Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN)

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A palavra “transporte” tem origem no latim e significa “mudança de lugar”. Assim, transportar é conduzir, levar pessoas ou cargas de um lugar para outro. Tecnicamente, trata-se de um conjunto formado pelos seguintes elementos:

  • A.

    Trânsito, passagens de nível, estudo de segurança e capacidade das vias.

  • B.

    Estudo de sinalização, vias rurais, vias urbanas e projeto geométrico.

  • C.

    Meio de transporte, via de transporte, instalações e sistema de controle.

  • D.

    Meio de transporte, estudo de segurança, estudo de sinalização e trânsito.

A escolha de um modal que atenda de maneira mais adequada à frequência que representa a possibilidade medida em número de vezes que um modal pode ser utilizado num dado horizonte de tempo, é classificada como:

  • A.

    Aeroviário.

  • B.

    Dutoviário.

  • C.

    Rodoviário.

  • D.

    Hidroviário.

Conhecer e atender as necessidades de transportes de uma determinada região é objetivo do planejamento de transportes que pode abranger, em ordem de execução, as etapas de

  • A.

    coleta de dados, escolha dos modelos de avaliação e avaliação das alternativas geradas.

  • B.

    formulação do problema, avaliação das soluções escolhidas e validação dos modelos de avaliação.

  • C.

    calibração de modelo de soluções, geração de soluções e validação dos modelos de avaliação.

  • D.

    geração de soluções, validação dos modelos de avaliação e implementação da solução escolhida.

Leia e analise as medidas relacionadas a seguir.

I Regulamentação de velocidade mínima de 50 km/h.

II Implantação de inibidores de velocidade, principalmente nas interseções.

III Implantação de baias para parada de ônibus.

IV Sinalização de estacionamento ao longo do acostamento.

São medidas que visam garantir a segurança viária em rodovias, ao longo de travessias urbanas:

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas II e III.

  • C.

    Apenas II e IV.

  • D.

    Apenas III e IV.

Com base nos parâmetros de volume de tráfego e de relevo da região, o DNER, hoje DNIT, estabeleceu critérios para a classificação técnica das rodovias brasileiras. Quanto às classes de projetos, analise as afirmações que seguem.

I As classes de projetos são numeradas de 0 a 4 e diferenciam-se apenas pelo controle de acesso, seja este total ou parcial.

II Cada classe de projeto tem uma velocidade diretriz recomendada, que é a menor velocidade para se percorrer a rodovia com segurança.

III Os critérios de classificação técnica para tomada de decisão entre uma rodovia I-A ou I-B avaliam, principalmente, o nível de serviço esperado e o volume de tráfego projetado.

Marque a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmação III está correta.

  • B.

    Apenas a afirmação II está correta.

  • C.

    As afirmações I e II estão corretas.

  • D.

    As afirmações I e III estão corretas.

A classificação funcional das rodovias é determinada em função das suas características básicas de acessibilidade e mobilidade. Quanto a essa classificação, é correto afirmar que numa rodovia

  • A.

    local, temos a predominância de viagens interestaduais e os níveis de acessibilidade são elevados.

  • B.

    coletora, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • C.

    local, temos a predominância de viagens intramunicipais e os níveis de mobilidade são elevados.

  • D.

    arterial, temos a ocorrência de viagens internacionais e os níveis de mobilidade são elevados.

Num plano de transportes, utiliza-se de modelos sequenciais para relacionar o transporte com as características socioeconômicas da região, o que pode ser simplificado através do ciclo dos transportes ilustrado a seguir:

Quanto à relação dos elementos desse ciclo, é correto afirmar que

  • A.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes melhora a acessibilidade do usuário do sistema quando a demanda é maior.

  • B.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes compromete a movimentação do usuário do sistema quando a oferta é menor.

  • C.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica novos usos do solo quando a oferta é menor.

  • D.

    o desequilíbrio entre a oferta de transportes e a demanda por transportes intensifica a ocupação do solo quando a demanda é maior.

A análise e a previsão da demanda por transportes são importantes fatores para subsidiar as tomadas de decisão, que podem ocorrer nos níveis estratégico, tático e operacional. Quanto a esses níveis, é correto afirmar que

  • A.

    no nível tático, projeta-se a longo prazo ações tais como readequação geométrica das vias e implantação de controle semafórico das interseções.

  • B.

    no nível estratégico, as decisões devem ocorrer em médio ou longo prazo, demandando, exclusivamente, elaboração de projeto geométrico da via e estudos de tráfego.

  • C.

    no nível estratégico, as decisões ocorrem em longo prazo, demandando ações emergenciais tais como estudos de tráfego e capacidade da via.

  • D.

    no nível operacional, as decisões ocorrem normalmente em curto prazo, determinando ações, tais como implantação de dispositivos de controle de tráfego ou o controle sobre o uso das faixas de tráfego.

As placas de sinalização que indicam aos usuários da via os locais onde podem dispor dos serviços indicados, orientando sua direção ou identificando esses serviços, são chamadas de

  • A.

    placas auxiliares de serviços auxiliares.

  • B.

    placas de orientação de destino.

  • C.

    placas de identificação.

  • D.

    placas indicativas de distância.

Considere o projeto de uma via urbana com pista dupla, tendo cada pista quatro faixas distribuídas da seguinte forma: uma faixa exclusiva para o tráfego de ônibus, duas faixas para tráfego de veículos diversos e uma faixa para tráfego exclusivo de bicicletas. Nessas condições, a pista deve ser projetada de forma a permitir um raio mínimo para manobras em curva, tomando-se como base o seguinte veículo de projeto:

  • A.

    Caminhão ou ônibus convencional para o raio interno e veículo de passeio para o raio externo.

  • B.

    Bicicletas para o raio interno e motocicletas para o raio externo.

  • C.

    Caminhão ou ônibus convencional para o raio interno e veículo semirreboque para o raio externo.

  • D.

    Bicicletas para o raio interno e veículo semirreboque para o raio externo.

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