Questões de Turismo

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O Plano Nacional de Turismo – PNT 2007/2010 – é um instrumento de planejamento e gestão que coloca o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda no país. As proposições do PNT 2007/2010 são organizadas em macroprogramas e programas. Sobre os macroprogramas e programas, analise as afirmações a seguir:

I - Os macroprogramas são desdobramentos temáticos agregados, escolhidos pelo seu potencial de contribuição para atingir os compromissos estabelecidos nas metas do PNT 2007/2010.

II - Os macroprogramas são constituídos por um conjunto de programas que organizam, por temas afins, as diversas atividades executivas da atuação ministerial e seus parceiros.

III - Os programas se desdobram em diversas ações, que traduzem o seu detalhamento em projetos e atividades que propiciarão a realização das metas.

IV - A avaliação de eficiência, eficácia e efetividade dos macroprogramas e programas deve estar desassociados das metas propostas no âmbito PNT 2007/2010.

O correto está somente em:

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

O processo de planejamento está relacionado á organização de futuros eventos para atingir objetivos específicos de antemão. Ainda que o planejamento, como conceito dinâmico, possa assumir uma série de formas, o estabelecimento de objetivos ou metas consiste em um dos estágios principais do processo de planejamento. Alguns dos objetivos principais comumente encontrados em planos de desenvolvimento de turismo são apresentados a seguir, EXCETO:

  • A.

    desenvolver um setor turístico que, em todos os aspectos e em todos os níveis, seja de alta qualidade, mesmo que não necessariamente de alto custo.

  • B.

    encorajar o uso do turismo, tanto para o intercambio cultural quanto para o econômico.

  • C.

    concentrar os benefícios econômicos do turismo, tanto dos diretos quanto dos indiretos, para os investidores externos, sem a preocupação de distribuí-los com a comunidade anfitriã.

  • D.

    Auxiliar regiões periféricas, aumentando os níveis de renda e emprego, diminuindo ou interrompendo a emigração.

O ambiente, seja ele natural ou construído, é o ingrediente artificial mais fundamental do produto turístico. Entretanto, assim que a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo. A deterioração física de ambientes naturais e artificiais pode ter consequências sérias, EXCETO:

  • A.

    as dunas por sobreuso podem ser danificadas e sofrer erosão.

  • B.

    a vegetação pode ser destruída por caminhadas.

  • C.

    lixo em locais impróprios pode danificar a qualidade estética do ambiente e prejudicar a fauna.

  • D.

    a criação de parques nacionais e parques com animais selvagens.

Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza o patrimônio natural e cultural. Sobre o tema, podemos afirmar que:

  • A.

    o ecoturismo não apresenta característica de sustentabilidade, pois o turismo atual constitui atividade que gera uma série de subprodutos a serem consumidos apenas do ponto de vista econômico.

  • B.

    o setor de ecoturismo se propõe a possibilitar o contato dos indivíduos com os espaços naturais de modo a garantir a estes últimos sustentabilidade econômica e ecológica.

  • C.

    a atividade de ecoturismo praticada em áreas naturais não pode contribuir para a conservação da área de destino e para manutenção dos valores da comunidade local.

  • D.

    a atividade turística utiliza o meio ambiente como atrativo principal. Contudo, a apropriação do meio ambiente pelo turismo não promove a degradação da área.

A gestão estratégica do marketing turístico promove transformações essenciais no desenvolvimento dos produtos nas regiões face ao poder criativo que exerce e ao fato de suas ações estarem direcionadas para a promoção do deslocamento das pessoas até os destinos turísticos. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:

  • A.

    O marketing não pode ser um indutor e direcionador da demanda turística, dessa forma, é somente uma ferramenta promoção mas não causa a melhoria das relações do turismo na região.

  • B.

    O marketing é apenas a soma de ações promocionais para gerar demanda, portanto, os gestores não devem fazer uso das ferramentas de marketing para gerir destinos de forma responsável.

  • C.

    O marketing turístico deve ter como estratégia básica conhecer bem os seus clientes reais e potenciais para, a partir desse conhecimento, desenvolver produtos que venham a satisfazer apenas os desejos e necessidades dos visitantes.

  • D.

    Pensar o marketing para um espaço turístico pressupõe a compreensão da atividade de turismo, com o intuito de pensar em como planejá-la e geri-la, analisando e mensurando a atividade.

O período carnavalesco é um dos que mais movimentam a economia de cidades turísticas. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, foi registrada a injeção de R$ 9,8 milhões na economia local no ano de 2012. Considerando a geração de impactos econômicos através dos gastos com turismo, a avaliação completa do impacto deve levar em conta:

  • A.

    efeitos econômicos diretos, indiretos e induzidos, pois a despesa turística tem um efeito cascata em toda a economia receptora.

  • B.

    somente efeitos indiretos, tendo em vista que os estabelecimentos que recebem diretamente os gastos dos turistas também precisam adquirir mercadorias e serviços de outros setores da economia local.

  • C.

    somente efeitos diretos, que representa o valor das despesas turísticas menos o valor das importações necessárias para abastecer esses serviços e mercadorias.

  • D.

    somente efeitos induzidos, pois durante as rodadas diretas e indiretas de despesas, a renda caberá a residentes locais, na forma de ganhos, salários, distribuição de lucros, aluguéis e juros.

A Lei n.º 8.623/93, de 28 de janeiro de 1993, valida o exercício da profissão de Guia de Turismo. Para os efeitos desta lei, é considerado Guia de Turismo o profissional que, devidamente cadastrado no Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, que:

  • A.

    coordena e orienta trabalhos de seleção e classificação de locais e áreas de interesse turístico, visando ao adequado aproveitamento dos recursos naturais e culturais, de acordo com sua natureza geográfica, histórica, artística e cultural, bem como realiza estudos de viabilidade econômica ou técnica.

  • B.

    emita laudos e pareceres técnicos referentes à capacitação ou não de locais e estabelecimentos voltados ao atendimento do turismo receptivo, conforme normas estabelecidas pelos órgãos competentes.

  • C.

    diagnostica as potencialidades e as deficiências para o desenvolvimento do turismo nos municípios, regiões e Estados da Federação.

  • D.

    exerça atividades de acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Desde janeiro de 2003, com a instituição do Ministério do Turismo, a atuação da Embratur concentra-se:

  • A.

    no desenvolvimento do turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas, proporcionando a inclusão social.

  • B.

    na promoção, no marketing e no apoio à comercialização dos produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior.

  • C.

    no fomento da atividade turística ao desenvolver projetos de infraestrutura básica, viabilizando condições para a geração de emprego, renda e desenvolvimento em todo o país.

  • D.

    na promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos de micro e pequeno porte.

Tráfego é:

  • A.

    Enquadramento, iluminação (efeitos).

  • B.

    Cartão postal, folder, catálogo.

  • C.

    Vídeos institucionais, promoção de vendas.

  • D.

    Coordena e controla o fluxo der serviços dentro de uma agência (empresa) e dos prazos.

Relações Públicas:

  • A.

    Propaganda, sobrevivência de veículos de comunicação.

  • B.

    Imagem institucional de pessoal, etapas, divulgação, vendas e pós- vendas.

  • C.

    Qualidades, preço, produtos.

  • D.

    Constituem o objeto geral da profissão liberal de assalariada de relações públicas.

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