções múltiplas de deslocamento, como o turismo, a distribuição interna de insumos para a produção industrial e agropecuária, a distribuição de seus produtos finais para o consumo e a provisão de serviços.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As hidrovias interiores, embora não tenham participação significativa na movimentação de carga e de passageiros, têm papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil, por serem fatores determinantes dos corredores estratégicos de desenvolvimento. O Brasil conta com aproximadamente 40.000 km de rede hidroviária potencialmente navegável. A respeito de sistemas de transporte aquaviários, julgue os itens que se seguem.
O transporte hidroviário interior é, em geral, pouco flexível quanto à escolha de rotas, devido às limitações naturais, o que exige, por vezes, investimentos vultosos na construção de eclusas e barragens, além de obras de dragagem, para possibilitar o tráfego em longos trechos.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As hidrovias interiores, embora não tenham participação significativa na movimentação de carga e de passageiros, têm papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil, por serem fatores determinantes dos corredores estratégicos de desenvolvimento. O Brasil conta com aproximadamente 40.000 km de rede hidroviária potencialmente navegável. A respeito de sistemas de transporte aquaviários, julgue os itens que se seguem.
A movimentação do transporte hidroviário é rápida e exige poucos gastos na utilização dos terminais.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As hidrovias interiores, embora não tenham participação significativa na movimentação de carga e de passageiros, têm papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil, por serem fatores determinantes dos corredores estratégicos de desenvolvimento. O Brasil conta com aproximadamente 40.000 km de rede hidroviária potencialmente navegável. A respeito de sistemas de transporte aquaviários, julgue os itens que se seguem.
O transporte hidroviário, em relação ao consumo de combustível, é o mais caro dos modos de transporte: com um litro de óleo dísel, é possível deslocar apenas 375 toneladas de carga.
Trânsito e Serviço de Transporte - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As hidrovias interiores, embora não tenham participação significativa na movimentação de carga e de passageiros, têm papel importante no desenvolvimento econômico do Brasil, por serem fatores determinantes dos corredores estratégicos de desenvolvimento. O Brasil conta com aproximadamente 40.000 km de rede hidroviária potencialmente navegável. A respeito de sistemas de transporte aquaviários, julgue os itens que se seguem.
A principal característica do sistema de transporte formado pelas hidrovias da bacia Amazônica é a movimentação de passageiros e dos seguintes produtos: petróleo e derivados, transporte de granéis sólidos (grãos e minérios) e carga em geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...