Questões de Turismo

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A Lei nº 15.973, de 13 de Novembro de 2008, dispõe sobre a Política de Turismo do Paraná, que se constitui em um conjunto de estratégias e prioridades que orientam o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado do Paraná. Nos termos da lei, a Política de Turismo do Paraná orienta-se pelos seguintes princípios:

  • A.

    Centralização – estimulando a criação e o fortalecimento de instrumentos que ampliem as possibilidades de organização, buscando a concentração das responsabilidades na gestão do desenvolvimento do turismo.

  • B.

    Municipalização – promovendo uma atuação pública de planejamento e coordenação para o desenvolvimento turístico regional, de forma concentrada nos municípios que integram as regiões turísticas do Estado.

  • C.

    Visão Sistêmica – para que o turismo se desenvolva num ambiente multidisciplinar, caracterizado pela confluência de inúmeros campos de estudo que o influenciam: história, geografia, economia e sociologia, entre outros, além da integração de toda a cadeia produtiva do turismo.

  • D.

    Sustentabilidade – buscando desigualdade social, concentração econômica, homogeneidade cultural, mercantilização e exploração do meio ambiente, que permita uma maior qualidade de vida aos investidores envolvidos na atividade, direta e indiretamente.

Constituem patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens apresentados a seguir foram tombados individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – na cidade de Paranaguá / PR, EXCETO:

  • A.

    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas / Teatro da Ordem - Construída no século XVIII pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara. A torre, à esquerda, é construção posterior, datada de 1841.

  • B.

    Fonte Velha - Também chamada de “Fontinha” e “Fonte de Cima”, sua construção remota ao século XVII e até 1914 abasteceu a cidade com sua água, quando foi inaugurada a rede de água e esgoto.

  • C.

    Alfândega de Paranaguá - O prédio teve sua pedra fundamental lançada em 1903 e sua inauguração oficial foi em 1911. Desativada como Alfândega em 1975, atualmente retornou às funções originais aduaneiras.

  • D.

    Palácio São José (Prefeitura Municipal) - Antigo colégio dirigido por irmãs de caridade, instalou-se em Paranaguá no ano de 1903. Em 1978, o prédio foi adquirido pelo poder público e passou a ser sede da Prefeitura Municipal, inaugurado no dia do aniversário da cidade, 29 de julho de 1980.

O Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno objetiva o desenvolvimento de ações de integração dos Parques Nacionais com a cadeia produtiva do turismo do entorno dos mesmos, e a qualificação e estruturação desta para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística nos destinos priorizados. Considerando a descrição dos atores da cadeia produtiva do turismo no entorno de Parques Nacionais, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Atrativo Turístico Organizado - é o empreendimento ou estabelecimento destinado a prestar serviços de alojamento temporário, em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços de hospedagem, mediante instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

  • B.

    Condutor de Visitantes - é a pessoa capacitada para acompanhar visitantes dentro de áreas protegidas; chamado também de monitor local ou erroneamente por guia local; geralmente residente no local ou próximo do local visitado, pode participar de atividades de manejo, monitoramento e manutenção na Unidade de Conservação.

  • C.

    Operadores e Receptivos Turísticos - são empresas que tem por objeto social a prestação de serviços de transporte turístico de superfície, caracterizado pelo deslocamento de pessoas em veículos e embarcações por vias terrestres e aquáticas, compreendendo as seguintes modalidades: pacote de viagem, passeio local, traslado, especial.

  • D.

    Bares e Restaurantes - lugares que reúnem objetos e produtos de interesse para o turista, motivando deslocamentos para conhecê-los, ao mesmo tempo em que atendem expectativas e complementam as opções de atração do território.

Como instrumento base de planejamento e gestão da atividade turística, inventariar a oferta turística consiste em:

  • A.

    ampliar e atualizar a base de dados existente sobre o perfil da demanda turística e seu potencial ainda inexplorado, oferecendo informações que contribuam para o melhor conhecimento do mercado turístico brasileiro e também orientando os empresários a questões tão importantes quanto a melhoria dos seus produtos e serviços.

  • B.

    levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as instâncias de governança e a infraestrutura de apoio ao turismo existente no país, como instrumento-base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística.

  • C.

    dimensionar através do gasto médio diário individual, o fluxo, a permanência e a receita gerada pelo turismo e analisar o perfil dos turistas estrangeiros.

  • D.

    avaliar os serviços utilizados nos hotéis, restaurantes, pousadas, campings, albergues, agências de viagens e transportadoras turísticas; avaliar os atrativos naturais, culturais, de infraestrura urbana e turística.

