Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da CONESUL Fundação de Desenvolvimento

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O diferencial no sistema de tração de um veículo tem por função

  • A.

    impedir o travamento das rodas.

  • B.

    aumentar a rotação do eixo motriz.

  • C.

    impedir as rodas de patinarem.

  • D.

    alterar a velocidade de rotação das rodas motrizes nas curvas.

  • E.

    aumentar a transferência de potência do motor às rodas motrizes em pisos molhados e na lama.

Após trocar os pneus dianteiros do automóvel, o motorista observou que a direção do veículo tremia ao ultrapassar a velocidade de 50 km/h. A causa desse defeito poderá ser devida

  • A.

    aos amortecedores de suspensão.

  • B.

    aos amortecedores da direção.

  • C.

    à falta de fluido de direção hidráulica.

  • D.

    ao excesso de folga no setor.

  • E.

    ao desbalanceamento dos pneus.

Um veículo, ao deslocar-se em pisos irregulares, apresenta ruído elevado na suspensão dianteira. Considere as seguintes afirmações.

I. O ruído é causado por folga excessiva nos pivôs da suspensão.

II. O ruído é causado pelo desgaste das borrachas e amortecedores.

III. O ruído é causado por pneus com baixa pressão.

É(são) possível(is) causa(s) desse ruído

  • A.

    todas as afirmações.

  • B.

    nenhuma das afirmações.

  • C.

    apenas a afirmação I.

  • D.

    apenas a afirmação II.

  • E.

    apenas duas das afirmações.

Um motor ista, ao aproximar -se do seu automóvel , observa que um dos pneus apresentava uma mancha de óleo muito fluido na porção inferior. Verificou que o nível do óleo do cárter estava correto. Qual a causa mais provável da mancha?

  • A.

    Vazamento do radiador.

  • B.

    Der ramamento do elet ról i to da bater ia.

  • C.

    Vazamento do líquido de freio pelo cilindro do cubo.

  • D.

    Vazamento do óleo do carter através do retentor.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

No sistema de freios dos veículos automotores, qual o nome do elemento mecânico que gera pressão no circuito hidráulico, provocando a frenagem das rodas?

  • A.

    Setor.

  • B.

    Diferencial.

  • C.

    Cilindro mestre.

  • D.

    Junta homocinética.

  • E.

    Árvore de manivelas.

Leia as afirmativas a seguir.

I. Tanto no motor diesel quanto no movido a gasol ina a explosão ocor re por compressão, dispensando a faísca provocada pelas velas.

II. Os óleos lubrificantes para os motores a gasolina e a diesel são específicos para cada tipo de motor, não podendo ser usados indistintamente.

III. A tensão nas correias deve ser verificada periodicamente para evitar que ao deslizarem sobre as polias sofram desgaste e tenham a vida útil diminuída.

Qual(is) está(ão) correta(s)?

  • A.

    Apenas a afirmativa I.

  • B.

    Apenas as afirmativas II e III.

  • C.

    Apenas a afirmativa III.

  • D.

    Apenas a afirmativa II.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e III.

Identifique a verificação básica que o operador de um veículo automotor deverá realizar ao colocá-lo em marcha no início da jornada de trabalho, visando preservar a vida do motor.

  • A.

    Pressão dos pneus e nível da água da bateria.

  • B.

    Nível do óleo do cárter e nível da água do radiador.

  • C.

    Limpeza dos vidros e pressão dos pneus.

  • D.

    Fixação do cabo da bateria e cabos do motor de partida.

  • E.

    Nível do combustível no tanque e da água do radiador.

Assinale a alternativa que não corresponde a um dos defeitos mecânicos mais comuns na causa de acidentes.

  • A.

    rádio queimado.

  • B.

    pneus gastos.

  • C.

    faróis desregulados.

  • D.

    limpadores de para-brisas com defeito.

  • E.

    suspensão empenada.

A causa do estresse mecânico, dos tecidos e da estimulação dos terminais nervosos dos tecidos do motorista é

  • A.

    o sono.

  • B.

    estado alcoólico.

  • C.

    vibrações no veículo.

  • D.

    fadiga.

  • E.

    má digestão.

Qual das alternativas abaixo está correta?

  • A.

    Fica proibido o registro e licenciamento anual do caminhão adaptado com eixo auxiliar, no caso de passar a possuir mais de dois eixos.

  • B.

    Não será exigida a segunda placa traseira para veículos em que a aplicação do dispositivo de engate de reboques não cause prejuízo para a visibilidade da placa de identificação traseira.

  • C.

    A segunda placa de identificação será posta em lugar visível do lado esquerdo da traseira do veículo, podendo ser instalada no pára-choque ou na carroceria admitida a utilização de suportes adaptados.

  • D.

    Os condutores dos veículos classificados deverão ser habilitados em lugar das classes da Categoria B

  • E.

    A altura do pára-choque do veículo de carga, com PBT superior a 3,5 toneladas não pode ser inferior a 80 mm.

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