Lista completa de Questões de Turismo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O turismo sertanejo é uma forma de lazer fundamentada na paisagem natural, no patrimônio cultural e no desenvolvimento social das regiões interioranas do Brasil, com o objetivo de promover a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. Apesar do clima hostil, marcado por longos períodos de seca, a região dos Cariris Paraibanos poderá ser uma região turística singular no país. Com relação à elaboração e gestão de projetos de turismo voltados para essa região, julgue os itens de 51 a 55.
A partir de classificações realizadas pelo Ministério do Turismo, os projetos para um desenvolvimento regional como o turismo sertanejo está no segmento exótico, um misto de agroecoturismo, ao valorizar a identidade sertaneja e as condições ambientais regionais.
Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Alguns setores do turismo são dispensados do cumprimento de dispositivos da Constituição Federal relacionados à responsabilidade em erradicar a pobreza e a marginalização, e promover o bem-estar de todos sem preconceito de origem, sexo e idade, ou quaisquer outras formas de discriminação.
Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
Um dos indicadores que evidenciam a preocupação dos empresários com a qualidade dos serviços ofertados aos turistas é o número de horas investido em treinamento de seus funcionários, premissa básica para a redução de falhas nas empresas turísticas.
Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A dimensão social do turismo pode estar associada à permanência de recursos econômicos advindos das atividades turísticas aplicados nas regiões receptoras para a conservação dos recursos culturais e ambientais, e para a educação básica e profissional.
Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
A excelência no atendimento, além de caracterizar direito do turista-cidadão, constitui valor de vantagem competitiva para as organizações do setor, pois possibilita, em última instância, fidelizar e satisfazer seus clientes.
Para o ser humano, segundo Cruz (2003), o turismo está associado à qualidade de vida e à possibilidade de desenvolvimento de suas potencialidades culturais e profissionais. De acordo com esse autor, a qualidade no atendimento do turistacidadão representa a força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do turismo nas regiões receptoras. Portanto, a dimensão atendimento ao turista-cidadão — parte integrante da gestão pela responsabilidade social das atividades turísticas brasileiras — deve receber atenção especial por parte dos gestores — tanto no setor público quanto do setor privado — do sistema turístico brasileiro. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
O atual modelo de gestão praticado por todas as organizações do setor turístico — públicas e privadas — se baseia na fragmentação da força de trabalho, o que amplia a insatisfação do corpo técnico e reflete na baixa qualidade do atendimento ao turista-cidadão.
Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.
O Programa de Normatização do Turismo contempla o sistema de cadastro dos prestadores de serviços turísticos, como agências de turismo, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, parques temáticos, bacharéis e guias de turismo, e deve ser executado pelo Ministério do Turismo em parceria com órgãos oficiais de turismo em todas as unidades da Federação.
Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.
O Programa de Qualificação Profissional para o Turismo justifica que o estímulo à educação continuada e as ações para a formação profissional estão vinculadas exclusivamente aos programas do Ministério do Trabalho e Emprego.
Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.
O Macroprograma de Planejamento e Gestão identifica que todas as ações do Ministério do Turismo estabelecidas para infra-estrutura e qualificação profissional são integradas aos demais ministérios do governo federal.
Acerca da política pública do turismo expressa no Plano Nacional de Turismo 2007/2010, que se baseia na gestão descentralizada, estruturada por representantes do Ministério do Turismo, do Conselho Nacional de Turismo, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, julgue os itens que se seguem.
O território definido no Programa de Regionalização do Turismo constitui o espaço e lugar de interação do homem com o ambiente, as diversas maneiras de se organizar e se relacionar com a natureza, a cultura e os recursos disponíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...