O Caderno de Propostas Estratégicas de Organização Turística das Cidades-sede da Copa do Mundo – 2014, propõe que o Ministério do Turismo, em cooperação com estados, municípios e a iniciativa privada, trabalhará com os seguintes eixos de atuação:

I - Estruturação e preparação das cidades-sede, executando o aperfeiçoamento da infraestrutura básica necessária à atividade turística, como revitalização de áreas consideradas de alto potencial turístico, aperfeiçoamento da sinalização turística e viabilização do aproveitamento turístico do entorno.

II - Atratividade e satisfação do turista por meio da qualificação profissional de serviços como receptivos de aeroportos, estações, hotéis, funcionários de restaurantes, motoristas de táxi e outros serviços.

III - Promoção do país por meio do planejamento de marketing, gerando com isso o aumento da exposição internacional e nacional do destino Brasil.

IV - Crescimento sustentável de novos investimentos em diversas áreas, como a da atividade hoteleira, por meio da oferta de mecanismos de fomento.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

Em 2004 foi iniciada a elaboração do Plano Aquarela, cujos objetivos foram:

  • A.

    identificar e divulgar as linhas de financiamento existentes ou a capacidade de investimentos públicos e privados para o setor do turismo no Brasil.

  • B.

    levantar e sistematizar informações, estudos, projetos e inventários referentes à oferta e à demanda turística no Brasil.

  • C.

    impulsionar o turismo internacional no Brasil, incrementando o número de turistas estrangeiros no país e a consequente ampliação da entrada de divisas.

  • D.

    identificar e capacitar os atores que vão tomar parte no processo de regionalização, independentemente de mudanças políticas e governamentais.

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil propõe diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização. Conforme descrito no Módulo Operacional 7, os objetivos gerais da roteirização são:

  • A.

    estruturar, ordenar, qualificar e ampliar a oferta de roteiros turísticos de forma integrada e organizada.

  • B.

    organizar e coordenar os diversos atores para trabalhar com o foco centrado na região turística, de modo a considerar as especificidades de cada município.

  • C.

    realizar o planejamento, o acompanhamento, a monitoria e a avaliação das estratégias operacionais do Programa no âmbito regional.

  • D.

    avaliar e apoiar os projetos elaborados pelos diversos agentes do processo de consolidação da região turística, quando necessário.

No que se refere especificamente à promoção de eventos, é preciso atentar para as diferenças de abordagem que podem ser utilizadas em cada etapa: geração, captação, promoção e realização. A respeito das etapas da promoção de eventos, analise as afirmações a seguir:

I - Entende-se por geração a iniciativa para a realização de um evento de alguma organização, corporação (empresa), órgão governamental ou até pessoa física.

II - Entende-se por captação de um evento todas as atividades relacionadas à atração de um evento realizado de forma regular e habitualmente itinerante para uma localidade.

III - Durante a fase de promoção do evento, a informação e a divulgação dos serviços e atrativos da cidade são essenciais e menos onerosas. Recomenda-se o estímulo ao consumo de atividades e serviços turísticos que estejam ao alcance do participante e se enquadrem em sua disponibilidade de tempo.

IV - A realização tem como prioridade a sensibilização dos participantes potenciais, para motivar seu interesse e incentivar o prolongamento de sua estadia. Entre as estratégias para tal, está a oferta de pacotes turísticos no pré e pós-evento.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, III e IV.

Dada a importância do segmento na geração de benefícios para os destinos e comunidades, as diferentes esferas de governo podem contribuir para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos. São várias as formas possíveis de participação, EXCETO:

  • A.

    Investimento na promoção e no apoio à comercialização dos eventos e do destino, incentivando e viabilizando a participação do setor privado: produção de material promocional, feiras profissionais, viagens de familiarização, seminários de vendas, campanhas de publicidade e outros.

  • B.

    Desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de apoio ao turismo – transporte público, segurança, estradas e acessos, sinalização, comunicação e vários outros.

  • C.

    Direcionamento de recursos oriundos do setor público direcionados para o segmento, por meio de entidades representativas, tais como Convention Bureaux, e outras associações de classe.

  • D.

    Prestação remunerada de serviços que, por sua natureza e especialização técnica, destinam-se exclusivamente ou predominantemente à realização de eventos.

A Lei nº 11.771, de 17 de Setembro de 2008, dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, no desenvolvimento e no estímulo ao setor turístico. Para os fins desta Lei, considera-se turismo as atividades realizadas:

  • A.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, apenas com finalidade de lazer.

  • B.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, apenas com finalidade de lazer.

  • C.

    por pessoas jurídicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, com finalidade de lazer, negócios ou outras.

  • D.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras.

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