Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da CONESUL Fundação de Desenvolvimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O diferencial no sistema de tração de um veículo tem por função
impedir o travamento das rodas.
aumentar a rotação do eixo motriz.
impedir as rodas de patinarem.
alterar a velocidade de rotação das rodas motrizes nas curvas.
aumentar a transferência de potência do motor às rodas motrizes em pisos molhados e na lama.
Após trocar os pneus dianteiros do automóvel, o motorista observou que a direção do veículo tremia ao ultrapassar a velocidade de 50 km/h. A causa desse defeito poderá ser devida
aos amortecedores de suspensão.
aos amortecedores da direção.
à falta de fluido de direção hidráulica.
ao excesso de folga no setor.
ao desbalanceamento dos pneus.
Um veículo, ao deslocar-se em pisos irregulares, apresenta ruído elevado na suspensão dianteira. Considere as seguintes afirmações.
I. O ruído é causado por folga excessiva nos pivôs da suspensão.
II. O ruído é causado pelo desgaste das borrachas e amortecedores.
III. O ruído é causado por pneus com baixa pressão.
É(são) possível(is) causa(s) desse ruído
todas as afirmações.
nenhuma das afirmações.
apenas a afirmação I.
apenas a afirmação II.
apenas duas das afirmações.
Um motor ista, ao aproximar -se do seu automóvel , observa que um dos pneus apresentava uma mancha de óleo muito fluido na porção inferior. Verificou que o nível do óleo do cárter estava correto. Qual a causa mais provável da mancha?
Vazamento do radiador.
Der ramamento do elet ról i to da bater ia.
Vazamento do líquido de freio pelo cilindro do cubo.
Vazamento do óleo do carter através do retentor.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
No sistema de freios dos veículos automotores, qual o nome do elemento mecânico que gera pressão no circuito hidráulico, provocando a frenagem das rodas?
Setor.
Diferencial.
Cilindro mestre.
Junta homocinética.
Árvore de manivelas.
Leia as afirmativas a seguir.
I. Tanto no motor diesel quanto no movido a gasol ina a explosão ocor re por compressão, dispensando a faísca provocada pelas velas.
II. Os óleos lubrificantes para os motores a gasolina e a diesel são específicos para cada tipo de motor, não podendo ser usados indistintamente.
III. A tensão nas correias deve ser verificada periodicamente para evitar que ao deslizarem sobre as polias sofram desgaste e tenham a vida útil diminuída.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
Apenas a afirmativa I.
Apenas as afirmativas II e III.
Apenas a afirmativa III.
Apenas a afirmativa II.
Apenas as afirmativas I e III.
Identifique a verificação básica que o operador de um veículo automotor deverá realizar ao colocá-lo em marcha no início da jornada de trabalho, visando preservar a vida do motor.
Pressão dos pneus e nível da água da bateria.
Nível do óleo do cárter e nível da água do radiador.
Limpeza dos vidros e pressão dos pneus.
Fixação do cabo da bateria e cabos do motor de partida.
Nível do combustível no tanque e da água do radiador.
Assinale a alternativa que não corresponde a um dos defeitos mecânicos mais comuns na causa de acidentes.
rádio queimado.
pneus gastos.
faróis desregulados.
limpadores de para-brisas com defeito.
suspensão empenada.
A causa do estresse mecânico, dos tecidos e da estimulação dos terminais nervosos dos tecidos do motorista é
o sono.
estado alcoólico.
vibrações no veículo.
fadiga.
má digestão.
Qual das alternativas abaixo está correta?
Fica proibido o registro e licenciamento anual do caminhão adaptado com eixo auxiliar, no caso de passar a possuir mais de dois eixos.
Não será exigida a segunda placa traseira para veículos em que a aplicação do dispositivo de engate de reboques não cause prejuízo para a visibilidade da placa de identificação traseira.
A segunda placa de identificação será posta em lugar visível do lado esquerdo da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria admitida a utilização de suportes adaptados.
Os condutores dos veículos classificados deverão ser habilitados em lugar das classes da Categoria B
A altura do pára-choque do veículo de carga, com PBT superior a 3,5 toneladas não pode ser inferior a 80 mm.
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